Unidade Curricular:Código:
Sistemas de Construção em Arquitectura II270SCA2
Ano:Nível:Curso:Créditos:
2Ciclo IntegradoArquitectura e Urbanismo4 ects
Período Lectivo:Língua de Instrução:Nº Horas:
Segundo SemestrePortuguês/Inglês52
Objectivos de Aprendizagem:
ESTUDO E ANÁLISE DE SISTEMAS CONSTRUTIVOS QUE VISAM DOTAR O ALUNO DOS CONHECIMENTOS NECESSÁRIOS À COMPREENSÃO DA DIMENSÃO MATERIAL, FUNCIONAL E ORGÂNICA DE UM EDIFÍCIO;
ENSAIAR, EM FORMA DE PROJECTO, VÁRIAS SITUAÇÕES CONSTRUTIVAS, TESTANDO SOLUÇÕES, SISTEMAS E MODELOS DE REFERÊNCIA. ASSIM, PARTINDO DA INFORMAÇÃO FORNECIDA, DA BIBLIOGRAFIA E DA INVESTIGAÇÃO EFECTUADA, O ALUNO DEVE DETALHAR E PORMENORIZAR UM EDIFÍCIO ATÉ À ESCALA REAL;
ESTUDAR E ENSAIAR SOLUÇÕES CONSTRUTIVAS INTEGRADAS, INCLUINDO SISTEMAS ESTRUTURAIS, INFRAESTRUTURAIS E OPÇÕES ARQUITECTÓNICAS PARA A COMPLETA CONSTRUÇÃO DE
Conteúdos Programáticos:
1. A CONSTRUÇÃO ATÉ AO INÍCIO DO SÉC. XX
1.1 - Introdução à arquitectura vernacular
1.2 - Materiais e técnicas tradicionais de construção
2. SISTEMAS DE DETALHE E CONCEPÇÃO DE ELEMENTOS CONSTRUTIVOS
2.1 – Fundações
2.2 - Paredes exteriores
2.3 - Divisões interiores
2.4 - Vãos exteriores (janelas e portas)
2.5 - Vãos interiores (portas)
2.6 - Lajes
2.7 - Escadas
2.8 – Coberturas
3. ANÁLISE DE SISTEMAS ESTRUTURAIS INTEGRADOS
3.1 - Construção em betão
3.2 - Construção em madeira
3.3 - Construção em tijolo
3.4 - Construção em ferro
3.5 - Construção em vidro
4. DETALHE E PORMENORIZAÇÃO
4.1 - Elaboração de um conjunto sistematizado de detalhes arquitectónicos
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular:
O conteúdo programático visa introduzir o aluno nas matérias do projeto de execução despertando para a necessidade duma racionalização que confira consistência entre ideia e proposta, fundada na lógica e rigor e na persecução dos objetivos enunciados.
A coerência está fundada na matriz organizativa do conjunto dos exercícios práticos de projeto que transferem para o aluno os conteudos do programa por via da sua manipulação em sede dos exercícios referidos.
EP1_Projecto de execução - fase 1
EP2_Projecto de execução - fase 2
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída):
As “aulas práticas”, deverão ser baseadas no encaminhamento do aluno, para que este atinja os objectivos desta unidade curricular. O aluno deverá ir expondo o seguimento dos seus trabalhos para que surjam momentos de crítica, diálogo e reflexão colectiva.
As aulas teóricas deverão apoiar e fundamentar as aulas práticas através da exposição breve dos assuntos a serem desenvolvidos durante as aulas para que a participação do aluno, nas mesmas, seja garantida. Os conhecimentos e competências adquiridas pelo aluno serão sintetizadas na exposição gráfica, escrita e oral, bem como na apresentação/debate relativa a quatro momentos de avaliação em datas a agendar.
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular:
As capacidades cognitivas e motivacionais são fatores determinantes na realização e alcance dos objetivos curriculares assim como os processos metacognitivos que coordenam as capacidades cognitivas, pelo que um dos princípios basilares da disciplina de Sistemas de Construção em arquitectura II é o de que o processo fundado na autocrítica e na prática é o meio através do qual se chega ao projeto de construção/execução.
Bibliografia:
[1] MITTAG, M. (1978), PRATIQUE DE LA CONSTRUCTION DES BÂTIMENTS, PARIS, ED. EYROLLES
[2] SCHMIT, H. (1997), TRATADO DE CONSTRUCCIÓN, BARCELONA, EDITORIAL GUSTAVO GILI
[3] ALLEN, E. (1997), COMO FUNCIONA UN EDIFICIO, BARCELONA, EDITORIAL GUSTAVO GILI
[4] MASCARENHAS, J. (2011), SISTEMAS DE CONSTRUÇÃO I; II; III; IV; V; VI; VII; VIII; XIX; X, COLEÇÃO TÉCNICAS DE CONSTRUÇÃO, LIVRO HORIZONTE
Docente (* Responsável):
Frederico Ferreira (ffer@ufp.edu.pt)
Miguel Correia (mcorreia@ufp.edu.pt)