Unidade Curricular:Código:
História da Arte145HART
Ano:Nível:Curso:Créditos:
1Ciclo IntegradoArquitectura e Urbanismo4 ects
Período Lectivo:Língua de Instrução:Nº Horas:
Primeiro SemestrePortuguês/Inglês52
Objectivos de Aprendizagem:
1. Fundamentar a ideia de que a arte é histórica e o seu significado variável conforme as épocas e as culturas;
2. Incentivar a curiosidade e o contacto com a arte através de visitas e leituras sobre a arte;
3. Tomar contacto com a linguagem própria da arte em cada época;
4. Perceber a importância da teoria como base das boas práticas da arquitectura.
Conteúdos Programáticos:
Um percurso através da história da arte ocidental, acompanhado pelo contacto pessoal e directo com determinadas obras e com o pensamento sobre a arte e a cultura em geral produzido através dos tempos. Guiados pelos períodos identificados pelos historiadores da arte ao longo do tempo, procurar-se-á entender esses períodos, estilos e características com o movimento social e cultural, de modo a entender que a história da arte não pode ser entendida fora do berço temporal e espacial que lhe dá origem.
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular:
Uma aprendizagem da história da arte puramente teórica é insuficiente, do mesmo modo que uma aprendizagem apenas pelo contacto com as obras de arte, sem um suporte crítico, seria igualmente deficiente. Pretende-se que os alunos tenham noção dos momentos importantes da história da arte, e respectivo enquadramento social e cultural, mas tenham contacto directo com as grandes obras, das diversas artes. A organização do plano desta disciplina procura contemplar este dois aspectos.
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída):
O método de ensino compreende-se entre a exposição do professor, a investigação dos alunos (que apresentarão em aula, sujeito a avaliação, o resultado dessa investigação) e o contacto com algumas formas de manifestação artística (e apresentação escrito dum breve relatório desse contacto, também elegível para a avaliação). Um teste único pretende avaliar o modo como cada aluno é capaz de pensar a história da arte nas suas várias etapas e características.
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular:
Se os objectivos de ensino desta disciplina passam pela assimilação das ideias mais importantes de cada período da história da arte, e do despertar do interesse pela arte em geral, a metodologia escolhida, que visa a responsabilização e trabalho pessoal de compromisso dos alunos com a disciplina, realiza satisfatoriamente essa coerência.
Bibliografia:
JANSON, H. W.: História da Arte [1962] Lisboa, Fundação Calouste Gulbenkian, 1992;
LIPOVETSKY, G. e SERROY, J.: O capitalismo estético na era da globalização [2013], Lisboa, Edições 70, 2014, pp. 43-148.
BATAILLE, G.: O nascimento da arte, Lisboa, Sistema Solar, 2015.
LE GOFF, J.: O nascimento do Purgatório [1981], Lisboa, Editorial Estampa, 1993, pp. 15-28;
SILVA, A.: Vida de Miguel Ângelo [1942] Lisboa, Ulmeiro, 1989.
D’ORS, E.: Lo barroco [1935] Madrid, Tecnos, 2002.
VARGAS LLOSA, M.: O paraíso na outra esquina, Lisboa, D. Quixote, 2003.
VAN GOGH V.: Lettres à son frère Théo, Paris, Gallimard, 1956.
DUCHAMP, M.: Engenheiro do tempo perdido [1966] Lisboa, Assírio e Alvim, 1990.
FRANCE, M.: As dez invenções de Picasso, Lisboa, Bizâncio, 2017.
JIMENEZ, M.: A querela da arte contemporânea [2005] Lisboa, Orfeu Negro, 2021.
SPAWFORTH, T.: Uma nova história do mundo clássico [2018] Lisboa, Alma dos Livros, 2021.
Docente (* Responsável):
Nuno Higino Cunha (nhcunha@ufp.edu.pt)