Unidade Curricular: | Código: | ||
Cidades Sustentáveis | 145CSUS | ||
Ano: | Nível: | Curso: | Créditos: |
4 | Ciclo Integrado | Arquitectura e Urbanismo | 4 ects |
Período Lectivo: | Língua de Instrução: | Nº Horas: | |
Segundo Semestre | Português/Inglês | 52 | |
Objectivos de Aprendizagem: | |||
Esta UC tem por objetivo ministrar conhecimentos para a promoção de um desenvolvimento urbano sustentável com especial foco na vertente ambiental. As competências transversais adicionais que serão trabalhadas serão: • Trabalho autónomo e em equipa; • Capacidade de Organização e de Planeamento; • Capacidade para tomar decisões; • Capacidade de auto-aprendizagem; • Capacidade de aplicação de conhecimentos; • Capacidade de adaptação a situações novas; • Capacidade de Comunicação Oral e Escrita. No final desta Unidade Curricular os alunos deverão: • Saber aplicar os conhecimentos adquiridos, nomeadamente desenvolver indicadores de desenvolvimento sustentável; • Saber avaliar o nível de sustentabilidade de uma cidade; • Saber propor projetos para melhoria dos níveis de sustentabilidade das cidades. | |||
Conteúdos Programáticos: | |||
Capítulo 1 - Conceitos introdutórios 1.1 Ambiente e desenvolvimento humano 1.2 Indicadores de sustentabilidade 1.3 Cidades sustentáveis Capítulo 2 Principais indicadores para cidades inteligentes 2.1 População 2.1.1 Saúde 2.1.2 Segurança Acesso a (outros) serviços 2.1.3 Educação 2.1.4 Qualidade da habitação e do ambiente construído 2.2 Planeta 2.2.1 Energia 2.2.2 Materiais, água e solo 2.2.3 Resiliência climática 2.2.4 Poluição e Resíduos 2.2.5 Ecossistemas 2.3 Prosperidade 2.3.1 Emprego 2.3.2 Equity 2.3.3 Economia Verde 2.3.4 Desempenho econômico 2.3.5 Inovação 2.3.6 Atratividade e competitividade 2.4 Governança 2.4.1 Organização 2.4.2 Envolvimento da comunidade 2.4.3 Governança multinível Capítulo 3 Plataformas Existentes para Cidades Inteligentes 3.1 CKAN 3.2 Socrata 3.3 SCIS 3.4 FIWARE 3.5 CitySDK¶ | |||
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular: | |||
Os conteúdos programáticos cobrem os objetivos formulados para a unidade curricular incluindo os processos metodológicos para o desenvolvimento de indicadores de desempenho de sustentabilidade (Key Performance Indicators – KPIs). | |||
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída): | |||
A metodologia de ensino-aprendizagem é expositiva, interrogativa e demonstrativa durante as aulas teórico-práticas e nas sessões de orientação do estudo. Recorre-se ao estudo orientado de casos, de modo a permitir interpretar e aplicar corretamente os conhecimentos teóricos adquiridos a situações reais. São propostos trabalhos de pesquisa orientada sobre os temas abordados. A avaliação desta unidade curricular realiza-se de forma contínua durante as aulas teórico-práticas, através da realização e apresentação final dos trabalhos práticos propostos. | |||
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular: | |||
As metodologias de ensino-aprendizagem desta unidade curricular foram programadas de forma a potenciar uma visão global das questões associadas construção /reconversão de cidades sustentáveis. As metodologias de ensino estão em coerência com os objetivos da unidade curricular dado que a metodologia expositiva associada à análise de situações concretas e ao desenvolvimento de trabalhos sobre aspetos parcelares permitem a compreensão dos desafios que se colocam aos futuros profissionais. | |||
Bibliografia: | |||
1.CityKeys Project. http://www.citykeys-project.eu/citykeys/home 2.DGT (2018). Cidades sustentáveis 2020. http://www.dgterritorio.pt/ordenamento_e_cidades/cidades/cidades_sustentaveis_2020/ 3.OECD (2015). The Metropolitan Century; Understanding Urbanisation and its Consequences. https://read.oecd-ilibrary.org/urban-rural-and-regional-development/the-metropolitan-century_9789264228733-en#page8 4.Peter Bosch, Sophie Jongeneel, Vera Rovers (TNO), Hans-Martin Neumann (AIT), Miimu Airaksinen and Aapo Huovila (VTT) (2017). CITYkeys indicators for smart city projects and smart cities. CityKeys Project - Co-funded by the European Commission within the H2020 Programme.Grant Agreement no: 646440. 5. Vilares, E., Rosa, F., Magalhães, M., Esteves, N. e tavares, M. (2015). Cidades sustentáveis 2020. MAOTE, Lisboa, Portugal. |