Unidade Curricular:Código:
Métodos e Técnicas de Comunicação270MTC
Ano:Nível:Curso:Créditos:
1Ciclo IntegradoArquitectura e Urbanismo4 ects
Período Lectivo:Língua de Instrução:Nº Horas:
Português/Inglês52
Objectivos de Aprendizagem:
Conhecimento e capacidade de compreensão sobre as fases e características específicas da metodologia científica.
Aplicação dos conhecimentos e compreensão na elaboração de um trabalho científico.
Capacidade de recolher, seleccionar e interpretar informação relevante, de forma a produzir um trabalho científico.
Competência para comunicar de forma escrita / oral de modo estruturado, organizado e abrangente a vários a públicos.
Competências de autoaprendizagem, especificamente na recolha e tratamento da informação.
A componente prática de MTC treina os alunos para a utilização de ferramentas de produtividade pessoal, e fornece um conjunto alargado de conceitos e técnicas que permitirão ao aluno adquirir competências específicas para explorar as potencialidades das ferramentas colaborativas, utilização eficiente da interactividade e a integração no âmbito das diversas aplicações informáticas abordadas.
Conteúdos Programáticos:
COMPENENTE TEÓRICA E TEÓRICO-PRÁTICA:
1. Metodologia do trabalho científico
1.1 Leitura, recolha e tratamento de informação.
1.2 A pesquisa bibliográfica e normas de referenciação.
1.3 Características gerais do discurso científico.
1.4 Estruturação de um trabalho científico: escrito e oral.
2. A produção textual:
2.1 Tipologias textuais necessárias à especificidade do curso.
2.2 Regras e questões de expressão escrita
2.3 Técnicas de resumo e expansão de ideias.
Prática
1.Utilização dos Recursos Bibliográficos Electrónicos
2. Introdução às bases de dados científicas para pesquisa bibliográfica
3. Ferramentas colaborativas: cloud
4. Noções legais e outros temas relevantes
5. Word
6. PowerPoint
7. Excel
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular:
Os conteúdos programáticos apresentados cobrem as áreas de conhecimento essenciais e coerentes para o atingir dos objectivos formulados, visto que visam as duas áreas principais: a metodologia do trabalho científico e o desenvolvimento das competências de leitura e escrita.
Os conteúdos programáticos apresentados cobrem as áreas de conhecimento essenciais, necessárias e coerentes para o atingir dos objectivos formulados, tendo em conta que os principais tópicos incluídos no programa incluem, para além de ferramentas colaborativas, as conhecidas aplicações essenciais: Microsoft Word, PowerPoint e Excel.
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída):
As aulas da componente teórica e teórica-prática assentam na exposição dos principais conteúdos e na sua aplicação por via de pequenos exercícios; é dado relevo à leitura e análise de textos e à produção textual em sala de aula.
Os alunos são avaliados através de uma prova escrita e de um trabalho escrito, com apresentação em sala de aula (simulação de um 'conference paper'):
1 teste escrito: 50%
1 trabalho: 50%
Nas aulas da componente prática recorre-se a uma metodologia eminentemente prática, de modo a introduzir os conhecimentos que facilitam a percepção dos princípios fundamentais da disciplina, das aplicações e das tecnologias que as suportam e dos métodos e das ferramentas necessárias ao seu desenvolvimento.
A avaliação será efectuada ao longo do semestre através da realização de uma prova escrita e da participação nos exercícios das aulas.
PONDERAÇÃO GERAL DA UC - AVALIAÇÃO:
COMPONENTE TEÓRICA+TEÓRICO PRÁTICA: 50%
COMPONENTE PRÁTICA: 50%
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular:
Sendo uma unidade curricular transversal e de natureza prática, as metodologias de ensino referidas são coerentes com os objectivos da disciplina. O objectivo é que os alunos adquiram as competências genéricas desta unidade curricular, as quais abarcam conhecimentos que integram a comunicação e a informática. As metodologias propostas estão em coerência com os objectivos formulados para a unidade curricular dado que apostam na interpretação, no conhecimento, no aprofundamento e no aperfeiçoamento de diversas ferramentas relacionadas diretamente com a disciplina de Informática, abrangendo temas ou conteúdos pertinentes e necessários nesta área científica.
Bibliografia:
Cunha, C. e Cintra, L. F. L. (2015). Nova Gramática do Português Contemporâneo. Lisboa, Edições Figueirinhas.
Freixo, J. V,(2018) (5ªed.) Metodologia Científica: Fundamentos, métodos e técnicas.Instituto Piaget.
Gonçalves et al. (2021) Manual de Investigação Qualitativa. Pactor.
Quivy, R. & Van Campenhoudt, L. (2018) Manual de Investigação em Ciências Sociais. Gradiva.
Universidade Fernando Pessoa. Manual de elaboração de trabalhos científicos. [Em linha]. Disponível em http://www.ufp.pt/
Parte Prática
Grant, A.E. and Meadows, J.H. eds., 2020. Communication technology update and fundamentals. Routledge.