Unidade Curricular:Código:
Biofísica e Biomecânica1023BBIO
Ano:Nível:Curso:Créditos:
1LicenciaturaTerapêutica da Fala4 ects
Período Lectivo:Língua de Instrução:Nº Horas:
Segundo SemestrePortuguês/Inglês52
Objectivos de Aprendizagem:
Objectivos e competências a serem atingidos (OA).
1. Compreender a relação entre grandezas físicas e o seu significado e a mecânica ondulatória.
2. Entender uma variação oscilatória.
3. Analisar fenómenos de carácter oscilatório com interesse na prática clínica e no dia à dia.
4. Conhecer e explicar alguns os conceitos fundamentais de mecânica ondulatória.
5. Entender os fenómenos de ressonância.
6. Explicar e conhecer os mecanismos do impulso nervoso e os aspectos biofísicos simples a ele associado.
7. Explicar os mecanismos de processamento de trocas iónicas durante a condução nervosa.
8. Conhecer os aparelhos mais importantes para a geração e captação de som.
9. Aplicar os conceitos físicos da mecânica dos fluidos (gasosos) e mecânica ondulatória (ondas sonoras) ao fluxo aério na árvore respiratória.
10. Compreender o mecanismo de geração das ondas sonoras pelo aparelho fonador humano.
Conteúdos Programáticos:
CP 1. Métodos de estudo da biomecânica:
1.1 As analogias e modelos
1.2 Conceitos fundamentais: a matéria, as ondas as interacções
1.3 A utilização da matemática na mecânica ondulatória.
CP2. O impulso eléctrico e o fluxo nervoso
1.1 Células nervosas, potencial de repouso da membrana do axónio
1.4 Modelos para a condução nervosa no axónio
CP3. Biofísica da função respiratória pulmonar
3.1 Noções de elasticidade, complacência, difusão, tensão superficial e energia de superfície
3.2 A função pulmonar: Lei de Dalton, leis de Fick da difusão e lei de Laplace
3.3 Modelos para a ventilação pulmonar e para as trocas gasosas
CP4. O som e a bioacústica
4.1 O aparelho fonador humano e o aparelho auditivo
4.2 Elasticidade, plasticidade, ondas longitudinais, ondas estacionárias
4.3 Ondas sonoras e propriedades
4.4 Tubos acústicos
4.5 Características fisiológicas do som
4.6 Modelos para a produção e descodificação de ondas sonoras.
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular:
CP1 - Visa atingir OA1, OA2, OA3.
CP2 - Visa atingir OA1, OA6 e OA7
CP3 - Visa atingir OA5, OA6, OA8, OA9 e OA10
CP4 – Visa atingir OA1, OA2, OA3, OA4, OA5, OA8 e OA10
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída):
M1 - Utilização da plataforma de e-learning para armazenar material didático que será disponibilizado ao aluno.
M2 - O material disponibilizado servirá de apoio para os estudos baseados em problemas que se introduzirá como ferramenta de ensino-aprendizagem.
M3 - Atividades de pesquisa autónoma que serão baseadas em questões de desenvolvimento e pesquisa.
M4 - Desenvolvimento de actividades de síntese dos conteúdos básicos, após exposição oral, onde os alunos terão um envolvimento pro-ativo.
M5 - Recorrer-se-á, ainda, à utilização de vídeos de demonstração do fluxo ondulatório para promover a discussão dos fundamentos físicos a ele inerentes.
Avaliação
Duas provas de avaliação sumativa (50% cada da classificação final). Na avaliação sumativa estará incluída uma prova cognitiva (questão aberta que demonstre a compreensão por parte do aluno sobre a relevância do conteúdo para os aos domínios da terapia da fala).
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular:
M1 - Utilização da plataforma de e-learning para armazenar material didático que será disponibilizado ao aluno. Para a prossecução de todos os objetivos. M2 - O material disponibilizado servirá de apoio para os estudos baseados em problemas que se introduzirá como ferramenta de ensino-aprendizagem. Para a prossecução dos OA1 a OA5; M3 - Atividades de pesquisa autónoma que serão baseadas em questões de desenvolvimento e pesquisa. Para a prossecução dos OA3, OA8 e OA10 M4 - Desenvolvimento de actividades de síntese dos conteúdos básicos, após exposição oral, onde os alunos terão um envolvimento pro-ativo. Para a prossecução de todos os objetivos. M5 - Recorrer-se-á, ainda, à utilização de vídeos de demonstração do fluxo ondulatório para promover a discussão dos fundamentos físicos a ele inerentes.Para a prossecução de OA5, OA6 e OA10
Bibliografia:
J. A. Tuszynski and J. M. Dixon, Biomedical Applications of Introductory Physics, John Wiley & Sons, 2002.
Gomes, L.R.; Biofísica para Ciências da Saúde, Ed. Universidade Fernando Pessoa, 2012.
Durán, José E. R. - Biofísica: Fundamentos e Aplicações. São Paulo, Pearson Prentice Hall, 2003.
Docente (* Responsável):
Lígia Gomes (lrgomes@ufp.edu.pt)