Unidade Curricular:Código:
Projecto de Graduação171PGRD
Ano:Nível:Curso:Créditos:
3LicenciaturaTerapêutica da Fala4 ects
Período Lectivo:Língua de Instrução:Nº Horas:
Segundo SemestrePortuguês52
Objectivos de Aprendizagem:
Capacidade de elaborar um encaminhamento de um projeto de estudo : identificação correta das contingências de investigação, gestão das mesmas e definição clara do central vs secundário; planeamento das acções a levar a cabo bem como do local e forma de recolha de informações
Conteúdos Programáticos:
1. Metodologia científica: porquê a necessidade de um método?
2. A delineação de um projecto de pesquisa
2.1. A escolha do tema: selecção e delimitação
3.1.recolha de informação; formulação de questões
3.2.recolha de informação; elaboração de um plano de assunto
3.4.recolha de informação; elaboração de um plano de actividades
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular:
Capacidade de elaborar um encaminhamento de um projeto de estudo : identificação correta das contingências de investigação (pontos 1 e 2), gestão das mesmas e definição clara do central vs secundário; planeamento das acções a levar a cabo bem como do local e forma de recolha de informações (pontos 2.1, 2.2, 2.3 e 2.4)
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída):
Aulas de natureza teórico-prática com promoção de elevado graus de interacção com os discentes de modo a promover discussão dos temas abordados, nomeadamente por referência ás situações específicas de investigação dos discentes; a avaliação constitui-se pela elaboração de 2 apresentações em diferentes estágios da elaboração do Projeto de Graduação mais proposta final do mesmo
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular:
A natureza do programa é eminentemente prática o que se coaduna com o tipo de aulas; a avaliação por via da apresentação faseada doa proposta de PG visa o desenvolvimentos das capacidades enunciadas nos Objetivos
Bibliografia:
Eco, Umberto (1984) - Como se faz uma tese em ciências humanas. 3ª Ed., Lisboa, Editorial Presença.
Cervo, Amado L, Bervian, Pedro Alcino (1983), Metodologia científica : para uso dos estudantes universitários : McGraw-Hill
Fortin, Marie-Fabienne (2000) - O processo de investigação: da concepção à realização. 2ª Ed. Loures, Lusociência.
- Gil, A.C. (1998) - Como elaborar um Projecto de PEsquisa. São Paulo: Editora Atlas S.A.
- Lakatos, E.M.; Marconi, M-A- (1989) - Metodologia do Trabalho Científico. São Paulo: Editora Atlas.
- Quivy, R.E. Campenhoudt (1992) - Manual de investigação em ciências sociais. Lisboa, Gradiva.
Docente (* Responsável):
Paula Mota Santos (pmsantos@ufp.edu.pt)