Unidade Curricular:Código:
Estágio Profissionalizante I171EPRO
Ano:Nível:Curso:Créditos:
3LicenciaturaTerapêutica da Fala6 ects
Período Lectivo:Língua de Instrução:Nº Horas:
Português78
Objectivos de Aprendizagem:
1. Integrar conhecimentos teóricos e teórico-práticos ministrados ao longo do curso.
2. Dominar o processo de análise e classificação das perturbações da comunicação, linguagem, fala e deglutição em crianças e adultos.
3 Sistematizar e automatizar a prática quotidiana em diferentes áreas de atuação do Terapeuta da Fala.
4. Saber construir e analisar um protocolo de recolha dos dados e avaliação das perturbações da comunicação, linguagem, fala e deglutição em crianças e adultos.
5. Traçar planos terapêuticos para os casos clínicos acompanhados em contexto real de trabalho.
Conteúdos Programáticos:
Com o estágio profissionalizante I o aluno deverá levar a cabo o plano terapêutico (avaliação e intervenção) junto de diferentes casos da clínica pedagógica, ou numa Instituição que colabore com a Universidade.
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular:
Os conteúdos programáticos (CP) foram delineados em função dos objetivos de aprendizagem (OA) da unidade curricular. Assim,
CP1 corresponde ao OA1-5.
O CPI incide sobre conhecimentos e competências necessários para o desenvolvimento de estudos de casos, baseados no acompanhamento de pacientes.
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída):
- Prática tutelada.
- Recursos técnicos, incluindo multimédia.
- Avaliação, análise e intervenção com casos.
Avaliação: contínua. Dossier de Estágio final.
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular:
Sendo a unidade curricular constituída por aulas práticas, as metodologias de ensino usadas enquadram-se nos melhores procedimentos usados nesta área. O desenvolvimento dos conhecimentos e das competências desta unidade curricular será efetuado através de uma revisão constante das aprendizagens, pela sua prática tutelada e reflexão conjunta na clínica pedagógica.
Bibliografia:
Creswell, J. W. (2009). Research Design, Qualitative, Quantitative, and Mixed Methods Approaches (3rdEd.). USA:SAGE Publications.
Franco, M.; Reis, M.; Gil, T. (2003) - Comunicação, Linguagem e Fala: Perturbações Específicas de Linguagem em Contexto Escolar. Lisboa: Ministério da Educação.
Jakubovicz R. (2002). Avaliação, diagnóstico e tratamento em fonoaudiologia – psicomotricidade, deficiência de audição, atraso de linguagem simples e gagueira infantil. (2.ªEd.). Rio de Janeiro, Revinter
Freixo, M. J. V. (2010). Metodologia Científica, Fundamentos, Métodos e Técnicas (2ª Ed.). Lisboa: Instituto Piaget.