Unidade Curricular:Código:
Cidades Sustentáveis145CSUS
Ano:Nível:Curso:Créditos:
4Ciclo IntegradoArquitectura e Urbanismo4 ects
Período Lectivo:Língua de Instrução:Nº Horas:
Segundo SemestrePortuguês/Inglês52
Objectivos de Aprendizagem:
Esta UC tem por objetivo ministrar conhecimentos para a promoção de um desenvolvimento urbano sustentável com especial foco na vertente ambiental.
As competências transversais adicionais que serão trabalhadas serão:
• Trabalho autónomo e em equipa;
• Capacidade de Organização e de Planeamento;
• Capacidade para tomar decisões;
• Capacidade de auto-aprendizagem;
• Capacidade de aplicação de conhecimentos;
• Capacidade de adaptação a situações novas;
• Capacidade de Comunicação Oral e Escrita.
No final desta Unidade Curricular os alunos deverão:
• Saber aplicar os conhecimentos adquiridos, nomeadamente desenvolver indicadores de desenvolvimento sustentável;
• Saber avaliar o nível de sustentabilidade de uma cidade;
• Saber propor projetos para melhoria dos níveis de sustentabilidade das cidades.
Conteúdos Programáticos:
Capítulo 1 - Conceitos introdutórios
1.1 Ambiente e desenvolvimento humano
1.2 Indicadores de sustentabilidade
1.3 Cidades sustentáveis
Capítulo 2 Principais indicadores para cidades inteligentes
2.1 População
2.1.1 Saúde
2.1.2 Segurança Acesso a (outros) serviços
2.1.3 Educação
2.1.4 Qualidade da habitação e do ambiente construído
2.2 Planeta
2.2.1 Energia
2.2.2 Materiais, água e solo
2.2.3 Resiliência climática
2.2.4 Poluição e Resíduos
2.2.5 Ecossistemas
2.3 Prosperidade
2.3.1 Emprego
2.3.2 Equity
2.3.3 Economia Verde
2.3.4 Desempenho econômico
2.3.5 Inovação
2.3.6 Atratividade e competitividade
2.4 Governança
2.4.1 Organização
2.4.2 Envolvimento da comunidade
2.4.3 Governança multinível
Capítulo 3 Plataformas Existentes para Cidades Inteligentes
3.1 CKAN
3.2 Socrata
3.3 SCIS
3.4 FIWARE
3.5 CitySDK¶
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular:
Os conteúdos programáticos cobrem os objetivos formulados para a unidade curricular incluindo os processos metodológicos para o desenvolvimento de indicadores de desempenho de sustentabilidade (Key Performance Indicators – KPIs).
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída):
A metodologia de ensino-aprendizagem é expositiva, interrogativa e demonstrativa durante as aulas teórico-práticas e nas sessões de orientação do estudo. Recorre-se ao estudo orientado de casos, de modo a permitir interpretar e aplicar corretamente os conhecimentos teóricos adquiridos a situações reais. São propostos trabalhos de pesquisa orientada sobre os temas abordados.
A avaliação desta unidade curricular realiza-se de forma contínua durante as aulas teórico-práticas, através da realização e apresentação final dos trabalhos práticos propostos.
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular:
As metodologias de ensino-aprendizagem desta unidade curricular foram programadas de forma a potenciar uma visão global das questões associadas construção /reconversão de cidades sustentáveis. As metodologias de ensino estão em coerência com os objetivos da unidade curricular dado que a metodologia expositiva associada à análise de situações concretas e ao desenvolvimento de trabalhos sobre aspetos parcelares permitem a compreensão dos desafios que se colocam aos futuros profissionais.
Bibliografia:
1.CityKeys Project. http://www.citykeys-project.eu/citykeys/home
2.DGT (2018). Cidades sustentáveis 2020. http://www.dgterritorio.pt/ordenamento_e_cidades/cidades/cidades_sustentaveis_2020/
3.OECD (2015). The Metropolitan Century; Understanding Urbanisation and its Consequences. https://read.oecd-ilibrary.org/urban-rural-and-regional-development/the-metropolitan-century_9789264228733-en#page8
4.Peter Bosch, Sophie Jongeneel, Vera Rovers (TNO), Hans-Martin Neumann (AIT), Miimu Airaksinen and Aapo Huovila (VTT) (2017). CITYkeys indicators for smart city projects and smart cities. CityKeys Project - Co-funded by the European Commission within the H2020 Programme.Grant Agreement no: 646440.
5. Vilares, E., Rosa, F., Magalhães, M., Esteves, N. e tavares, M. (2015). Cidades sustentáveis 2020. MAOTE, Lisboa, Portugal.