Unidade Curricular:Código:
Projecto I145PJ01
Ano:Nível:Curso:Créditos:
1Ciclo IntegradoArquitectura e Urbanismo11 ects
Período Lectivo:Língua de Instrução:Nº Horas:
Primeiro SemestrePortuguês/Inglês143
Objectivos de Aprendizagem:
A disciplina de Projeto I, enquadra-se nas orientações programáticas das unidades curriculares da área científica de Projeto e cuja especificidade decorre do seu carácter introdutório/iniciático nas questões do projeto e do espaço arquitetónico, tendo por objetivos: - Dominar um conjunto alargado de instrumentos e ferramentas de projetação;
- Organizar o processo individual de projeto;
- Identificar as diferentes componentes do espaço;
- Utilizar os elementos primordiais de composição arquitetónica;
- Comunicar o projeto de forma verbal, escrita e gráfica;
- Enquadrar e fundamentar teoricamente o projeto.
Conteúdos Programáticos:
O conteúdo programático visa introduzir o aluno nas matérias do projeto arquitetónico despertando para a necessidade duma racionalização que confira consistência entre ideia e proposta, fundada na lógica e rigor e na persecução dos objetivos enunciados.
Metodologias e técnicas de representação:
Materiais e suportes de desenho;
Sistemas gráficos de representação;
Linha, volume e forma;
Desenho de observação;
Registo gráfico manual
Técnicas de representação;
Comunicação visual.
Espaço arquitetónico:
O homem contemporâneo e a organização do seu espaço;
Estrutura e composição – cheios/vazios, dinâmico/estático, tensão/equilíbrio e unidade;
Espaço interno e espaço externo.
O homem como escala:
O corpo humano e a sua relação com o espaço;
A medida e relações métricas;
Módulor;
Ergonomia.
Do desenho ao processo criativo:
O desenho como instrumento de projeto;
Modelos tridimensionais como instrumento de projeto;
A forma – dimensão funcional e conceptual;
(cont.)
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular:
A coerência está fundada na matriz organizativa do conjunto dos exercícios/trabalhos práticos (EP) e teóricos (ET) que transferem para o aluno as matérias do programa por via da sua manipulação em sede dos acima referidos.
Ficha 1_O CUBO
Ficha 2_O PERCURSO
Ficha 3_O MÓDULO
Ficha 4_FICHA DE LEITURA
Ficha 5_FICHA DE VISITA DE ESTUDO
Ficha 6_PORTFÓLIO
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída):
Com o conjunto dos exercícios e o acompanhamento individual da sua execução, em sala de aula, exercita/estimula-se:
A partilha e crítica dentro do coletivo turma
Desbloquear do instrumental de representação gráfica e comunicação;
O recurso ao desenho no processo de construção do projeto;
A utilização do processo como um mecanismo de aferição permanente;
A leitura e integração do contexto no projeto;
O rigor discursivo da representação e conceção do espaço;
A procura/investigação de referências.
Nas aulas teórico-práticas são realizadas técnicas expositivas, descritivas e demonstrativas.
Nas aulas práticas laboratoriais de projeto, é realizado um acompanhamento individual e coletivo dos alunos, onde são discutidos os trabalhos.
O ritmo com que os alunos atingem os objetivos cumulativos propostos é verificado através de um processo de avaliação contínua.
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular:
As capacidades cognitivas e motivacionais são fatores determinantes na realização e alcance dos objetivos curriculares assim como os processos metacognitivos que coordenam as capacidades cognitivas, pelo que um dos princípios basilares da disciplina de Projeto I é o de que o processo fundado na autocrítica e na prática é o meio através do qual se chega ao projeto. Isto significa que os exercícios de Projeto I são dispositivos que possibilitam ao aluno a construção do seu processo individual e autonomização crítica. A disciplina de Projeto I está fundada em grande medida na aplicação dos diversos modos de representação gráfica e promove a sua continuidade experimental, em paralelo com o aprofundamento de sistemas de conhecimento formais e pessoais que permitam a sustentação analítica, critica e teórica dentro do discurso do entendimento do projeto arquitetónico. A utilização do desenho como instrumento de desenvolvimento do processo criativo e de pesquisa ao serviço dos mecanismos intelectuais de construção de uma ideia e de um projeto é fundamental na formação do aluno, deste modo privilegiar-se-á o desenho como um dos instrumentos indispensáveis para a construção do projeto. O cumprimento de quadro de referência para os objetivos de aprendizagem é possível por via da prática pedagógica assente no acompanhamento permanente e continuado do processo individual de cada aluno e na sua orientação fundada no rigor e exigência relativamente à metodologia enunciada no ponto anterior. Desta forma é possível o aluno identificar/reconhecer as suas debilidades e potencialidades e consequentemente construir, sobe a orientação do docente, mecanismos que lhe permitam evoluir.
Bibliografia:
[01] RASMUSSEN, Steen Eiler, “Viver a Arquitectura”, Caleidescópio, 2007
[05] MUNARI, Bruno, "Das coisas nascem coisas", Edições 70, Lisboa, 1981 [BFP 7.05/MUN/934]
[06] WERMER ; Vogel, Gunther Mueller, "Atlas de Arquitectura 1 e 2" , Alianza editorial, Madrid, 1996 [BFP 72.03(084.4) MUL]
[07] CARNEIRO, Alberto; TÁVORA, Fernando; MORENO, Joaquim ; [org.] ""Desenho Projecto de Desenho" Instituto de Arte Contemporânea, D.L. 2002 [BFP 72.02 CAR]
[08] " SIZA, Álvaro ; pref. Vittorio Gregotti. " Imaginar a evidência" - Lisboa : Edições 70, 2000 [BFP BFP 72.036/SIZ/578 ]
[09] CULLEN, Gorden, “Paisagem Urbana”, Edições 70, Lisboa, 1971 [BM 711/CUL/1170]
[10] CHING, Francis D.K., “Representação gráfica para desenho e projecto”, Editorial Gustavo Gili, Barcelona, 2001 [BFP 72.02/CHI/15668]