Unidade Curricular:Código:
Métodos e Técnicas de Avaliação e Intervenção em Terapia da Fala171MTAI
Ano:Nível:Curso:Créditos:
3LicenciaturaTerapêutica da Fala4 ects
Período Lectivo:Língua de Instrução:Nº Horas:
Primeiro SemestrePortuguês52
Objectivos de Aprendizagem:
De uma forma global espera-se que o aluno desenvolva a capacidade de análise e síntese; de aprender; de resolver problemas; de aplicar o conhecimento; de trabalhar a informação;
Especificamente, os Objetivos de Aprendizagem (OA) são os seguintes:
1- Demonstrar evidências de raciocínio clínico no âmbito da aquisição, desenvolvimento e aprofundamento de conhecimentos no âmbito da avaliação e intervenção nas patologias da comunicação e linguagem humana;
2- Utilizar critérios de avaliação objetivos para definir uma avaliação num caso de gaguez (criança e adulto) e de perturbações da linguagem na criança;
3- Desenvolver a capacidade de resolução de problemas, construção e fundamentação da própria argumentação no âmbito da avaliação e intervenção em Terapêutica da Fala;
4- Aplicar modelos de avaliação e intervenção em estudos de caso.
Conteúdos Programáticos:
1. Condução de um processo de Avaliação em Terapia da Fala
1.1 Avaliação formal e informal em Terapia da Fala
1.2 Baterias de avaliação formal nas diferentes áreas de intervenção:
1.3 Gaguez
1.3.1 Fala Fluente e Não Fluente
1.3.2 Definições de Gaguez
1.3.3 Etiologia da Gaguez
1.3.4 Avaliação na Gaguez
1.3.5 Anamnese
1.3.6 Instrumentos de Avaliação
1.3.7 Intervenção
1.3.8 Stuttering Intervention Program
1.3.9 Overall Assessment of the Speaker`s Experience of Stuttering (OASES)
1.3.10 Assessment of the Child`s Experience of Stuttering (ACES)
1.3.11 Lindcombe Program of Early Stuttering Intervention
2. Condução de um processo de Intervenção em terapia da fala
3. Intervenção em Terapêutica da Fala- Modelos/programas de Intervenção
4. Estudo de casos e adequação de objetivos ao plano de intervenção.
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular:
Os conteúdos programáticos (CP) foram delineados em função dos objetivos de aprendizagem (OA) da unidade curricular:
CP1 –OA1,2 e 3
CP2 e CP3 – OA1, 2 e 3
CP4- OA4
No CP1 são abordados os conceitos fundamentais associados à avaliação formal e informal da linguagem e fala, assim como os instrumentos de avaliação usados no Português Europeu.
No CP2 são focados aspetos relacionados com os principais focos de intervenção, seleção de objetivos gerais e específicos e procedimentos terapêuticos.
No CP3 analisam-se alguns programas de intervenção na população infantil e adulta.
No CP4 são abordados os aspetos práticos relacionados com o uso de materiais de intervenção.
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída):
Metodologias ativas, colaborativas e expositivas:
1- Resolução de problemas em pequenos grupos;
2- Sessões de brainstorming de tópicos e questões a serem investigados pelos alunos;
3- Orientação da pesquisa realizada pelos alunos;
4- Resumo e síntese da pesquisa realizada pelos alunos e discussão em grupo;
5- Apresentação de conteúdos programáticos com recurso a projeções, exemplificações, casos clínicos em vídeo.
Avaliação:
Época normal
- Avaliação Distribuída –
1) Trabalho individual e apresentação (40%)
2) Teste escrito (50%)
3) Participação/ assiduidade (10%)
Época Recurso
- Exame (100%)
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular:
As metodologias de ensino adoptadas para esta unidade curricular são coerentes com os objetivos definidos, uma vez que permitem um aprofundamento do conhecimento dos alunos e a sua participação ativa nas aulas através de estratégias ativas e colaborativas de aprendizagem, combinadas com métodos expositivos e tradicionais. O professor será um facilitador do processo de aprendizagem do aluno, fomentando o relacionamento dos conceitos, a capacidade de análise e a discussão e reflexão com a prática da terapia da fala. Objetivo1- metodologia ativa e expositiva- avaliação: teste escrito e participação/ assiduidade Objetivo2- metodologia ativa e expositiva- avaliação: teste escrito e participação/ assiduidade Objetivo3 - metodologia ativa e expositiva- avaliação: trabalho escrito e apresentação oral Objetivo4- metodologia ativa - avaliação: teste escrito e participação/ assiduidade
Bibliografia:
Guitar, B. (2013). Stuttering: An integrated approach to its nature and treatment. Lippincott Williams & Wilkins.
Dwight, D. M. (2006). Here's how to do therapy: Hands-on core skills in speech-language pathology. Plural Pub..
Paul, R. (2008). Interventions to improve communication in autism. Child and adolescent psychiatric clinics of North America, 17(4), 835-856.
Ratner, N. B., & Tetnowski, J. A. (Eds.). (2014). Current issues in stuttering research and practice. Psychology Press.
Roth, F. P., & Worthington, C. K. (2015). Treatment resource manual for speech language pathology. Nelson Education.
Shipley, K. G., & McAfee, J. G. (2015). Assessment in speech-language pathology: A resource manual. Nelson Education.
Silverman, F. H. (2004). Stuttering and other fluency disorders. Waveland PressInc.
Docente (* Responsável):
Joana Rocha (jrocha@ufp.edu.pt)
Vânia Peixoto (vpeixoto@ufp.edu.pt)