Unidade Curricular:Código:
Geometria e Topologia145GETO
Ano:Nível:Curso:Créditos:
1Ciclo IntegradoArquitectura e Urbanismo4 ects
Período Lectivo:Língua de Instrução:Nº Horas:
Primeiro SemestrePortuguês/Inglês52
Objectivos de Aprendizagem:
Pretende-se com esta unidade curricular que o aluno encare e utilize a Geometria não só como via de compreensão e representação de formas e espaços, mas também como instrumento indispensável no ato de fazer e pensar a Arquitetura.
Assim, com esta unidade curricular o aluno deverá ser capaz de:
- Realizar construções geométricas com rigor, utilizando as técnicas de execução e representação adequados;
- Selecionar o tipo de representação mais adequado a um determinado objeto, sendo este real ou imaginário;
- Utilizar, de modo apropriado, diferentes sistemas de projeção;
- Produzir perspetivas rigorosas de objetos e espaços construídos;
- Interpretar e utilizar diferentes escalas de representação.
- Identificar, analisar e entender composições geométricas em projetos de arquitetura e/ou obras construídas.
Conteúdos Programáticos:
1. Introdução à geometria
O que é a Geometria; os elementos visuais de comunicação: ponto, linha, plano; noção de horizontalidade, verticalidade e obliquidade; noção de perpendicularidade e ortogonalidade, relações entre retas ou segmentos de reta.
2. Construções geométricas
Divisão de retas e ângulos (mediatriz, bissetriz, etc.); desenho de polígonos; tangentes; espirais; elipse; arcos.
3. Escalas de representação
Escala gráfica; escala numérica; escala real ou “natural”; escalas de redução e ampliação.
4. Projeções geométricas planas
Noção de projeção e sistema de projeção; sistema de múltipla projeção ortogonal; esboço de volumes através de perspetivas rápidas.
5. Normalização
Normas portuguesas (NP); normas europeias (EN); normas ISO; tipos e formatos de papel; tipos de linhas; legendas, margens e esquadrias; cotagem de desenhos; dobragem de desenhos; escalas de desenho.
6. Sombras técnicas
Conceitos básicos; sombra de uma linha; sombra de um cubo; sombra de múltiplos cubos.
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular:
Após a introdução ao tema e aos conceitos principais, o aluno aprende processos de representação rigorosos para realizar construções geométricas. O conhecimento de diversos processos permite-lhe conhecer as regras e lógicas das construções geométricas, bem como adquirir destreza para as colocar em prática, sabendo escolher o método mais adequado de construção e representação geométricas na resolução de problemas arquitetónicos. Complementando os conhecimentos descritos anteriormente com domínio de escalas e a noção de normas existentes, o aluno adquire competências para executar adequadamente representações de objetos, bem como a destreza para as utilizar no desenvolvimento dos seus pensamentos arquitetónicos.
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída):
As aulas teóricas baseiam-se sobretudo no método expositivo com amplo incentivo ao debate e discussão. As aulas teórico-práticas e práticas baseiam-se no método expositivo, com demonstração de exercícios, sendo os mesmos repetidos pelo aluno.
A avaliação consiste na realização de dois momentos de avaliação: testes teórico-práticos, sendo constituídos por perguntas de desenvolvimento escrito e exercícios de representação/construção geométricas.
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular:
A realização de exercícios de construções geométricas permite ao aluno assimilar os processos e normas de representação, bem como experimentar diversos métodos e técnicas de execução. Assim, o aluno adquire os conhecimentos da Unidade Curricular e simultaneamente desenvolve o espírito crítico e de análise para os colocar em prática do modo que entender mais apropriado ao longo do seu percurso de aprendizagem, de forma transversal ao longo do curso.
Bibliografia:
[1] ABAJO, F. Javier Rodriguez (1993), “Geometria Descriptiva - Tomo 2: Sistema de planos acotados”, San Sebastian, Editorial Donostiarra SA, 11ªedição.
[2] CARVALHO, Benjamim de A. (1985) “Desenho Geométrico”, Rio de Janeiro, Livro Técnico.
[3] CUNHA, Luís Veiga da (1994) “Desenho Técnico”, Lisboa, Fundação Calouste Gulbenkian.
[4] FERREIRA, Patrícia, (2001) “Desenho de Arquitectura”, Rio de Janeiro, Livro Técnico
[5] IZQUIERDO A., Fernando, (1980) “Geometria Descriptiva”, Madrid, Editorial Dossat, SA.
[6] MAGUIRE, D.E., (1981) “Desenho Técnico”, São Paulo, Hemus.
[7] MORAIS, José M. Simões (1999), “Desenho Técnico Básico 3”, Porto, Porto Editora, 22ª edição.
[8] POTTMAN, H., ASPERL, A., HOFER, M., KILIAN, A. (2007), “Architectural Geometry”, Exton – Pennsylvania USA, Bentley Institute Press.
[9] RICA, Guilherme (2009), “Geometria Descritiva – Método do Monge”, Lisboa, Calouste Gulbenkian/Dinapress, 4ª edição.
Docente (* Responsável):
Daniel Félix (danielf@ufp.edu.pt)