Unidade Curricular: | Código: | ||
Estágio Profissionalizante I | 171EPRO | ||
Ano: | Nível: | Curso: | Créditos: |
3 | Licenciatura | Terapêutica da Fala | 6 ects |
Período Lectivo: | Língua de Instrução: | Nº Horas: | |
Português | 78 | ||
Objectivos de Aprendizagem: | |||
1. Integrar conhecimentos teóricos e teórico-práticos ministrados ao longo do curso. 2. Dominar o processo de análise e classificação das perturbações da comunicação, linguagem, fala e deglutição em crianças e adultos. 3 Sistematizar e automatizar a prática quotidiana em diferentes áreas de atuação do Terapeuta da Fala. 4. Saber construir e analisar um protocolo de recolha dos dados e avaliação das perturbações da comunicação, linguagem, fala e deglutição em crianças e adultos. 5. Traçar planos terapêuticos para os casos clínicos acompanhados em contexto real de trabalho. | |||
Conteúdos Programáticos: | |||
Com o estágio profissionalizante I o aluno deverá levar a cabo o plano terapêutico (avaliação e intervenção) junto de diferentes casos da clínica pedagógica, ou numa Instituição que colabore com a Universidade. | |||
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular: | |||
Os conteúdos programáticos (CP) foram delineados em função dos objetivos de aprendizagem (OA) da unidade curricular. Assim, CP1 corresponde ao OA1-5. O CPI incide sobre conhecimentos e competências necessários para o desenvolvimento de estudos de casos, baseados no acompanhamento de pacientes. | |||
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída): | |||
- Prática tutelada. - Recursos técnicos, incluindo multimédia. - Avaliação, análise e intervenção com casos. Avaliação: contínua. Dossier de Estágio final. | |||
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular: | |||
Sendo a unidade curricular constituída por aulas práticas, as metodologias de ensino usadas enquadram-se nos melhores procedimentos usados nesta área. O desenvolvimento dos conhecimentos e das competências desta unidade curricular será efetuado através de uma revisão constante das aprendizagens, pela sua prática tutelada e reflexão conjunta na clínica pedagógica. | |||
Bibliografia: | |||
Creswell, J. W. (2009). Research Design, Qualitative, Quantitative, and Mixed Methods Approaches (3rdEd.). USA:SAGE Publications. Franco, M.; Reis, M.; Gil, T. (2003) - Comunicação, Linguagem e Fala: Perturbações Específicas de Linguagem em Contexto Escolar. Lisboa: Ministério da Educação. Jakubovicz R. (2002). Avaliação, diagnóstico e tratamento em fonoaudiologia – psicomotricidade, deficiência de audição, atraso de linguagem simples e gagueira infantil. (2.ªEd.). Rio de Janeiro, Revinter Freixo, M. J. V. (2010). Metodologia Científica, Fundamentos, Métodos e Técnicas (2ª Ed.). Lisboa: Instituto Piaget. |