Unidade Curricular:Código:
Seminário I145SEM1
Ano:Nível:Curso:Créditos:
4Ciclo IntegradoArquitectura e Urbanismo6 ects
Período Lectivo:Língua de Instrução:Nº Horas:
Segundo SemestrePortuguês/Inglês78
Objectivos de Aprendizagem:
Pretende-se que o aluno tome consciência da multiplicidade de abordagens possíveis e adquira a capacidade de definir em cada circunstância o tema e método de abordagem mais acutilante. Será avaliada a capacidade de procurar e desenvolver uma investigação, selecionando o tema, definindo o método, organizando e gerindo a sua calendarização, escolhendo e desenvolvendo os meios de apresentação mais convenientes para os resultados obtidos e o rigor científico.
Conteúdos Programáticos:
1. As transformações do território - da cidade ao urbano.
2. Morfologia urbana em diferentes contextos territoriais
3. Cidade e arquitectura.
4. Os tempos da cidade.
5. A(s) cidade(s) na Cidade.
6. A forma do plano na forma da Cidade.
7. Morfologias territoriais: análise morfológica e da sua aplicabilidade na orientação de novas hipóteses de transformação para a cidade contemporânea e futura.
8. As transformações do espaço urbano: estrutura e fragmentos.
9. Protagonismo do vazio: a urbanidade do território.
10. Reabilitação e sustentabilidade do património construído.
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular:
O seminário I tem como objetivo explorar diferentes perspetivas para o Espaço Arquitetural. A intenção é aumentar a capacidade dos alunos para questionar espaços arquitetónicos, apelando para seus conhecimentos e habilidades adquiridas durante a experiência acadêmica anterior. Será apresentado e discutido um amplo conjunto de questões sobre o Espaço Arquitetónico e Urbano: As transformações do território - da cidade ao urbano; Morfologia urbana em diferentes contextos territoriais; Cidade e arquitetura; Os tempos da cidade; A(s) cidade(s) na Cidade. A forma do plano na forma da Cidade; Morfologias territoriais: análise morfológica e da sua aplicabilidade na orientação de novas hipóteses de transformação para a cidade contemporânea e futura; As transformações do espaço urbano: estrutura e fragmentos; Protagonismo do vazio: a urbanidade do território; Reabilitação e sustentabilidade do património construído.
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída):
A metodologia da presente UC está em estreita relação com os capítulos programáticos: apoia-se na leitura e discussão intra-turma de um conjunto de temas previamente disponibilizados ao aluno; organiza-se em aulas expositivas/descritivas mais formais; estrutura-se em torno de um trabalho teórico e do seu acompanhamento tutorial individualizado em sala de aula.
O método de avaliação divide-se em duas componentes: a avaliação contínua e a componente teórica. A componente teórica assenta fundamentalmente na resposta a um trabalho escrito de avaliação individual. A componente teórica assenta na realização de um trabalho de carácter essencialmente teórico/prático, cujo desenvolvimento e fundamentação supõe investigação e suporte teórico específicos.
A nota apurada resulta da classificação atribuída a estes vários momentos de avaliação que serão contabilizados em percentagens distintas.
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular:
Seminário I visa analisar modos de observar o espaço arquitetónico. Pretende-se exercitar a capacidade dos discentes de questionar o objeto e espaços arquitetónicos, apelando aos conhecimentos e capacidades adquiridas na experiência académica anterior. Para tal irão sendo apresentados um conjunto vasto de temas e questões que ao longo dos tempos têm acompanhado a reflexão e procura de conhecimento do espaço arquitetónico e urbano. Paralelamente será solicitado aos alunos que elejam um tema que entendam mais relevante na estruturação do trabalho teórico que irão desenvolver.
Bibliografia:
[1] Domingues, A. (2006). "Contexto Social e Política Urbana". In Domingues, A. (coord.). Cidade e Democracia. 30 anos de Transformação Urbana em Portugal. Lisboa. Argumentum Edições.
[2] Portas, Nuno; Domingues, Álvaro; Cabral, João (2004) Políticas Urbanas: Tendências, Estratégias e Oportunidades. Lisboa: FCG
[3]   Morales, Ignasi de Solà (2002). Territórios. Barcelona: Gustavo Gili
[4] Ascher, F. (2010). Novos princípios do urbanismo seguido de novos compromissos urbanos: um léxico. Lisboa. Livros Horizonte.
[5] Ascher, F. (1996). Metapolis: acerca do futuro da cidade. Oeiras. Celta.
[6] Portas, Nuno (2007).  A Cidade como Arquitectura. Lisboa: Horizonte
[7] Portas, Nuno (2005). Os tempos das formas: a cidade feita e refeita. Guimarães: DAAUM
[8] Martín Ramos, Angel (2004). Lo Urbano, en 20 autores contemporâneos. Barcelona: UPC, ETSAB.
Docente (* Responsável):
José Fernandes (jfernandes@ufp.edu.pt)