Unidade Curricular: | Código: | ||
Estágio e Projecto Final II | 145EPF2 | ||
Ano: | Nível: | Curso: | Créditos: |
5 | Ciclo Integrado | Arquitectura e Urbanismo | 10 ects |
Período Lectivo: | Língua de Instrução: | Nº Horas: | |
Segundo Semestre | Português/Inglês | 130 | |
Objectivos de Aprendizagem: | |||
O aluno deverá desenvolver um projecto de arquitectura completo, integrando as suas dimensões técnica, urbana, funcional e estética. A partir de um programa de um equipamento público de média dimensão e num contexto urbano de transição o estudo a elaborar deverá atingir um grau de desenvolvimento adequado a um Projecto Base, complementado com elementos explicitadores dos sistemas construtivos adotados. As peças escritas deverão explicitar as principais opções projectuais e discutir a sua acutilância. O projecto a apresentar no final do semestre deverá reflectir os conhecimentos e competências práticas acumuladas ao longo do semestre, nomeadamente no que respeita à capacidade do aluno de o usar como ferramenta de investigação ao longo do processo, de o concretizar nas suas diversas vertentes de um modo mais autónomo, bem como de o explicar e argumentar, de modo fundamentado, a partir de uma reflexão crítica pessoal sobre o processo desenvolvido. | |||
Conteúdos Programáticos: | |||
Programa, metodologia e recolha de informação. Elementos conformadores: topografia, vias, percursos (acessibilidades). Programa e distribuição funcional. Dimensão (física) da área de intervenção e dimensões do espaço programático com respetiva organização dos níveis de desenvolvimento do projeto. Orientação e clima; Legislação e Regulamentos Forma/volume e a envolvente. Espaço exterior e o desenho urbano: Confronto interior-exterior Ideia conceptual: forma/volume. Acessibilidades e design inclusivo. Composição formal e linguagem arquitetónica. Modelos compositivos e referências arquitetónicas na articulação dos conceitos e do discurso de fundamentação teórica Linhas de referência, eixos, enfiamentos visuais e pontos de tensão. Topologia e características do terreno. Morfologia arquitetónica Bioclimática Aproveitamento da irradiação solar. Plantas funcionais. Expressão e Construção. Elementos instrutórios de um processo de licenciamento; Comunicação do Projeto | |||
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular: | |||
O semestre é iniciado com uma investigação aprofundada do local de intervenção do projecto, quer do seu ponto de vista físico quer do seu contexto social e cultural permitindo ao aluno informar a sua proposta bem como fundamentar teoricamente as opções adoptadas. Partindo de uma análise à escala do território até à escala do detalhe construtivo, o aluno percorre durante o processo do desenvolvimento do projecto todas as diferentes fases/escalas associadas a este tipo de intervenção, cruzando no caminho com uma selecção de aspectos teóricos, técnicos, compositivos e documentais considerados preponderantes à futura prática dos actos próprios da profissão. Os temas conceptuais, compositivos e construtivos seguem uma cronologia de abordagem que visa permitir ao aluno adquirir uma perspetiva integrada do projecto bem como de concretizar uma sintetize do processo de aprendizagem e de aquisição de competências iniciado nos primeiros anos do curso. | |||
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída): | |||
As "aulas práticas laboratoriais", onde se efectuarão e criticarão individualmente os trabalhos, serão complementadas, em momentos oportunos, por sessões de debate/crítica colectiva para sua comparação e eventual redireccionamento. Paralelamente realizar-se-ão "aulas teóricas" onde a informação fornecida procurará garantir o indispensável alargamento crítico e fundamentação do desenho produzido. Os conhecimentos e competências adquiridas pelo aluno serão sintetizados na exposição gráfica, escrita e oral do projecto bem como na apresentação/debate. O método de avaliação da unidade curricular baseia-se no modelo de avaliação contínua e compreende duas componentes: a componente prática e a componente teórica. A participação dos alunos nas horas de contacto de ensino é, por norma, obrigatória. No que concerne às horas de ensino presencial em sala de aula, a percentagem mínima de frequência está estipulado no Regulamento Pedagógico. Não está prevista nenhuma avaliação de recurso para a comp | |||
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular: | |||
A componente prática desta unidade curricular é centrada fundamentalmente no processo de elaboração de um «projecto», devidamente informado/legitimado segundo uma perspectiva transdisciplinar do conhecimento. A avaliação do «projecto» é assim, a avaliação do «processo», pelo que a investigação/trabalho do aluno, dentro e fora da sala de aula é, como um todo, indissociável das competências adquiridas pelo aluno e, consequentemente, determinante da qualidade da sua prática profissional futura. Sublinham-se algumas premissas subjacentes às metodologias de ensino adoptadas: reforço do papel de orientação do docente no período de estudo e investigação individual efectuado fora das horas de contacto; os trabalhos práticos devem simular a complexidade de um processo arquitectónico corrente, operando sobre premissas programáticas e funcionais reais bem com sobre um “Lugar” concreto. O contacto directo com o local de intervenção bem como com a população local e os diferentes interlocutores sociais e políticos é uma prioridade a salvaguardar. Os resultados da investigação devem ser apresentados e discutidos com esses intervenientes no processo do desenvolvimento do projecto. A colaboração e troca de experiências sobre as temáticas abordadas nesta unidade curricular com alunos de outros cursos leccionados na Universidade (maioritariamente no mesmo edifício) são incentivadas e valorizadas. O processo de definição dos conteúdos teóricos desta unidade curricular, bem como as metodologias de ensino adoptadas, tiveram em consideração a sua aplicabilidade no exercício prático da profissão de arquitecto – conhecimento útil – bem como a sua relação/coerência com os restantes conteúdos programáticos previstos na “estória” do plano curricular do curso. Assim, esta metodologia de ensino adoptada, num contexto de turmas compactas e de grande proximidade docente/discente permite aos alunos uma aquisição continuada de conhecimentos e competências enquadráveis no âmbito dos objectivos de aprendizagem desta unidade curricular. Os momentos de reflexão e debate sobre o processo do projecto visam fomentar práticas de investigação pelo projecto bem de dotar o aluno de uma maior desenvoltura na explicação, argumentação e reflexão critica sobre o seu e sobre os outros projectos. | |||
Bibliografia: | |||
[1] BORASI, Giovana, Ed. (2015). The Other Architect : another way of building architecture. Québec : Canadian Centre for Architecture ; Leipzig : Spector Books. Ref. UFP:BFP 72/OTH/96560 [2] B. KRÜGER, M. J. T. (1986). Teorias e analogias em arquitectura. São Paulo : Projeto. BFP 72.01/KRU/625 [3] C. LEACH, Neil. (2005). A anestética da arquitectura. Lisboa : Antógona. Ref. UFP: BFP 72.01/LEA/42255 [4] D. MONTANER, J. M. (2009). Sistemas arquitetônicos contemporâneos. Barcelona : Gustavo Gili; Ref. UFP: BM 72.038/MON/75773 [5] F. WASSERMAN, Barry ; SULLIVAN, Patrick ; PALERMO, Gregory.(2000). Ethics and the practice of architecture. New York : John Wiley & Sons, 2000. Ref. UFP: BFP 174/WAS/18468 [6] GUTIÉRREZ, Rosa Urbano, PLAZA HIDALGO, Laura de la (2019). Elements of Sustainable Architecture. Routledge.ISBN 9780815367833 |