Unidade Curricular:Código:
Projecto V270PJ05
Ano:Nível:Curso:Créditos:
3Ciclo IntegradoArquitectura e Urbanismo10 ects
Período Lectivo:Língua de Instrução:Nº Horas:
Primeiro SemestrePortuguês/Inglês130
Objectivos de Aprendizagem:
Sob o tema "Do território ao objecto arquitetônico", os estudos a realizar nesta UC basear-se-ão numa investigação a efetuar a diferentes escalas sobre um tema único - EQUIPAMENTO - situando o programa da intervenção arquitetônica a realizar num contexto urbano real que permita evidenciar e relacionar os vários estímulos e condicionantes que caracterizam qualquer processo projetual. No final do semestre o aluno deverá ser capaz de produzir um diagnóstico das principais condicionantes e potencialidades relativas a uma determinada área urbana; Elaborar uma proposta de transformação dessa realidade urbana pré-existente devidamente fundamentada nos resultados obtidos a partir da investigação desenvolvida durante o semestre bem como nos conhecimentos e competências práticas acumuladas ao longo dos semestres anteriores; Evidenciar o controlo dos aspectos formais/linguísticos do projeto. Compreender o papel/responsabilidade da profissão de arquitecto na sociedade.
Conteúdos Programáticos:
1.Introdução ao “Lugar”
1.1. O Sítio; A Cidade; A Envolvente; O Lote
1.2. O Contexto Social e Cultural
1.3. Os agentes, as instituições e os seus papéis
2. A Arquitectura da Cidade
2.1. Reestruturação Urbana
2.2. Inserção Urbanística
2.3. Morfologia Urbana
3. Do Conceito à Organização da forma
3.1. Projecto e Lugar
3.2. Projecto e História
3.3. Tipologia Arquitectónica
4. Projecto de um equipamento urbano
4.1. Implantação
4.2. Projecto, Linguagem e Construção
4.3. Programa, sítio e intenções
4.4. Espaço Público e Privado
4.5. Espaço Livre/Espaço Construído
4.6. Detalhes construtivos
5. Orientação e Clima
5.1. Estudo das Condicionantes Ambientais
5.2. Técnicas de construção bioclimática
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular:
O semestre é iniciado com uma investigação aprofundada do local de intervenção do projecto, quer do seu ponto de vista físico quer do seu contexto social e cultural permitindo ao aluno informar a sua proposta bem como fundamentar teoricamente as opções adoptadas. Partindo de uma análise à escala do território até à escala do detalhe construtivo, o aluno percorre durante o processo do desenvolvimento do projecto todas as diferentes fases/escalas associadas a este tipo de intervenção, cruzando no caminho com uma selecção de aspectos teóricos, técnicos, compositivos e documentais considerados preponderantes à futura prática dos actos próprios da profissão. A integração no processo de aprendizagem e de aquisição de competências dos principais desafios que hoje são colocados à prática da arquitectura incluem a integração no processo criativo de novas respostas técnicas e metodológicas que visem a optimização energética dos edifícios e uma maior consciência ecológica do meio urbano.
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída):
As "aulas práticas laboratoriais", onde se efectuarão e criticarão individualmente os trabalhos, serão complementadas, em momentos oportunos, por sessões de debate/crítica colectiva para sua comparação e eventual redireccionamento. Paralelamente realizar-se-ão "aulas teóricas" onde a informação fornecida procurará garantir o indispensável alargamento crítico e fundamentação do desenho produzido. Os conhecimentos e competências adquiridas pelo aluno serão sintetizados na exposição gráfica, escrita e oral do projecto bem como na apresentação/debate. O método de avaliação da unidade curricular baseia-se no modelo de avaliação contínua e compreende duas componentes: a componente prática e a componente teórica. A participação dos alunos nas horas de contacto de ensino é, por norma, obrigatória. No que concerne às horas de ensino presencial em sala de aula, a percentagem mínima de frequência está estipulado no Regulamento Pedagógico. Não existe nenhuma avaliação de recurso para a UC.
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular:
A componente prática desta unidade curricular é centrada fundamentalmente no processo de elaboração de um «projecto», devidamente informado/legitimado segundo uma perspectiva transdisciplinar do conhecimento. A avaliação do «projecto» é assim, a avaliação do «processo», pelo que a investigação/trabalho do aluno, dentro e fora da sala de aula é, como um todo, indissociável das competências adquiridas pelo aluno e, consequentemente, determinante da qualidade da sua prática profissional futura. Sublinham-se algumas premissas subjacentes às metodologias de ensino adoptadas: reforço do papel de orientação do docente no período de estudo e investigação individual efectuado fora das horas de contacto; os trabalhos práticos devem simular a complexidade de um processo arquitectónico corrente, operando sobre premissas programáticas e funcionais reais bem com sobre um “Lugar” concreto. O contacto directo com o local de intervenção bem como com a população local e os diferentes interlocutores sociais e políticos é uma prioridade a salvaguardar. Os resultados da investigação devem ser apresentados e discutidos com esses intervenientes no processo do desenvolvimento do projecto. A colaboração e troca de experiências sobre as temáticas abordadas nesta unidade curricular com alunos de outros cursos leccionados na Universidade (maioritariamente no mesmo edifício) são incentivadas e valorizadas. O processo de definição dos conteúdos teóricos desta unidade curricular, bem como as metodologias de ensino adoptadas, tiveram em consideração a sua aplicabilidade no exercício prático da profissão de arquitecto – conhecimento útil – bem como a sua relação/coerência com os restantes conteúdos programáticos previstos na “estória” do plano curricular do curso. Assim, esta metodologia de ensino adoptada, num contexto de turmas compactas e de grande proximidade docente/discente permite aos alunos uma aquisição continuada de conhecimentos e competências enquadráveis no âmbito dos objectivos de aprendizagem desta unidade curricular.
Bibliografia:
[1] Faria, Luís Pinto de . (2007). (Eco)Arquitectura?. arq./a : Arquitectura e Arte: Futurmagazin- Soc. Editora, Lda. nº51, 20-25.
[2] Ibelings, H. (1998). Supermodernismo : Arquitectura en la era de la globalización. Barcelona. Editorial Gustavo Gili, S.A.
[3] Montaner, J. (1997). La Modernidad Superada : Arquitectura, arte y pensamento del siglo XX. Barcelona: Editorial Gustavo Gili, S.A..
[4] Muntañola, J. (1974). La arquitectura como lugar : Aspectos preliminares de una epistemologia de la arquitectura. Barcelona. Gustavo Gili SA.
[5] Norberg-Schulz, C. (1975). Existencia, Espacio y Arquitectura. Barcelona. Blume.
[6]Rodrigues, J. (2006). Sociedade e Território : Desenvolvimento Ecologicamente Sustentado. Porto. Editora Profedições, Lda.
[7] Ruano, M. (1999). EcoUrbanismo : Entornos Humanos Sostenibles. Barcelona; Editorial Gustavo Gili, SA.
Docente (* Responsável):
Luís Pinto de Faria (lpintof@ufp.edu.pt)