Unidade Curricular:Código:
Inglês270ING
Ano:Nível:Curso:Créditos:
1Ciclo IntegradoArquitectura e Urbanismo4 ects
Período Lectivo:Língua de Instrução:Nº Horas:
Português/Inglês52
Objectivos de Aprendizagem:
Nota prévia: a disciplina é lecionada ao nível Intermediate (B2), de acordo com o ‘Common European Framework of Reference’- CEFR
Competências genéricas: Comunicar, compreender e produzir mensagens em língua inglesa, tanto em contextos sociais, como profissionais. Utilizar a língua inglesa num conjunto de situações reais. Adotar uma atitude introspectiva e reflexiva, tendo em conta a realidade social e económica da comunicação e as suas gramáticas específicas.
Conteúdos Programáticos:
1. Viagens
1.1. Viagens e cultura
1.2. Socializar
2. Conceitos espaciais e numéricos
2.1. Medidas, números e dimensões
3. Arquitetura
3.1. Arquitetura e edifícios
3.1.1 Casas e partes da casa
3.2. Arquitetura e meio ambiente
4. Projecto
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular:
Os items temáticos dos conteúdos programáticos visam como competências genéricas que os alunos comuniquem, compreendam e produzam mensagens em língua inglesa, tanto em contextos sociais, como profissionais, devendo ser capazes de utilizar a língua inglesa num conjunto de situações reais. Para este efeito, nesta unidade curricular, os estudantes são incentivados a adotar uma atitude introspetiva e reflexiva, tendo em conta a realidade social e económica da arquitetura. É objetivo da unidade curricular levar os estudantes a melhorar as suas competências comunicacionais em inglês, de modo a que consigam utilizar esta língua na realização de diversos contactos interpessoais, em diferentes contextos socioprofissionais, de forma a permitir o desempenho profissional em contexto internacional. Com a componente de projeto, pretende-se melhorar o trabalho de equipa, com utilização de uma segunda língua, especificamente em inglês.
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída):
Avaliação contínua OU exame.
Aulas teórico-práticas, com ênfase nas competências instrumentais: dialogar, ouvir, ler e compreender mensagens em língua inglesa. A avaliação é contínua, constituída por dois testes escritos e por duas apresentações orais. A nota final resulta da ponderação das várias prestações escritas e orais do estudante.
AVALIAÇÃO CONTÍNUA:
• 2 TESTES:
- 1.º teste: reading comprehension + use of English (grammar and
vocabulary).
- 2.º teste: Writing, use of English, Listening.
• Participação e trabalhos em aula
• ORAL PRESENTATION: maio 2023
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular:
De forma a potenciar as competências específicas dos estudantes, a metodologia adotada (com ênfase na avaliação contínua de conhecimento) incentiva as aquisições de tipo instrumental, designadamente comunicar oralmente e por escrito, identificar e compreender mensagens, utilizando a língua inglesa num conjunto de situações socioprofissionais, bem como no acesso ao conhecimento. As metodologias eminentemente práticas desta disciplina têm como objetivo levar os alunos a interpretar circunstâncias e fenómenos comunicacionais relativos aos diferentes contextos culturais e linguísticos, adquirindo experiência na recolha, identificação e interpretação de informação proveniente de diferentes contextos culturais, desenvolvendo deste modo a autonomia de trabalho em diferentes contextos culturais, levando a uma maior compreensão e adaptação a diferentes ambientes culturais em que a comunicação seja efetuada em língua inglesa.
Bibliografia:
Hollet, V. and Sydes, J. “Tech Talk intermediate” Oxford
Eastwood, J. (2020). Oxford Practice Grammar – Intermediate. Oxford, Oxford University Press.
Glendinning, E.H. Technology (Oxford English for Careers), Oxford University Press
Glendinning, E.H. Technology 2 (Oxford English for Careers), Oxford University Press
Redman, S.. English Vocabulary in Use: pre-intermediate and intermediate. Cambridge: CUP.
McCarthy, M.; O'Dell, F.. English Vocabulary in Use: upper-intermediate. Cambridge: CUP.