Unidade Curricular:Código:
Responsabilidade Social e Ética de Gestão145RSEG
Ano:Nível:Curso:Créditos:
2Ciclo IntegradoArquitectura e Urbanismo4 ects
Período Lectivo:Língua de Instrução:Nº Horas:
Segundo SemestrePortuguês/Inglês52
Objectivos de Aprendizagem:
Reconhecer a importância da sustentabilidade em contexto organizacional; reconhecer o papel da responsabilidade social e da Ética em Gestão na promoção da sustentabilidade organizacional; identificar os principais instrumentos de responsabilidade social empresarial e os principais valores norteadores de práticas éticas em contexto empresarial; conhecer os princípios da sua aplicação.
Conteúdos Programáticos:
1. Sustentabilidade em contexto organizacional
2. Responsabilidade Social em contexto empresarial – definição e evolução histórica
3. Ética na Gestão – princípios e valores
4. Envolvimento com as Partes Interessadas.
5. Instrumentos de Responsabilidade Social Empresarial
6. Casos de estudo
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular:
Os conteúdos programáticos abordados permitem a aquisição de conhecimentos relativos aos conceitos de Sustentabilidade, Responsabilidade Social e de Ética aplicados ao nível de uma organização/empresa, bem como o contacto com os instrumentos de RSE mais frequentemente aplicados na prática.
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída):
A metodologia de ensino incluirá exposição teórica, pesquisa, leitura e discussão de bibliografia específica, bem como debates temáticos e reflexões críticas.
A avaliação desta unidade curricular realiza-se de forma contínua durante as aulas teórico-práticas, através da realização de trabalhos de grupo e de um teste individual.
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular:
Social, Ética e Cidadania Corporativa, bem como a forma como estes conceitos surgiram e evoluíram no tempo até aos dias de hoje. No capítulo sobre Sustentabilidade estudam-se as dimensões da Sustentabilidade e a sua importância em contexto organizacional. A componente de Responsabilidade Social empresarial (RSE) explora as motivações e as dificuldades da aplicação prática da RSE, bem como os instrumentos de que as empresas dispõem para a sua implementação. Serão frequentemente analisados casos de sucesso relativos a práticas de RSE, com o objetivo de demonstrar a viabilidade e o interesse prático de promover a RSE.
Bibliografia:
1. Comissão das Comunidades Europeias (2002). Corporate Social Responsibility - A Business Contribution to Sustainable Development.
2. Comissão das Comunidades Europeias (2011). A renewed EU strategy 2011-14 for Corporate Social Responsibility.
3. Rego, A., Cunha, M.F.; Costa, N.G. et al. (2006). Gestão ética e socialmente responsável: teoria e prática. Lisboa: Editora RH.
4. Santos, M.J.N. (coord.) (2005). Desenvolvimento Sustentável e Responsabilidade Empresarial. Celta Editora: Oeiras.