Unidade Curricular:Código:
Estágio e Projecto Final I270EPF1
Ano:Nível:Curso:Créditos:
5Ciclo IntegradoArquitectura e Urbanismo5 ects
Período Lectivo:Língua de Instrução:Nº Horas:
Primeiro SemestrePortuguês/Inglês65
Objectivos de Aprendizagem:
Esta disciplina visa aprofundar conhecimentos específicos sobre as atividades próprias da profissão de arquiteto em âmbito de trabalho real, permitindo aos alunos aplicar e testar os saberes adquiridos ao longo do curso, confrontando academia e prática, assim como a solidez desse saber. Pretende também proporcionar ao aluno um contexto de aplicação das suas capacidades de compreensão e de resolução de problemas aplicadas a situações novas e não familiares, desenvolvendo a aptidão para integrar conhecimentos, lidar com questões de complexidade diversa e emitir juízos fundamentados, incluindo reflexões sobre as implicações e responsabilidades éticas, demonstrando competência na comunicação e exposição das suas ideias/projeto. Deverá finalmente atestar competências de reflexão crítica e autocrítica, bem como de aprendizagem fundamentalmente auto-orientada e autónoma.
Conteúdos Programáticos:
Conteúdos definidos num plano de estágio individual, de acordo com a instituição onde o aluno realiza o estágio e a aceitação pelo "orientador de estágio" designado pela Universidade.
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular:
A unidade curricular tem como principal objetivo preparar o estudante para a prática profissional independente, desenvolvendo e aprofundando conhecimentos e competências específicas do trabalho de arquiteto em contexto real, formando uma capacidade efetiva de intervir profissionalmente tanto ao nível da construção, da arquitetura e do planeamento, como também de novas atividades emergentes e enquadráveis como atos próprios da profissão Arquiteto. Consistindo esta disciplina num estágio curricular sob supervisão a realizar em empresas, gabinetes ou outras entidades públicas ou privadas, e sendo os conteúdos de aprendizagem determinados em função da atividade a desenvolver (validados pelos orientadores institucional e académico) a coerência entre conteúdos e objetivos está naturalmente garantida.
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída):
A metodologia desta UC consiste no desenvolvimento de um programa de estágio em instituição de acolhimento externa e ambiente real, supervisionado por um orientador institucional que apoia o aluno na realização das tarefas inerentes. Ao longo desse período de prática profissional são realizadas visitas ao local de trabalho pelo orientador académico com o objetivo de supervisionar o processo de integração e aprendizagem do aluno, assim como sessões de orientação na Universidade, sempre que tal seja pertinente.
A avaliação é o resultado – contabilizado em percentagens distintas – da nota dada ao Relatório de Estágio (que compreende: a apresentação e estrutura do relatório, o seu conteúdo, a caracterização da entidade acolhedora, a área em que se desenvolveu o estágio, as atividades realizadas e a apreciação global do estágio por parte do aluno) e da classificação atribuída pelo orientador institucional às competências práticas do aluno demonstradas na entidade acolhedora.
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular:
A principal metodologia desta disciplina consiste no desenvolvimento orientado de atividades próprias da profissão de arquiteto em âmbito de trabalho real e em regime de considerável independência. É neste contexto que se irá preparar aluno para a transição entre o processo académico de aquisição de conhecimentos e competências e a sua futura aplicação no exercício da atividade profissional; é também nesse milieu que irá aprofundar os seus saberes específicos, debatendo-se com as dificuldades próprias de atuação em ambientes estranhos, eventualmente mais complexos, que necessariamente lhe exigem maior capacidade crítica, de decisão e autonomia, perante as quais deverá explorar as ferramentas académicas e pessoais que lhe permitam responder a esses desafios. O acompanhamento do aluno por dois orientadores – um académico e outro institucional – pretende minimizar o impacto negativo relativamente ao novo meio de aprendizagem, facilitando a integração do aluno tanto ao nível social, como da prática profissional, esclarecendo sobre dúvidas ou dificuldades sentidas e orientando o seu comportamento nas diversas situações experienciadas. Reuniões pontuais entre os orientadores garantem o controlo do processo de aprendizagem por parte da Universidade, assim como um acompanhamento do aluno mais informado e ajustado às suas dificuldades e potencialidades. No final do período de estágio, a elaboração de um Relatório sobre a instituição acolhedora e as atividades realizadas força a capacidade de síntese e promove a reflexão crítica e autocrítica.
Bibliografia:
A bibliografia é selecionada em correspondência com as atividades desenvolvidas por cada aluno no contexto do seu Plano de Estágio.
Bibliography is selected in accordance to the activities developed by each student within the context of his Internship Plan.