Unidade Curricular:Código:
Estágio de Observação1023EOBS
Ano:Nível:Curso:Créditos:
1LicenciaturaTerapêutica da Fala5 ects
Período Lectivo:Língua de Instrução:Nº Horas:
Segundo SemestrePortuguês/Inglês65
Objectivos de Aprendizagem:
A. Demonstrar, por escrito e oralmente, evidência de capacidade de observação e análise de comportamentos comunicativos e evidências de aquisição e de desenvolvimento da linguagem, ao longo do ciclo vital.
B. Identificar informação comunicativa e linguística relevante, nos diferentes contextos de observação, estruturando-a nas etapas/fases da aquisição e desenvolvimento da linguagem, nomeadamente através da recolha de dados e registo/preenchimento de checklists de observação;
C. Construir checklist de recolha de dados segundo a fase de desenvolvimento linguístico dos casos, com algum raciocínio face aos itens incluídos;?
D. Identificar assuntos chave observados, registá-los de modo sucinto e discuti-los em pequeno grupo.
Conteúdos Programáticos:
1 Aquisição e desenvolvimento da linguagem. Contextos de comunicação interpessoal naturais.
2 Construção de folha de registo da informação observada.
3 Recolha e interpretação dos dados observados em situações reais .
4 Etapas/fases da aquisição e desenvolvimento da linguagem: registo e análise do mesmo.
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular:
O objetivo A está associado aos conteúdos 1, 3, 4.
O objetivo B está associado aos conteúdos 2, 3, 4.
O objetivo C está associado aos conteúdos 2.
O objetivo D está associado aos conteúdos 3, 4.
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída):
a) Colaborativo;
b) Elaboração de trabalhos;
c) Discussão em pequeno e grande grupo;
d) Aprendizagem autodirigida.
Avaliação:-
Realização de um portfólio ao longo do semestre onde se reúnem todas todos os relatórios de observação.
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular:
O objetivo A – método a), b), c), d) – Avaliação: Portfólio O objetivo B – método b), d) – Avaliação: Portfólio O objetivo C – método b), d) – Avaliação: Portfólio individual O objetivo D – método b), c), d) – Avaliação: Portfólio
Bibliografia:
Peixoto, V., Rocha, J. (org.) (2009).Metodologias de intervenção em terapia da fala. Porto: Edições Universidade Fernando Pessoa
Avaliação da linguagem : teoria e prática do processo de avaliação do comportamento lingüístico infantil / Víctor M. Acosta (coord.)...[et al.] ; trad. Magali de Lourdes Pedro. - 1ª ed. - São Paulo : Livraria Santos Editora, 2003.
McAllister, J., Miller, M. (2013). Introductory linguistics for speech and language therapypractice - Oxford : Wiley Blackwell,
Docente (* Responsável):
Rita Alegria (ralegria@ufp.edu.pt)