Unidade Curricular:Código:
Antropologia do Espaço145AESP
Ano:Nível:Curso:Créditos:
2Ciclo IntegradoArquitectura e Urbanismo3 ects
Período Lectivo:Língua de Instrução:Nº Horas:
Primeiro SemestrePortuguês/Inglês39
Objectivos de Aprendizagem:
Promover a capacidade de definição da área de conhecimento da Antropologia, quer ao nível de objecto quer ao nível de metodologia geral.
Produzir entendimento de como os diferentes paradigmas teóricos dentro das Ciências Sociais, em geral, e na Antropologia em particular, focalizam e conceptualizam o espaço de modo diferente e diverso.
Desenvolver a capacidade de entendimento e problematização das correntes teóricas abordadas numa perspectiva de aplicação das construções teóricas ao estudo do real social numa perspectiva de prática do ofício de arquitectura e planeamento urbano.
Conteúdos Programáticos:
1.Antropologia: definição;
2. Espaço: problematização do conceito
3. Espaço: genealogia do conceito nas Ciências Sociais
4. a cidade como sistema e como entidade simbólica - património; inclusão e exlcusão
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular:
Promover a capacidade de definição da área de conhecimento da Antropologia, quer ao nível de objecto quer ao nível de metodologia geral (pontos do programa: 1.)
Produzir entendimento de como os diferentes paradigmas teóricos dentro das Ciências Sociais, em geral, e na Antropologia em particular, focalizam e conceptualizam o espaço de modo diferente e diverso (pontos do programa: 1.2 até 1.3.1.1.).
Desenvolver a capacidade de entendimento e problematização das correntes teóricas abordadas numa perspectiva de aplicação das construções teóricas ao estudo do real social numa perspectiva de prática do ofício de arquitectura e planeamento urbano (pontos do programa: 2 e 3) .
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída):
Ensino com base aulas teóricas de caráter expositivo
Trabalhos práticos de análise de um lugar (pontos do programa 1 e 2)
Teste escrito (pontos do programa 3)
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular:
A natureza dos pontos 1 e 2 é eminentemente teórica o que se coaduna com o tipo de aulas; a avaliação por via de trabalhos práticos (pontos do programa 1 e 2) visa a produção das capacidades de aplicação prática referidas nos Objetivos.
Bibliografia:
Lynch, Kevin, (1999), A imagem da cidade (1960). Lisboa: Edições 70
Santos, P Mota, (2003a), “Territórios Patrimonializados: Centros Históricos e Metapolização”, in Oliveira, V O, (ed), Arquitectando Espaços: da Natureza à Megapólis, Porto-Coimbra: Universidade do Porto e Universidade de Coimbra, pp257/266.
(2000), “Identidades Sociais e apropriação do espaço: o património como conceito identitário” in Trabalhos de Antropologia e Etnologia, vol 40 (3-4), pp 9/16.
(1998), “Os Lugares como Espaços de Memória - temporalidade, identidade social e agência humana como elementos arquitecturais” in Pereiro, X, Seixas, P, Santos, P Mota, (org), Cultura e Arquitectura - Incursións Antropolóxicas no Espacio Construído, Santiago de Compostela: Edicións Lea, pp 91/109.
Silvano, Filomena, (2001), Antropologia do espaço: uma introdução. Oeiras: Celta Editora.
Wallman, S, (2011), The Capability of Places - Methods for Modelling Community Response to Intrusion and Change, London: Pluto Press.
Docente (* Responsável):
Paula Mota Santos (pmsantos@ufp.edu.pt)