Unidade Curricular:Código:
Métodos e Técnicas de Comunicação270MTC
Ano:Nível:Curso:Créditos:
1Ciclo IntegradoArquitectura e Urbanismo4 ects
Período Lectivo:Língua de Instrução:Nº Horas:
Primeiro SemestrePortuguês/Inglês52
Objectivos de Aprendizagem:
Conhecimento e capacidade de compreensão sobre as fases e características específicas da metodologia científica.
Aplicação dos conhecimentos e compreensão na elaboração de um trabalho científico.
Capacidade de recolher, seleccionar e interpretar informação relevante, de forma a produzir um trabalho científico.
Competência para comunicar de forma escrita / oral de modo estruturado, organizado e abrangente a vários a públicos.
Competências de autoaprendizagem, especificamente na recolha e tratamento da informação.
A componente prática de MTC treina os alunos para a utilização de ferramentas de produtividade pessoal, e fornece um conjunto alargado de conceitos e técnicas que permitirão ao aluno possuir competências específicas para explorar as potencialidades de um processador de texto, de uma folha de cálculo, de utilização eficiente da interactividade e de integração no âmbito das diversas aplicações informáticas abordadas.
Conteúdos Programáticos:
1ª unidade:
Conteúdo: Metodologia do trabalho científico. Leitura, recolha e tratamento de informação. A pesquisa bibliográfica. Características gerais do discurso científico. Estruturação de um trabalho científico: escrito e oral.
2ª unidade:
Conteúdo: A produção textual: recolha de ideias, o plano e a estrutura textual. Tipologias textuais necessárias à especificidade do curso.
Prática
1. Utilização dos Recursos Bibliográficos Electrónicos;
2. NOÇÕES LEGAIS E OUTROS TEMAS RELEVANTES
3. Word Avançado
4. Excel Avançado
5. Apresentações multimédia.
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular:
Os conteúdos programáticos apresentados cobrem as áreas de conhecimento essenciais e coerentes para o atingir dos objectivos formulados, visto que visam as duas áreas principais: a metodologia do trabalho científico e o desenvolvimento das competências de leitura e escrita.
Os conteúdos programáticos apresentados cobrem as áreas de conhecimento essenciais, necessárias e coerentes para o atingir dos objectivos formulados, tendo em conta que os principais tópicos incluídos no programa, incluem: Microsoft Word e Excel avançado; Powerpoint.
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída):
As aulas da componente teórica assentam na exposição dos principais conteúdos e na sua aplicação por via de pequenos exercícios; é dado relevo à leitura e análise de textos e à produção textual em sala de aula. Os alunos são avaliados através de uma prova escrita, de um trabalho de grupo e da participação nas aulas.
Nas aulas da componente prática recorre-se a uma metodologia eminentemente prática, de modo a introduzir os conhecimentos que facilitam a percepção dos princípios fundamentais da disciplina, das aplicações e das tecnologias que as suportam e dos métodos e das ferramentas necessárias ao seu desenvolvimento.
A avaliação será efectuada ao longo do semestre através da realização de uma prova escrita e da participação nos exercícios das aulas.
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular:
Sendo uma unidade curricular transversal e de natureza prática, as metodologias de ensino referidas são coerentes com os objectivos da disciplina. O objectivo é que os alunos adquiram as competências genéricas desta unidade curricular. As metodologias propostas estão em coerência com os objectivos formulados para a unidade curricular dado que apostam na interpretação, no conhecimento, no aprofundamento e no aperfeiçoamento de diversas ferramentas relacionadas diretamente com a disciplina de Informática, abrangendo temas ou conteúdos pertinentes e necessários nesta área científica.
Bibliografia:
Azevedo, C. A. M. e Azevedo A. G. (1998). Metodologia científica. Porto, Ed. C. Azevedo.
Bizarro, R. e Figueiredo, O. (1994). Da Palavra ao Texto. Porto, Edições ASA.
Cunha, C. e Cintra, L. F. L. (1987). Nova Gramática do Português Contemporâneo. Lisboa, Edições João Sá da Costa.
Eco, U. (1988). Como se faz uma tese em ciências humanas. Lisboa, Presença.
Lipson, C. (2008). Doing honest work in college. Chicago, The University of Chicago Press.
Rego, A. (1999). Comunicação nas organizações. Lisboa, Edições Sílabo.
Rei, J. E. (1994). A Escrita – seu aperfeiçoamento na Universidade. Porto, Porto Editora.
Universidade Fernando Pessoa. Manual de elaboração de trabalhos científicos. [Em linha]. Disponível em http://www.ufp.pt/
Parte Prática
RIBEIRO, N. M., BORGES GOUVEIA, L., RURATO, P. & MOREIRA, R. (2005). Informática e Competências Tecnológicas para a Sociedade da Informação. Edições Fernando Pessoa, UFP.
Docente (* Responsável):
Andreia Galhardo (galhardo@ufp.edu.pt)
Paulo Rurato (prurato@ufp.edu.pt)