Unidade Curricular:Código:
Gramática da Comunicação e Terminologia Médica1023GRC
Ano:Nível:Curso:Créditos:
1LicenciaturaTerapêutica da Fala3 ects
Período Lectivo:Língua de Instrução:Nº Horas:
Português/Inglês39
Objectivos de Aprendizagem:
Pretende-se que o aluno domine as técnicas de investigação e de produção com vista à correcta execução do trabalho científico e desenvolva competências estruturantes de natureza teórico-prática que lhe permitam conhecer e aplicar estruturas discursivas utilizáveis na sua área de formação.
Para dotar os alunos das competências específicas a desenvolver no âmbito desta unidade curricular, existe uma correspondência direta entre os conteúdos de cada capítulo lecionado e as competências específicas a desenvolver.
Conteúdos Programáticos:
1. O conhecimento científico
1.2. conhecimento do senso comum vs conhecimento da ciência
1.3. método: definição e centralidade na ciência
2. Pesquisa e fontes bibliográficas
3. Introdução à metodologia da investigação.
3.1.. Fases do processo de investigação
3.2.. Escolher e formular um problema de investigação;
3.3. O objetivo da investigação, as questões e hipóteses
4. Questões metodológicas
4.1. Métodos qualitativos e quantitativos
4.2. Projeto de pesquisa.
4.3. Tipos de estudo
4.4. Métodos de amostragem.
4.5. Métodos para coleta de dados.
5. Aspectos formais
5.1. Elementos do relatório
5.2. Manual de estilo da UFP
6. Terminologia médica
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular:
Os conteúdos programáticos incidem na eficaz aquisição e utilização da terminologia médica bem como na metodologia do trabalho científico com vista à produção textual.
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída):
Desenvolver-se-ão diferentes atividades de leitura, escrita, compreensão e produção discursivas inerentes ao desenvolvimento da competência de comunicação, direcionado para a área de formação dos alunos.
Avaliação
2 frequências (50% + 50%)
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular:
As metodologias propostas estão em coerência com os objetivos formulados para a unidade curricular dado que apostam no desenvolvimento de estudo orientado e na participação ativa do aluno de modo a que este experimente e adquira ferramentas que otimizem a sua expressão no campo da comunicação científica e da terminologia específica do curso. Pretende-se o desenvolvimento das capacidades produtivas, críticas, relacionais e avaliativas de questões gerais.
Bibliografia:
Collins, C. Edward (2008). A Short Course in Medical Terminology. Philadelphia, Wolters Kluwer Health / Lippincott Williams & Wilkins.
Dicionário de Termos Médicos (2020). https://www.infopedia.pt/dicionarios/termos-medicos
Houaiss, A. e Villar, M. (2009). Grande Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa. Rio de Janeiro, Objectiva.
Lopes, E. J. M. (2016). “Plágio”. In Dicionário Crime, Justiça e Sociedade. Lisboa: Sílabo: 362-364.
Manual de elaboração de trabalhos científicos da Universidade Fernando Pessoa. [Em linha]. Disponível em http://ufp.ufp.pt. [Consultado em 11/09/2014].
Manuila, L. et al. (2004). Dicionário Médico. Lisboa, Climepsi Editores.
Mateus, M. H. et alli. (2003). Gramática da Língua Portuguesa. Lisboa: Caminho.
Pereira, A. e Poupa, C. (2004). Como escrever uma tese usando o Word. Lisboa, Sílabo.
Rei, J. E. (1994). A escrita – seu aperfeiçoamento na Universidade. Porto, Porto Editora.
Severino, A. (2000). Metodologia do trabalho científico. São Paulo, Cortez.