Unidade Curricular:Código:
Estágio e Projecto Final II145EPF2
Ano:Nível:Curso:Créditos:
5Ciclo IntegradoArquitectura e Urbanismo10 ects
Período Lectivo:Língua de Instrução:Nº Horas:
Segundo SemestrePortuguês/Inglês130
Objectivos de Aprendizagem:
O aluno deverá desenvolver um projecto de arquitectura completo, integrando as suas dimensões técnica, urbana, funcional e estética. A partir de um programa de um equipamento público de média dimensão e num contexto urbano de transição o estudo a elaborar deverá atingir um grau de desenvolvimento adequado a um Projecto Base, complementado com elementos explicitadores dos sistemas construtivos adotados. As peças escritas deverão explicitar as principais opções projectuais e discutir a sua acutilância. O projecto a apresentar no final do semestre deverá reflectir os conhecimentos e competências práticas acumuladas ao longo do semestre, nomeadamente no que respeita à capacidade do aluno de o usar como ferramenta de investigação ao longo do processo, de o concretizar nas suas diversas vertentes de um modo mais autónomo, bem como de o explicar e argumentar, de modo fundamentado, a partir de uma reflexão crítica pessoal sobre o processo desenvolvido.
Conteúdos Programáticos:
Programa, metodologia e recolha de informação.
Cidade, Habitat e Lugar;
Elementos conformadores: topografia, vias, percursos (acessibilidades);
Programa e distribuição funcional;
O referente ecológico e o pensamento complexo na arquitectura;
Síntese conceptual e comunicação.
Projecto
Disposição e articulação do programa;
Composição formal e linguagem arquitectónica;
Linhas de referência, eixos, enfiamentos visuais e pontos de tensão;
Espaço exterior e o desenho urbano: Confronto interior-exterior;
Conforto e energia;
Acessibilidades e design inclusivo;
Estrutura, Materiais e Sistemas construtivos;
Projecto e Comunicação.
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular:
O semestre é iniciado com uma investigação aprofundada do local de intervenção do projecto, quer do seu ponto de vista físico quer do seu contexto social e cultural permitindo ao aluno informar a sua proposta bem como fundamentar teoricamente as opções adoptadas. Partindo de uma análise à escala do território até à escala do detalhe construtivo, o aluno percorre durante o processo do desenvolvimento do projecto todas as diferentes fases/escalas associadas a este tipo de intervenção, cruzando no caminho com uma selecção de aspectos teóricos, técnicos, compositivos e documentais considerados preponderantes à futura prática dos actos próprios da profissão. Os temas conceptuais, compositivos e construtivos seguem uma cronologia de abordagem que visa permitir ao aluno adquirir uma perspetiva integrada do projecto bem como de concretizar uma sintetize do processo de aprendizagem e de aquisição de competências iniciado nos primeiros anos do curso.
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída):
As "aulas práticas laboratoriais", onde se efectuarão e criticarão individualmente os trabalhos, serão complementadas, em momentos oportunos, por sessões de debate/crítica colectiva para sua comparação e eventual redireccionamento. Paralelamente realizar-se-ão "aulas teóricas" onde a informação fornecida procurará garantir o indispensável alargamento crítico e fundamentação do desenho produzido. Os conhecimentos e competências adquiridas pelo aluno serão sintetizados na exposição gráfica, escrita e oral do projecto bem como na apresentação/debate. O método de avaliação da unidade curricular baseia-se no modelo de avaliação contínua e compreende duas componentes: a componente prática e a componente teórica. A participação dos alunos nas horas de contacto de ensino é, por norma, obrigatória. No que concerne às horas de ensino presencial em sala de aula, a percentagem mínima de frequência está estipulado no Regulamento Pedagógico. Não está prevista nenhuma avaliação de recurso para a comp
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular:
A componente prática desta unidade curricular é centrada fundamentalmente no processo de elaboração de um «projecto», devidamente informado/legitimado segundo uma perspectiva transdisciplinar do conhecimento. A avaliação do «projecto» é assim, a avaliação do «processo», pelo que a investigação/trabalho do aluno, dentro e fora da sala de aula é, como um todo, indissociável das competências adquiridas pelo aluno e, consequentemente, determinante da qualidade da sua prática profissional futura. Sublinham-se algumas premissas subjacentes às metodologias de ensino adoptadas: reforço do papel de orientação do docente no período de estudo e investigação individual efectuado fora das horas de contacto; os trabalhos práticos devem simular a complexidade de um processo arquitectónico corrente, operando sobre premissas programáticas e funcionais reais bem com sobre um “Lugar” concreto. O contacto directo com o local de intervenção bem como com a população local e os diferentes interlocutores sociais e políticos é uma prioridade a salvaguardar. Os resultados da investigação devem ser apresentados e discutidos com esses intervenientes no processo do desenvolvimento do projecto. A colaboração e troca de experiências sobre as temáticas abordadas nesta unidade curricular com alunos de outros cursos leccionados na Universidade (maioritariamente no mesmo edifício) são incentivadas e valorizadas. O processo de definição dos conteúdos teóricos desta unidade curricular, bem como as metodologias de ensino adoptadas, tiveram em consideração a sua aplicabilidade no exercício prático da profissão de arquitecto – conhecimento útil – bem como a sua relação/coerência com os restantes conteúdos programáticos previstos na “estória” do plano curricular do curso. Assim, esta metodologia de ensino adoptada, num contexto de turmas compactas e de grande proximidade docente/discente permite aos alunos uma aquisição continuada de conhecimentos e competências enquadráveis no âmbito dos objectivos de aprendizagem desta unidade curricular. Os momentos de reflexão e debate sobre o processo do projecto visam fomentar práticas de investigação pelo projecto bem de dotar o aluno de uma maior desenvoltura na explicação, argumentação e reflexão critica sobre o seu e sobre os outros projectos.
Bibliografia:
[1] Amendola, Giandomenico (1997). La Ciudad Postmoderna. Madrid. Celeste Ediciones.
[2] Delgado, Manuel (1999). El animal público.Barcelona. Anagrama.
[3] Leach, Neil (2001). La na-estética de la arquitectura. Barcelona. Editorial Gustavo Gili, S.A.
[4] Montaner, Josep Maria (2009). Sistemas arquitetônicos contemporâneos. Barcelona : Gustavo Gili.
[5] Muntañola, J. (1981). Poetica y arquitectura. Barcelona. Anagrama.
[6]Solà-Morales, Ignasi (1995). Diferencias. Topografia de arquitectura contemporânea. Editorial Gustavo Gili, S.A.
[7] Thermie. (2001). A Green Vitruvius – Principios e Práticas de Projecto par uma Arquitectura Sustentável. Lisboa. Ordem dos Arquitectos.
Docente (* Responsável):
Luís Pinto de Faria (lpintof@ufp.edu.pt)