Unidade Curricular:Código:
Gestão de Projectos e Empreendimentos145GPE
Ano:Nível:Curso:Créditos:
4Ciclo IntegradoArquitectura e Urbanismo5 ects
Período Lectivo:Língua de Instrução:Nº Horas:
Primeiro SemestrePortuguês/Inglês65
Objectivos de Aprendizagem:
Esta disciplina visa transmitir aos alunos as noções elementares sobre a gestão de projetos e empreendimentos, bem como as ferramentas associadas a essa gestão. Pretende-se abordar questões práticas relacionadas com a gestão que possibilitem uma melhor aproximação dos jovens engenheiros e arquitetos às práticas da construção civil, integrando conhecimentos de outras disciplinas.
Os alunos deverão ser capazes organizar e gerir uma equipa de projeto; coordenar a gestão de projeto e de empreendimentos nas suas diferentes fases; proceder ao adequado planeamento e controlo das equipas de projeto e do processo de implementação de um empreendimento. Será pedido os alunos a realização de um trabalho prático de aplicação dos conhecimentos adquiridos.
Conteúdos Programáticos:
1ª parte: Intervenientes na obra e instrumentos. Terminologia e definições. Competências dos intervenientes. Responsabilidades dos intervenientes. Coordenação Projeto/Obra. Análise de projeto. Processo de concurso. Medições: Objetivos, Princípios e Regras gerais. Medição das especialidades. Custos e orçamentos. Estrutura de custos. Preços de venda. Planeamento de obras. Dados base. Técnicas de planeamento. Planificação de recursos.
2ªparte: Introdução à gestão de projetos; Conceito de projeto e a sua gestão; Funções do gestor de projeto; Análise e gestão do risco; Gestão de projeto e estrutura organizacional; Organização da equipa de projeto; Liderança em gestão de projetos. Fases de um projeto/ empreendimento; Fase da análise de viabilidade; Fase da Estratégia; Fase da Pré-Construção; Fase da Construção; Fase da receção e ocupação. Informática aplicada à Gestão de Projetos.
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular:
Os conteúdos programáticos apresentados destinam-se a desenvolver competências e capacidade de aplicação de ferramentas que permitam ao aluno uma adequada integração em equipas de gestão de projeto, compreendendo as diferentes tarefas que o esperam durante o ciclo de vida de um projeto, de modo a desenvolver estratégias e abordagens ao problema de gestão de diferentes projetos na área da engenharia civil e da arquitetura. Para atingir estes objetivos são desenvolvidos os conceitos e as variáveis em gestão de projetos, o conjunto das funções do gestor de projeto e sua integração na estrutura organizacional. Também são identificadas as diferentes competências expectáveis para as diferentes fases de um projeto, desde a análise de viabilidade, a estratégia, a pré-construção, a construção e a receção e ocupação. Recorre-se ainda à ferramenta informática aplicada na gestão de projetos na afetação e planeamento de recursos.
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída):
A unidade curricular é lecionada com aulas teórico-práticas de exposição sobre os diferentes conteúdos programáticos apresentando diferentes ferramentas de trabalho, métodos de cálculo e técnicas de controlo, procedendo à sua aplicação em exercícios de simulação de problemas de gestão de projeto.
O aluno será capaz de desenvolver tarefas em matéria de gestão de projeto e organização e coordenação de equipas de trabalho adequadas. As ferramentas informáticas são também usadas nomeadamente para o desenvolvimento de um trabalho prático de planeamento e controlo relativo a uma situação real.
Avaliação
Dois testes escritos
Plano de trabalho e controlo para um projeto – aplicação de software
Desempenho do aluno (assiduidade, desempenho técnico, participação ativa nas aulas e interesse global demonstrado pela matéria e exercícios nelas desenvolvidos)
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular:
As metodologias propostas são coerentes com os objetivos estabelecidos para o curso por causa do apoio ao estudo do desenvolvimento orientado, buscando estabelecer um paralelismo entre a teoria e a prática aplicada aos problemas reais que permitem que o aluno a desenvolver a sua atividade como um arquiteto dominando chave um problemas associados à gestão de construção, integrando o conhecimento das matérias ensinadas anteriormente e resolver problemas práticos de gestão e coordenação de equipes de projeto, usando diferentes instrumentos e técnicas de controlo de planeamento.
Bibliografia:
1ª parte
1. Antunes, J., 2002, A fiscalização de empreendimentos e os novos desafios, in MPGFO, NPF.
2. Fonseca, M. Santos, Curso de regras de medição na construção, LNEC, Lisboa, principal.
3. Faria, J. Amorim, Custos e Orçamentos, Cálculo de Preços de Venda, FEUP, principal.
4. Forte, C., Sousa, J.M., Sousa, J.B., 2002, A importância da orçamentação das obras e a minimização do risco associado, in MPGFO, NPF.
Legislação:
1. Dec-Lei 18/2008, Código dos contratos públicos.
2ª parte
1. Rodrigues, J.C., 2003, Gestão de Empreendimentos – A Componente de Gestão da Engenharia, Edição IDTec, Coimbra.
2. Roldão, V.S., 2000, Gestão de projectos – Uma perspectiva integrada, Edição Monitor, Lisboa
Docente (* Responsável):
José Coimbra (coimbra@ufp.edu.pt)