Unidade Curricular:Código:
Análise Sociodemográfica145ASOC
Ano:Nível:Curso:Créditos:
4Ciclo IntegradoArquitectura e Urbanismo4 ects
Período Lectivo:Língua de Instrução:Nº Horas:
Primeiro SemestrePortuguês/Inglês52
Objectivos de Aprendizagem:
Os alunos deverão adquirir conhecimentos teóricos e práticos sobre temas e conceitos fundamentais de enquadramento e de suporte à análise de dados de natureza demográfica e social.
Conteúdos Programáticos:
1 - O OBJECTO DE ESTUDO
2 - PRINCÍPIOS E MÉTODOS DE ANÁLISE DEMOGRÁFICA
3 - A SITUAÇÃO DEMOGRÁFICA CONTEMPORÂNEA.
4 - ESTRUTURAS DEMOGRÁFICAS E CARACTERÍSTICAS SÓCIO-AMBIENTAIS DA POPULAÇÃO.
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular:
Os conteúdos programáticos, consequentes dos objetivos de aprendizagem da unidade curricular, dotam os formados de conhecimentos fundamentais a aplicar, numa dimensão urbanística que tem em conta as questões ecológicas e de sustentabilidade, à gestão do território: ao nível teórico e conceptual (1), ao nível metodológico e analítico (2), ao nível descritivo presente e prospetivo (3, 4).
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída):
Expositiva e demonstrativa, analítica e contínua.
Sistema de avaliação:
(i) Trabalho correspondente a 60 por cento da classificação.
Avaliação fundamentada na realização de um trabalho de recolha, tratamento e interpretação de dados sociodemográficos – nas escalas nacional, regional e municipal – enquanto suportar de aprendizagem da construção de documentos de planeamento territorial.
(ii) Teste correspondente a 40 por cento da classificação.
Avaliação de conhecimentos composta por teste teórico-prático a incidir sobre todos os conteúdos lecionados.
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular:
A unidade curricular incorpora um conjunto de saberes teóricos e práticos, importantes para a análise de dados, que permitem a sua aplicação em matérias importantes relacionadas com o planeamento e o urbanismo no pressuposto de que a distribuição equilibrada e racional das pessoas e dos edifícios pelo território constitui uma referência de aprendizagem e de aplicação. Para além dos dispositivos teóricos e conceptuais, a unidade curricular, vocacionada para a análise, utiliza metodologias de tratamento estatístico padronizadas e programas adequados, com destaque para o Excel e para o SPSS.
Bibliografia:
LIVI-BACCI, Massimo 1993 Introducción a la demografia. Barcelona: Editorial Ariel
MAIA, Rui Leandro 2002 (coord.) Dicionário de Sociologia. Porto: Porto Editora.
NAZARETH, J. Manuel, 1996 Introdução à Demografia, Lisboa, Ed. Presença.
PESTANA, Maria Helena e GAGEIRO, João Nunes 2003 Análise de dados para ciências sociais. Lisboa, 3ª ed: Edições Sílabo.
YEARLEY, Steven, 1992 A causa verde. Uma sociologia das questões ecológicas, Oeiras, Celta
Docente (* Responsável):
Rui Maia (rlmaia@ufp.edu.pt)