Unidade Curricular:Código:
Estágio Profissionalizante II171EPR2
Ano:Nível:Curso:Créditos:
4LicenciaturaTerapêutica da Fala30 ects
Período Lectivo:Língua de Instrução:Nº Horas:
Primeiro SemestrePortuguês390
Objectivos de Aprendizagem:
1. Levar a cabo o projeto idealizado e iniciado na UC de Projeto de Graduação do 6.º semestre, finalizando na sua apresentação e defesa, face a um júri composto por 3 elementos: presidente, vogal e arguente
2. Levar a cabo um projeto de prevenção e/ou sensibilização sobre terapia da fala, na comunidade
3. Possuir conhecimentos e capacidade de compreensão sobre o papel do Terapeuta da Fala nos domínios relacionados com as perturbações da comunicação humana e da deglutição; Ser completamente autónomo nas atividades terapêuticas que fazem parte do perfil de atuação do Terapeuta da Fala; e Ser capaz de pesquisar e refletir do ponto de vista clínico, de forma a fundamentar as suas medidas de atuação.
Conteúdos Programáticos:
1 - Defesa do Projeto de Graduação
2 - Idealização de um Projeto de prevenção e/ou sensibilização sobre Terapia da Fala, na comunidade
3 - Estágio Clínico
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular:
Os conteúdos programáticos (CP) foram delineados em função dos objetivos de aprendizagem (OA) da unidade curricular:
CP1 corresponde aos OA1
CP2 corresponde ao OA2
CP3 corresponde ao OA3
No CP1 o aluno deverá levar a cabo um projeto de graduação, finalizando na sua apresentação e defesa.
No CP2 o aluno em contexto de grupo, deverá idealizar, planear e implementar um projeto de prevenção.
No CP3 o aluno deverá fazer o acompanhamento individual de pacientes e participar de forma ativa nas reuniões de discussão de estudo de caso.
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída):
Estágio clínico e orientação tutorial:
- Avaliação contínua, compreendendo o desempenho do aluno no estágio e participação em orientações tutoriais
Avaliação:
Época normal
UL1 - Defesa do Projeto de Graduação - 35%
UL2 - Idealização de um Projeto de prevenção e/ou sensibilização sobre Terapia da Fala, na comunidade - 30%
UL3 - Estágio Clínico - construção de um dossier de estágio, segundo avaliação através do COMPEC-TF) – 35%
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular:
Estágio clínico Metodologia participativa, na qual se pretende que os alunos apliquem os conhecimentos adquiridos, através de reflexões críticas e análise de situações específicas e reais, na resolução de problemas concretos e de desenvolvimento, com vista à prática clínica futura. Orientação tutorial Metodologia interrogativa e participativa, onde se pretende dar orientações e fazer o acompanhamento de trabalho dirigido a cada um dos alunos, com vista a fomentar um raciocínio refletido, com base nos conhecimentos anteriormente adquiridos e na pesquisa bibliográfica específica.
Bibliografia:
É de consulta obrigatória a bibliografia referenciada para as unidades curriculares nucleares do curso, nomeadamente:
- Psicolinguística e Desenvolvimento da Linguagem;
- Fonética e Fonologia;
- Voz, Motricidade Orofacial e Deglutição;
- Comunicação e Linguagem na Criança;
- Neurologia e Patologias Neuromotoras
- Audiologia
- Linguagem e Comunicação no Adulto.
Docente (* Responsável):
Daniela Vieira (dvieira@ufp.edu.pt)
Rita Alegria (ralegria@ufp.edu.pt)