Unidade Curricular:Código:
Projecto V145PJ05
Ano:Nível:Curso:Créditos:
3Ciclo IntegradoArquitectura e Urbanismo10 ects
Período Lectivo:Língua de Instrução:Nº Horas:
Primeiro SemestrePortuguês/Inglês130
Objectivos de Aprendizagem:
Sob o tema "Do território ao objecto arquitetônico", os estudos a realizar nesta UC focam-se numa investigação a efetuar a diferentes escalas sobre um tema único - serviços - situando o programa da intervenção arquitetônica a realizar num contexto urbano real que permita evidenciar e relacionar os vários estímulos e condicionantes que caracterizam qualquer processo projetual. No final do semestre o aluno deverá ser capaz de produzir um diagnóstico das principais condicionantes e potencialidades relativas a uma determinada área urbana; Elaborar uma proposta de transformação dessa realidade urbana pré-existente devidamente fundamentada nos resultados obtidos a partir da investigação desenvolvida durante o semestre bem como nos conhecimentos e competências práticas acumuladas ao longo dos semestres anteriores; Evidenciar o controlo dos aspectos formais/linguísticos do projeto. Compreender o papel/responsabilidade da profissão de arquitecto na sociedade.
Conteúdos Programáticos:
1.Introdução ao “Lugar”
1.1. O Sítio; A Cidade; A Envolvente; O Lote
1.2. O Contexto Social e Cultural
1.3. Os agentes, as instituições e os seus papéis
2. A Arquitectura da Cidade
2.1. Reestruturação Urbana
2.2. Inserção Urbanística
2.3. Morfologia Urbana
3. Do Conceito à Organização da forma
3.1. Projecto e Lugar
3.2. Projecto e História
3.3. Tipologia Arquitectónica
4. Projecto de um equipamento urbano
4.1. Implantação
4.2. Projecto, Linguagem e Construção
4.3. Programa, sítio e intenções
4.4. Espaço Público e Privado
4.5. Espaço Livre/Espaço Construído
4.6. Detalhes construtivos
5. Orientação e Clima
5.1. Estudo das Condicionantes Ambientais
5.2. Técnicas de construção bioclimática
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular:
O semestre é iniciado com uma investigação aprofundada do local de intervenção do projecto, quer do seu ponto de vista físico quer do seu contexto social e cultural permitindo ao aluno informar a sua proposta bem como fundamentar teoricamente as opções adoptadas. Partindo de uma análise à escala do território até à escala do detalhe construtivo, o aluno percorre durante o processo do desenvolvimento do projecto todas as diferentes fases/escalas associadas a este tipo de intervenção, cruzando no caminho com uma selecção de aspectos teóricos, técnicos, compositivos e documentais considerados preponderantes à futura prática dos actos próprios da profissão. A integração no processo de aprendizagem e de aquisição de competências dos principais desafios que hoje são colocados à prática da arquitectura incluem a integração no processo criativo de novas respostas técnicas e metodológicas que visem a optimização energética dos edifícios e uma maior consciência ecológica do meio urbano.
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída):
As "aulas práticas laboratoriais", onde se efectuarão e criticarão individualmente os trabalhos, serão complementadas, em momentos oportunos, por sessões de debate/crítica colectiva para sua comparação e eventual redireccionamento. Paralelamente realizar-se-ão "aulas teóricas" onde a informação fornecida procurará garantir o indispensável alargamento crítico e fundamentação do desenho produzido. Os conhecimentos e competências adquiridas pelo aluno serão sintetizados na exposição gráfica, escrita e oral do projecto bem como na apresentação/debate. O método de avaliação da unidade curricular baseia-se no modelo de avaliação contínua e compreende duas componentes: a componente prática e a componente teórica. A participação dos alunos nas horas de contacto de ensino é, por norma, obrigatória. No que concerne às horas de ensino presencial em sala de aula, a percentagem mínima de frequência está estipulado no Regulamento Pedagógico. Não existe nenhuma avaliação de recurso para a UC.
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular:
A componente prática desta unidade curricular é centrada fundamentalmente no processo de elaboração de um «projecto», devidamente informado/legitimado segundo uma perspectiva transdisciplinar do conhecimento. A avaliação do «projecto» é assim, a avaliação do «processo», pelo que a investigação/trabalho do aluno, dentro e fora da sala de aula é, como um todo, indissociável das competências adquiridas pelo aluno e, consequentemente, determinante da qualidade da sua prática profissional futura. Sublinham-se algumas premissas subjacentes às metodologias de ensino adoptadas: reforço do papel de orientação do docente no período de estudo e investigação individual efectuado fora das horas de contacto; os trabalhos práticos devem simular a complexidade de um processo arquitectónico corrente, operando sobre premissas programáticas e funcionais reais bem com sobre um “Lugar” concreto. O contacto directo com o local de intervenção bem como com a população local e os diferentes interlocutores sociais e políticos é uma prioridade a salvaguardar. Os resultados da investigação devem ser apresentados e discutidos com esses intervenientes no processo do desenvolvimento do projecto. A colaboração e troca de experiências sobre as temáticas abordadas nesta unidade curricular com alunos de outros cursos leccionados na Universidade (maioritariamente no mesmo edifício) são incentivadas e valorizadas. O processo de definição dos conteúdos teóricos desta unidade curricular, bem como as metodologias de ensino adoptadas, tiveram em consideração a sua aplicabilidade no exercício prático da profissão de arquitecto – conhecimento útil – bem como a sua relação/coerência com os restantes conteúdos programáticos previstos na “estória” do plano curricular do curso. Assim, esta metodologia de ensino adoptada, num contexto de turmas compactas e de grande proximidade docente/discente permite aos alunos uma aquisição continuada de conhecimentos e competências enquadráveis no âmbito dos objectivos de aprendizagem desta unidade curricular.
Bibliografia:
[1] Adam, R. (2001). Princípios do Ecoedifício. Rio de Janeiro: Editora Aquariana; Ref. UFP: BM 72:504/ADA/21719
[2] Frampton, Kenneth. História Crítica da Arquitetura Moderna, Martins Fontes, 2008. Ref. UFP: BFP 72.036/FRA/246
[3] Kostof, S. (2005). The City Assembled. New York: Thames & Hudson,
[4] Montaner, J. M. (2009). Sistemas arquitetônicos contemporâneos. Barcelona : Gustavo Gili; Ref. UFP: BM 72.038/MON/75773
[5] Olgay, V. (1998). Arquitectura y clima: manual de diseño bioclimático para arquitectos y urbanistas. Barcelona : Gustavo Gili; ref. UFP: BFP 72:551.58/OLG/51
[6] Rasmunsen, S. E. (2002). Experiencing Architecture. Cambridge, Mass.: The MIT Press
[7] Távora, F. (2008). Da Organização do Espaço. Porto: FAUP. Ref. UFP: BFP 72.01/TAV/131
Docente (* Responsável):
Luís Pinto de Faria (lpintof@ufp.edu.pt)