Unidade Curricular:Código:
Planeamento Urbano e Equipamentos270PUE
Ano:Nível:Curso:Créditos:
3Ciclo IntegradoArquitectura e Urbanismo5 ects
Período Lectivo:Língua de Instrução:Nº Horas:
Português/Inglês65
Objectivos de Aprendizagem:
Esta disciplina insere-se no curso de Arquitectura e procura familiarizar os futuros profissionais com as ferramentas necessárias para a realização de trabalhos na área. Importa sublinhar que os objectivos da disciplina se articulam directamente com os da disciplina de Planeamento do Território. Procura-se proporcionar um conjunto de conhecimentos estruturados àcerca das condições de funcionamento e organização espacial dos territórios, particularmente os urbanos. Desde modo, os alunos devem compreender os mecanismos que regulam as lógicas de localização e de articulação das várias actividades
Conteúdos Programáticos:
Política de gestão de solos municipal. Planos municipais de ordenamento do território. A rigidez dos planos. Solos urbanos. O Sector Habitacional: A estrutura do parque habitacional, Agentes e instrumentos da política habitacional, Formas de provisão de habitação. Planeamento de Equipamentos e Infraestruturas. Intervenções espaciais e ambiente urbano: Operações de regeneração urbana de centros históricos. Estruturação urbana e equipamentos; Dinâmicas de estruturação urbana; A base económica urbana e as interacções; A competição espacial entre usos do solo urbano; Caracterização de uma estrutura industrial e sua dinâmica - O caso da Área Metropolitana do Porto; Desenvolvimento sustentável. Planeamento de Equipamentos e Infra-estruturas; Tipos de equipamentos e infra-estruturas; Tipos de planeamento; A procura de equipamentos e de infra-estruturas; A disponibilidade de equipamentos e infra-estruturas.
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular:
Os conteúdos programáticos apresentados cobrem as áreas de conhecimento essenciais e coerentes para o atingir dos objectivos formulados, dado que os tópicos incluídos no programa como o ordenamento do território, a política de gestão de solos nacional e o processo de crescimento e desenvolvimento urbano, abarcam os principais aspectos do estudo, o que habilita o aluno a produzir um diagnóstico territorial abrangendo as suas principais componentes, assim como encontrar um conjunto de medidas, estratégias e políticas que permitam melhorar a qualidade de um determinado território.
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída):
A UC é leccionada com aulas teóricas de exposição das matérias enunciadas, com o recurso a elementos de observação e/ou de apoio experimental – aulas teórico-práticas dedicadas à resolução de situações concretas.
O processo de avaliação compreenderá uma avaliação periódica baseada nos seguintes elementos:
A. Classificação obtida através do trabalho Prático.
B. Classificação obtida através do trabalho Teórico-Prático.
A classificação final do aluno será calculada através da equação:
Classificação final = 0,6*(A) + 0,4*(B)
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular:
As metodologias propostas estão em coerência com os objectivos formulados para a unidade curricular dado que apostam no desenvolvimento do estudo orientado, procurando estabelecer um paralelismo entre a teoria e a prática aplicada a problemas reais que habilite o aluno a aplicar as ferramentas necessárias para a realização de trabalhos de consultadoria na área do ordenamento e planeamento do território e da gestão de solos e dos seus usos.
Bibliografia:
Branco-Teixeira, M. (2007). A Integração das Infraestruturas no Planeamento do Território: o Papel das TIC na Cultura do Planeador. Tese de Doutoramento, FEUP.
Direção-Geral do Território (2018). Programa Nacional da Política de Ordenamento do Território (PNPOT)/Alteração – Uma Agenda para o Território. Programa de Ação.
DGOTDU (2002). Normas para a Programação e Caracterização de Equipamentos Colectivos. ISBN 972-8569-26-2.
DGOTDU (2011). Acessibilidade, Mobilidade e Logística Urbana. ISBN 978-972-8569-50-1.
European Union (2019). The Future of Cities - Opportunities, Challenges and the Way Forward. Joint Research Centre. ISBN 978-92-76-03847-4. doi:10.2760/375209.
IHRU (2015). Estratégia Nacional para a Habitação - Desafios e Mudanças.