Unidade Curricular:Código:
Projecto I145PJ01
Ano:Nível:Curso:Créditos:
1Ciclo IntegradoArquitectura e Urbanismo11 ects
Período Lectivo:Língua de Instrução:Nº Horas:
Primeiro SemestrePortuguês/Inglês143
Objectivos de Aprendizagem:
A disciplina de Projeto I, enquadra-se nas orientações programáticas das unidades curriculares da área científica de Projeto e cuja especificidade decorre do seu carácter introdutório/iniciático nas questões do projeto e do espaço arquitetónico, tendo por objetivos:
- A iniciação ao ato de pensar a arquitetura e o projeto;
- O domínio dos instrumentos de desenvolvimento do processo criativo e de pesquisa ao serviço dos mecanismos intelectuais de construção de uma ideia e de um projeto;
- Instauração de metodologias de trabalho conducentes à construção de um processo individual de projetação
Conteúdos Programáticos:
O conteúdo programático visa introduzir o aluno nas matérias do projeto arquitetónico despertando para a necessidade duma racionalização que confira consistência entre ideia e proposta, fundada na lógica e rigor e na persecução dos objetivos enunciados.
Metodologias e técnicas de representação:
Materiais e suportes de desenho;
Sistemas gráficos de representação;
Linha, volume e forma;
Desenho de observação;
Registo gráfico manual
Técnicas de representação;
Comunicação visual.
Espaço arquitetónico:
O homem contemporâneo e a organização do seu espaço;
Estrutura e composição – cheios/vazios, dinâmico/estático, tensão/equilíbrio e unidade;
Espaço interno e espaço externo.
O homem como escala:
O corpo humano e a sua relação com o espaço;
A medida e relações métricas;
Módulor;
Ergonomia.
Do desenho ao processo criativo:
O desenho como instrumento de projeto;
Modelos tridimensionais como instrumento de projeto;
A forma – dimensão funcional e conceptual;
(cont.)
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular:
A coerência está fundada na matriz organizativa do conjunto dos exercícios/trabalhos práticos (EP) e teóricos (ET) que transferem para o aluno as matérias do programa por via da sua manipulação em sede dos acima referidos.
Ficha 1_O CUBO
Ficha 2_O PERCURSO
Ficha 3_O MÓDULO
Ficha 4_FICHA DE LEITURA
Ficha 5_FICHA DE DOCUMENTÁRIO/CONFERÊNCIA/PALESTRA
Ficha 6_FICHA DE VISITA DE ESTUDO
Ficha 7_PORTFÓLIO
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída):
Com o conjunto dos exercícios e o acompanhamento individual da sua execução, em sala de aula, exercita/estimula-se:
A partilha e crítica dentro do coletivo turma
Desbloquear do instrumental de representação gráfica e comunicação;
O recurso ao desenho no processo de construção do projeto;
A utilização do processo como um mecanismo de aferição permanente;
A leitura e integração do contexto no projeto;
O rigor discursivo da representação e conceção do espaço;
A procura/investigação de referências.
Nas aulas teórico-práticas são realizadas técnicas expositivas, descritivas e demonstrativas.
Nas aulas práticas laboratoriais de projeto, é realizado um acompanhamento individual e coletivo dos alunos, onde são discutidos os trabalhos.
O ritmo com que os alunos atingem os objetivos cumulativos propostos é verificado através de um processo de avaliação contínua.
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular:
As capacidades cognitivas e motivacionais são fatores determinantes na realização e alcance dos objetivos curriculares assim como os processos metacognitivos que coordenam as capacidades cognitivas, pelo que um dos princípios basilares da disciplina de Projeto I é o de que o processo fundado na autocrítica e na prática é o meio através do qual se chega ao projeto. Isto significa que os exercícios de Projeto I são dispositivos que possibilitam ao aluno a construção do seu processo individual e autonomização crítica. A disciplina de Projeto I está fundada em grande medida na aplicação dos diversos modos de representação gráfica e promove a sua continuidade experimental, em paralelo com o aprofundamento de sistemas de conhecimento formais e pessoais que permitam a sustentação analítica, critica e teórica dentro do discurso do entendimento do projeto arquitetónico. A utilização do desenho como instrumento de desenvolvimento do processo criativo e de pesquisa ao serviço dos mecanismos intelectuais de construção de uma ideia e de um projeto é fundamental na formação do aluno, deste modo privilegiar-se-á o desenho como um dos instrumentos indispensáveis para a construção do projeto. O cumprimento de quadro de referência para os objetivos de aprendizagem é possível por via da prática pedagógica assente no acompanhamento permanente e continuado do processo individual de cada aluno e na sua orientação fundada no rigor e exigência relativamente à metodologia enunciada no ponto anterior. Desta forma é possível o aluno identificar/reconhecer as suas debilidades e potencialidades e consequentemente construir, sobe a orientação do docente, mecanismos que lhe permitam evoluir.
Bibliografia:
[01] QUARONI, Ludovico, “Proyectar un Edificio: Ocho lecciones de Arquitectura”, Xarat, Madrid.
[02] CULLEN, Gorden, “Paisagem Urbana”, Edições 70, Lisboa, 1971.
[03] TAVORA, Fernando, “Da Organização do Espaço”, 2ª Ed. ESBAP, 1982.
[04] MUNARI, Bruno, Das coisas nascem coisas, Edições 70, Lisboa, 1981.
[05] BAEZA, Alberto Campo, “Pensar com as mãos” , Caleidoscópio, 2011, Lisboa.
[06] BAEZA, Alberto Campo "A ideia construída", Caleidoscópio, 2011, Lisboa.
[07] BENEVOLO, Leonardo, “Corso de Disegno”, Latterza, Bari, 1974.
[08] MENDES DA ROCHA, Paulo, “Maquetes de Papel”, Cosac Naify, S. Paulo, 2007.
[09] PALLADINO, Susan C. Piedmont, “Tools of the Imagination”, Princeton Architectural Press, New YorK, 2006.
Docente (* Responsável):
Frederico Ferreira (ffer@ufp.edu.pt)
João Ferreira (jferr@ufp.edu.pt)