Unidade Curricular:Código:
Psicossociologia do Conflito, da Negociação e da Mediação145PCNM
Ano:Nível:Curso:Créditos:
3Ciclo IntegradoArquitectura e Urbanismo4 ects
Período Lectivo:Língua de Instrução:Nº Horas:
Segundo SemestrePortuguês/Inglês52
Objectivos de Aprendizagem:
Promover os conhecimentos teórico-práticos sobre a problemática do conflito, da negociação e da mediação, com o intuito de possibilitar a sua resolução construtiva em diferentes níveis da realidade.
Apresentar um conjunto diversificado de metodologias e técnicas de intervenção de cariz psicossociológico aplicadas na gestão de conflitos, negociação e mediação, com o sentido de desenvolver no aluno as competências necessárias para enfrentar os conflitos da realidade intrapessoal e interpessoal.
Conteúdos Programáticos:
1. Análise do Conflito Organizacional
1.1 Níveis de análise do conflito nas organizações
1.2 Conceito de conflito organizacional e respectivas abordagens
1.3 Factores geradores das situações de conflito nas organizações
1.4 O escalamento de conflitos
2. Competências de Gestão Construtiva de Conflitos nas Organizações
2.1 Etapas da gestão de conflitos
2.2 Estilos de gestão de conflito organizacionais
3. A Negociação nas Organizações
3.1 Conceito e características da negociação
3.2 Factores estruturais da negociação
3.3 Estratégias e tácticas de negociação em organizações
4. Processos Cognitivos na Negociação e na Mediação em Organizações
4.1 Os enviesamentos cognitivos no processo de negociação e na mediação
4.2 A tomada de decisão e o processamento da informação
4.3 Os efeitos e os processos cognitivos na negociação e na mediação
5. A Mediação
5.1 Delimitação do conceito e campos de actuação da mediação
5.2 Fases, estrutura e características do processo de mediação
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular:
Na Unidade I há exposição descritiva nas aulas teórico-práticas e os conteúdos são explorados ainda em orientações tutoriais para organizar conhecimentos.
Na Unidade II, marcadamente prática, há exposição teórica da gestão construtiva de conflitos, assim como treino de treino de competências de gestão construtiva de conflitos em múltiplos contextos.
Na Unidade III há exposição teórica dos conceitos principais sobre negociação e das competências práticas nesse processo, nomeadamente nos diferentes processos de negociação.
Na Unidade IV faz-se a exposição teórica dos conceitos principais sobre os principais processos cognitivos presentes na negociação e na mediação.
Na Unidade V existe tanto exposição teórica sobre a mediação enquanto forma de resolução alternativa de conflitos como apresentação das competências práticas envolvidas no processo de mediação em diversas áreas relacionadas com o exercício da arquitectura e urbanismo.
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída):
Duas provas escritas (50% + 50%)
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular:
As metodologias propostas estão em coerência com os objetivos formulados para a unidade curricular dado que apostam no desenvolvimento do estudo orientado, de modo a que os estudantes apliquem conhecimentos e demonstrem capacidade de compreensão sobre o conflito, a gestão construtiva do mesmo, a negociação e a mediação e a sua aplicação na área da arquitectura e urbanismo. Por outro lado, procura-se que os alunos saibam selecionar as diferentes técnicas de gestão construtiva de conflitos em diferentes âmbitos, demonstrando serem capazes de aplicar os conhecimentos teóricos adquiridos a casos práticos. Procura-se estabelecer um paralelismo entre a teoria e a prática aplicada a problemas reais, contribuindo deste modo para desenvolver a capacidade do aluno para uma atitude crítica e autocrítica.
Bibliografia:
Cunha, P. (2008). Conflito e Negociação. 2.ª Edição. Porto: ASA.
Cunha, P. & Leitão, S. (2012). Manual de Gestão Construtiva de Conflitos. 2.ª Edição.
Porto: Edições UFP.
De Dreu, C., & Gelfand, M. (Eds.) (2008). The Psychology of Conflict and Conflict Resolution in Management Organizations. New York: Lawrence Erlbaum. Taylor & Francis.
Deutsch, P., Coleman, P.T., & Marcus, E.C. (Eds.) (2006). The Handbook of Conflict Resolution: Theory and Practice. San Francisco: Jossey-Bass.
Furlong, G.T., (2005). The Conflict Resolution Toolbox: Models & Maps for Analysing, Diagnosing and Resolving Conflict. Ontario: Wiley.
Moore, C. (1998). O Processo de Mediação: Estratégias e Práticas para a Resolução de Conflitos. 2.ª Edição. Porto Alegre: Artmed.