Unidade Curricular: | Código: | ||
Bioestatística | 1023BEST | ||
Ano: | Nível: | Curso: | Créditos: |
1 | Licenciatura | Terapêutica da Fala | 5 ects |
Período Lectivo: | Língua de Instrução: | Nº Horas: | |
Português/Inglês | 65 | ||
Objectivos de Aprendizagem: | |||
A Bioestatística propõe-se introduzir e desenvolver o conhecimento de técnicas de análise estatística, apresentando exemplos relevantes e situações realistas para ilustrar os conceitos. Procura-se ainda desenvolver no aluno o espírito crítico e de análise, relativamente aos resultados obtidos, de forma a estabelecer o grau de confiança nos mesmos. Os objetivos/competências fundamentais da unidade curricular determinam que no final do semestre o aluno deverá ser capaz de: - Aplicar corretamente as técnicas da estatística descritiva a dados de uma amostra; - Utilizar as técnicas da inferência estatística para obter, a partir da amostra, informação sobre a população. | |||
Conteúdos Programáticos: | |||
Conceitos estatísticos básicos. Estatística descritiva: introdução, classificação de variáveis, caracterização de amostras univariadas, medidas de tendência central, medidas de partição, medidas de dispersão. Correlação e Regressão linear. Variáveis aleatórias e distribuições de probabilidade: v.a. discretas e contínuas, e suas funções de probabilidade, de densidade de probabilidade e de distribuição. Algumas distribuições de probabilidade teóricas para v.a. discretas e contínuas. Estimação por intervalo de confiança: valor médio, variância, proporção populacional, RR e OR. Dimensionamento de amostras. Ensaio de hipóteses paramétricos e não paramétricos: procedimento envolvido em ensaios de hipóteses, análise de erros, testes mais comuns. | |||
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular: | |||
A bioestatística funciona como ferramenta auxiliar da investigação científica em saúde; Os conteúdos programáticos selecionados são os de análise de dados base exploratória e de inferência de qualquer investigação quantitativa. | |||
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída): | |||
2 testes | |||
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular: | |||
Aulas privilegiam os métodos activos e participativos, com vista a uma aplicação prática crítica dos conteúdos abordados nas aulas. A leitura crítica de artigos, com foco na secção de materiais e métodos e na de resultados, permite perceber como se escreve sobre os métodos de análise de dados e como se vê o resultado desses métodos aplicados aos dados. | |||
Bibliografia: | |||
[1] DANIEL, WW; Cross, CL. Biostatistics: A Foundation for Analysis in the Health Sciences, 10th ed., John Wiley and Sons, 2013. [2] DAWSON, B; Trapp, RG. Basic & Clinical Biostatistics, 4th ed., McGraw-Hill, 2004. [DAWSON, B; Trapp, RG. Bioestatística Básica e Clínica, 3ª ed., McGraw-Hill, 2003.] [3] Gouveia de Oliveira, A. Bioestatística Descodificada. 2ª edição, LIDEL, 2014. |