Unidade Curricular:Código:
Psicomotricidade171PMOT
Ano:Nível:Curso:Créditos:
3LicenciaturaTerapêutica da Fala4 ects
Período Lectivo:Língua de Instrução:Nº Horas:
Segundo SemestrePortuguês52
Objectivos de Aprendizagem:
O aluno deve:
- Demonstrar conhecimento do processo de desenvolvimento ao longo do ciclo vital.
- Descrever o desenvolvimento motor de forma estruturada referindo as diferentes fases ou períodos.
- Identificar e analisar factores que afectam o desenvolvimento, de forma a compreender a variabilidade do processo.
- Conhecer as diferentes formas de avaliação do desenvolvimento psicomotor.
Conteúdos Programáticos:
História da Psicomotricidade. Abordagem da Ontogénese da Motricidade: Período Pré-embrionário; Período Fetal; Período Embrionário; Período Fetal; Período Neo-Natal. Desenvolvimento motor. Origem e desenvolvimento da linguagem. Distúrbios psicomotores e deficiências.
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular:
Aquisição e integração de conhecimentos que permitam o enquadramento das aprendizagens sobre o desenvolvimento motor e suas perturbações na área da terapêutica da fala (avaliação e intervenção).
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída):
Teste escrito (80%) + Trabalho escrito (20%)
nota mínima em cada componente de avaliação tp = 8 valores
Prática: (100%) Desafios práticos
Nota Final = 40%Tp+ 60% Pra
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular:
Aquisição e integração de conhecimentos que permitam o enquadramento do desenvolvimento motor e psicomotor na prática profissional do terapêuta da fala; Aquisição e desenvolvimento de capacidades de análise, de síntese e de integração de métodos, técnicas, conceitos, modelos, teorias e metodologias aplicadas à avaliação e intervenção ao longo da ciclo da vida.
Bibliografia:
Cordovil, R., João Barreiros (2014). Desenvolvimento Motor na Infância. Lisboa:FMH ed.
Fonseca, V. (1998). Psicomotricidade: filogénese, ontogénese e retrogénese. Ed. Artes Médicas (2ª edição) - Porto Alegre
Port, Howard, Willians, Lepper (2001). Very young children with special needs. Prentice Hall.N.Jersey
Wauters-Krings (2009). Psychomotricité à l'écol maternelle. de boeck. Bruxelles
Fonseca, V. (2005). Desenvolvimento Psicomotor e Aprendizagem. Lisboa: Âncora editora
Fonseca, V. (1995). Manual de observação psicomotora; significação psiconeurologica dos factores psicomotores. Ed. Artes Médicas - Porto Alegre.
Fonseca, V. (1998). Psicomotricidade: filogénese, ontogénese e retrogénese. Ed. Artes Médicas (
Docente (* Responsável):
Andreia Castro (andreiac@ufp.edu.pt)