Unidade Curricular:Código:
Sistemas de Construção em Arquitectura I270SCA1
Ano:Nível:Curso:Créditos:
2Ciclo IntegradoArquitectura e Urbanismo4 ects
Período Lectivo:Língua de Instrução:Nº Horas:
Primeiro SemestrePortuguês/Inglês52
Objectivos de Aprendizagem:
A disciplina de MTR envolve não só o conhecimento genérico dos mais usuais materiais a utilizar na construção nova e na reabilitação, como também a sua seleção, emprego e correta aplicação, incluindo os métodos e técnicas utilizadas.
Assim, estabelece-se o nível necessário para que o aluno melhor compreenda matérias que serão ministradas noutras disciplinas do seu curso e, sobretudo, angarie os conhecimentos sobre a extensa temática que engloba o estudo dos materiais de construção e técnicas de reabilitação, adquirindo as competências basilares quanto ao conhecimento da sua essência e comportamento, conseguindo ser capaz de, nomeadamente :
- Identificar um conjunto alargado de materiais de aplicação mais corrente na construção civil;
- Determinar as propriedades, características e comportamento dos vários materiais de construção, na vertente da sua natureza e qualidade, bem como o respetivo processo de fabrico;
- Selecionar os materiais de construção mais adequados.
Conteúdos Programáticos:
Parte 1.Cantarias; alvenarias; Rochas artificiais; Produtos cerâmicos; Impermeabilizações; Isolamentos; Revestimentos de fachada; Revestimentos de pavimentos; Revestimentos de paredes e tectos; Madeiras; Derivados de madeira; Carpintarias; Portas e janelas em PVC; Vidros; Serralharias; Funilarias; Coberturas; Tintas, vernizes e ceras
Parte 2. Sistema Construtivo de Edifícios Antigos;Caracterização Construtiva de Edifícios Antigos; Alvenarias de Granito; Madeiras; Técnicas de Inspeção e Diagnóstico; Intervenção em edifícios antigos em alvenaria de pedra; Soluções estruturais; Casos Práticos
Trabalho laboratorial de reabilitação com reforço estrutural.
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular:
Os conteúdos programáticos foram criteriosamente escolhidos, em temas e em profundidade, e são lecionados de forma a possibilitar uma aprendizagem contínua e gradual dos conhecimentos a adquirir na Unidade Curricular (UC), no sentido de que o estudante atinja os objetivos propostos e ganhe as competências médias pretendidas.
Os temas selecionados cumprem os objetivos de ensino e aprendizagem anunciados.
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída):
A metodologia de ensino baseia-se em 3 partes distintas :
1. Parte teórica composta pelos conteúdos programáticos atrás citados, com elaboração de uma frequência de avaliação (40%)
2. Parte teórica composta por matérias relacionadas com as técnicas de reabilitação, com elaboração de uma frequência de avaliação (40%)
3. Parte prática, laboratorial, com a elaboração de trabalhos práticos, fichas de aula com resultados obtidos por aplicação de protocolo e relatório final com análise de resultados (20%)
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular:
A metodologia proposta foi criteriosamente escolhidas com base na experiência de vários anos, e procuram possibilitar uma aprendizagem contínua e gradual dos conhecimentos a adquirir na Unidade Curricular (UC), no sentido de se atingirem os objetivos propostos. O estímulo a um estudo não presencial por parte do estudante, leva o estudante aos níveis de conhecimento e treino pretendidos. A Bibliografia indicada contribui ainda para um acesso facilitado aos conteúdos programáticos pelo estudante.
Bibliografia:
[1] Guerra, João e outros (2006); Sebentas de Materiais de Construção I, Universidade Fernando Pessoa (disponível: http://www2.ufp.pt/~jguerra/);
[2] SCHMIT, H. (1997); Tratado de Construcción, Barcelona, Editorial Gustavo Gili;
[3] ALLEN, Edward (1997); Como Funciona un Edificio, Barcelona, Editorial Gustavo Gili;
[4] Regulamentação europeia e internacional (EN, DTU - Détermination Técnique Unique, DIN, BS, ANSI).
[5] Especificações Técnicas e Normas de Ensaio, LNEC;
[6] Dossier de Prática Laboratorial de Materiais e Técnicas de Reabilitação, Universidade Fernando Pessoa, Leonel Ramos, 2014
Parte2
[1] APPLETON, J. Augusto – Reabilitação de edifícios antigos - Patologias e Tecnologias de Intervenção, Amadora, Edições ORION, 2003.
[2] CÓIAS, V. – Reabilitação Estrutural de Edifícios Antigos, Lisboa, Argumentum, 2007.
[3] FREITAS, V. – Manual de Apoio ao Projecto de Reabilitação de Edifícios Antigos, Porto, OERN, 2012.
Docente (* Responsável):
Áureo Gonçalves (aureo@ufp.edu.pt)
Celeste Almeida (celestea@ufp.edu.pt)
Leonel Ramos (leonel@ufp.edu.pt)