Unidade Curricular: | Código: | ||
Microbiologia Geral | 1023MGER | ||
Ano: | Nível: | Curso: | Créditos: |
2 | Licenciatura | Terapêutica da Fala | 5 ects |
Período Lectivo: | Língua de Instrução: | Nº Horas: | |
Português/Inglês | 65 | ||
Objectivos de Aprendizagem: | |||
OA1-Identificar as características estruturais dos organismos eucariotas e procariotas OA2-Identificar os factores que influenciam o crescimento dos microrganismos OA3-Vírus OA4-Princípios de genética microbiana OA5-Identificar e descrever os mecanismos de infecção OA6-Antimicrobianos | |||
Conteúdos Programáticos: | |||
O programa da disciplina de Microbiologia Geral irá abordar os conceitos base e fundamentais sobre o mundo microbiológico. Será dada especial ênfase à interdependência dos diversos conceitos de microbiologia estrutural, microbiologia funcional, relação parasita-hospedeiro e antimicrobianos. CP1-Identificar as características estruturais dos organismos eucariotas e procariotas CP2-Identificar os factores que influenciam o crescimento dos microorganismos CP3-Vírus CP4-Princípios de genética microbiana CP5-Identificar e descrever os mecanismos de infecção CP6-Antimicrobianos | |||
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular: | |||
Os conteúdos programáticos estão totalmente de acordo com o objetivo da unidade curricular. A carga horária de cada um dos conteúdos está também adequada à aprendizagem dos objetivos. Os objetivos (OA1-OA6) são conseguidos pelas respectivas componentes programáticas (CP1-CP6). | |||
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída): | |||
Forma de execução pedagógica: M1-Exposição e debate dos conceitos teóricos relevantes em sala de aula, orientação do estudo autónomo dos alunos por consulta da bibliografia recomendada. M2-Brainstorming sobre questões pertinentes relacionadas com a matéria exposta em sala de aula. M3-Relativamente à componente laboratorial a aprendizagem resulta da execução laboratorial dos trabalhos que reforçam a aprendizagem teórica. Avaliação contínua (Dois testes teóricos e dois testes práticos durante o semestre). Qualquer uma das componentes só está concluída com 9,5 valores. A componente teórica contribui com 80% da nota final e a componente prática com 20% da nota final. A componente teórica é avaliada por exame final no caso de não o ser por avaliação contínua. | |||
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular: | |||
As metodologias de ensino (M1-exposição teórica, M2-debate e orientação do estudo autónomo e M3 trabalho laboratorial) estão totalmente de acordo com o objetivo da unidade curricula(OA1-OA6). A carga horária de cada um dos conteúdos está também adequada à apredizagem dos objetivos. | |||
Bibliografia: | |||
(1) Ferreira, W.F.C. and Sousa, J.C. – Microbiologia (vol. 1) – LIDEL, 2010 (2) Prescott, L., Harley, J.P., Klein, D.A. – Microbiology – McGraw-Hill, 6ª edição, 2004 (3) Sousa, J.C. – Antibióticos volume 1 – Edições UFP, 2016. (4) Sousa, J.C., Cerqueira, F., Abreu, C. – Microbiologia. Protocolos laboratoriais, 2ª edição– Edições UFP, 2012. Sousa, J.C. – Manual de antibióticos antibacterianos – 2ª edição – Edições UFP, 2007 Ferreira, W.F.C. and Sousa, J.C. – Microbiologia (vol. 2) – LIDEL, 2000 Ferreira, W.F.C. and Sousa, J.C. – Microbiologia (vol. 3) – LIDEL, 2002 Sousa, J.C., Cerqueira, F., Abreu, C. – Microbiologia. Protocolos laboratoriais – Edições UFP, 2006 |