Unidade Curricular:Código:
Análise Sociodemográfica270ASOC
Ano:Nível:Curso:Créditos:
4Ciclo IntegradoArquitectura e Urbanismo4 ects
Período Lectivo:Língua de Instrução:Nº Horas:
Português/Inglês52
Objectivos de Aprendizagem:
Os alunos deverão adquirir conhecimentos teóricos e práticos sobre temas e conceitos fundamentais de enquadramento e de suporte à análise de dados de natureza demográfica e social e da sua relação com o ordenamento do território e a elaboração de documentos estruturantes para a definição de políticas públicas.
Conteúdos Programáticos:
I - Objeto de estudo e componentes fundamentais:
1. Demografia vs Sociodemografia.
2. As principais fontes de informação.
3. A representação dos efetivos populacionais e dos acontecimentos demográficos no Diagrama de Lexis.
4. As estruturas demográficas.
5. A intensidade e calendário dos fenómenos demográficos.
6. O impacto das estruturas e do nível, intensidade e calendário, dos fenómenos demográficos sobre o número de acontecimentos demográficos.
7. A análise transversal e longitudinal dos fenómenos demográficos.
8. Os efeitos de idade, geração e período na análise dos fenómenos demográficos.
9. A transição demográfica e a transição epidemiológica.
10. Os desafios demográficos atuais.
11. As políticas de população e seus resultados.
II – Demografia e Planeamento Territorial
1. As principais dinâmicas da População Portuguesa: perspetiva histórica.
2. Divisão Administrativa e Planeamento Territorial:
3. O Ordenamento do Território
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular:
Os conteúdos programáticos, consequentes dos objetivos de aprendizagem da unidade curricular, dotam os alunos de conhecimentos fundamentais a aplicar, numa dimensão urbanística que tem em conta as questões ecológicas e de sustentabilidade, à gestão do território: ao nível teórico e conceptual, metodológico e analítico (I), ao nível descritivo presente e prospetivo com aplicação técnica a modelos de planeamento e a políticas públicas (II).
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída):
Expositiva e demonstrativa, analítica e contínua.
Sistema de avaliação:
(i) Trabalho correspondente a 40 por cento da classificação.
Avaliação fundamentada na realização de um trabalho de recolha, tratamento e interpretação de dados sociodemográficos – nas escalas nacional, regional e municipal – enquanto suporte de aprendizagem da construção de documentos de planeamento territorial. O trabalho realiza-se, objetivamente, para cada sessão sendo, por isso, concretizado pela resposta escrita, verificável, às questões-aula a depositar, individualmente, na plataforma da unidade curricular.
(ii) Teste correspondente a 60 por cento da classificação.
Avaliação de conhecimentos composta por teste teórico-prático a incidir sobre todos os conteúdos lecionados.
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular:
A unidade curricular incorpora um conjunto de saberes teóricos e práticos, importantes para a análise de dados, que permitem a sua aplicação em matérias relacionadas com o planeamento e o urbanismo no pressuposto de que a distribuição equilibrada e racional das pessoas e dos edifícios pelo território constitui uma referência de aprendizagem e de aplicação. Para além dos dispositivos teóricos e conceptuais, a unidade curricular, vocacionada para a análise, utiliza metodologias de tratamento estatístico padronizadas e programas adequados, com destaque para o Excel e para o SPSS.
Bibliografia:
BANDEIRA, M. L. 2003 Demografia. Objeto, teorias e métodos. Lx: Escolar Editora.
BARREIRA, M.E., VIDAL, D.G., PONTES, M., OLIVEIRA, G., MAIA; R.L. 2018 O Impacto dos Poluentes Atmosféricos no Cancro do Pulmão: um estudo transversal, Onco. News, 37: 14-19
CASTRO, E. A; Martins, J. M; SILVA, Carlos, J. 2015 A Demografia e o País. Previsões cristalinas sem bola de cristal. Lx: Gradiva.
LIVI-BACCI, M. 1993 Introducción a la demografia. Barcelona: Editorial Ariel
MAIA, R.L. 2002 (coord.) Dicionário de Sociologia. Porto: Porto Editora
MAIA, R.L. 2003 O Sentido das Diferenças. Migrantes e naturais: observação de percursos de vida no Bonfim. Lx: FCG/FCT
MAIA, R.L.; FARIA, Luís Pinto de 2016 O REJUVENESCIMENTO URBANO. Cinquenta Anos de Observação Sociodemográfica em Portugal. A Obra Nasce, vol. 11
VIDAL, D.G., PONTES, M., BARREIRA, E., OLIVEIRA, G., MAIA R.L. 2018 Differential mortality and inequalities in health services access in mainland Portugal, Finisterra, Vol. 53 (109): 53-70