Unidade Curricular:Código:
Anatomofisiologia I1023AMO1
Ano:Nível:Curso:Créditos:
1LicenciaturaTerapêutica da Fala7 ects
Período Lectivo:Língua de Instrução:Nº Horas:
Primeiro SemestrePortuguês/Inglês91
Objectivos de Aprendizagem:
A Anatomofisiologia I é uma área científica onde se pretende sejam adquiridos conhecimentos básicos acerca da anatomia e da fisiologia de diversos aparelhos e sistemas do corpo humano, dando especial ênfase aqueles que se consideram vir a ter maior relevância para as licenciaturas em Terapêutica da Fala e Fisioterapia dado que este módulo é frequentado também por alunos desta área.
Pretende-se assim que os alunos venham a conseguir compreender aspectos específicos da constituição anatómica e do funcionamento do organismo, procurando em simultâneo direccioná-los para temáticas afins às suas futuras áreas de intervenção.
Conteúdos Programáticos:
Histologia celular e histologia dos tecidos orgânicos.
Anatomia craniofacial.Articulação temporo mandibular.
Vértebras e músculos cervicais.
Membro superior e inferior.
Anatomofisiologia respiratória.Pulmões e pleuras. Mecanismo das trocas gasosas.
Anatomia do sistema digestivo.Secreção e absorção no sistema digestivo.
Fígado, vesícula biliar e pâncreas. O mecanismo da defecação.
Sistema cardiovascular. Coração.Regulação e distribuição da energia no coração.
Os vasos sanguíneos. Tipos de células sanguíneas e respectivas funções.
Sistema linfático. Constituição e funções.
Homeostasia. Conceito e regulação.Imunidade. Conceitos básicos.
Anatomofisiologia renal e urinária.Homeostase de líquidos e electrólitos.
Sistema nervoso central e periférico. A condução da mensagem nervosa.
Sistema reprodutor masculino. Espermatozoides e espermatogénese.
Anatomofisiologia básica do sistema reprodutor feminino.
Fisiologia da gravidez e do parto.
Hormonas. Fisiologia hormonal básica.
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular:
Sendo o objectivo principal desta área curricular transmitir conhecimentos de anatomia e de fisiologia de diversos órgãos e sistemas constituintes do corpo humano, será tida em consideração a interligação destes com outras matérias abordadas ao longo da licenciatura.
A visão global teórica da área curricular será sempre acompanhada de uma perspectiva prática, de modo a que no conjunto as duas componentes da disciplina permitam aos alunos obter uma imagem global e integrada de diversas situações patológicas que atingem o corpo humano, para o que e sempre que oportuno será dada uma explicação básica de entidades patológicas com interesse para a licenciatura, aumentado assim o interesse destes profissionais.
Com esta metodologia, pretende-se que os alunos adquiram competências específicas e capacidades de pesquisa e manuseamento da informação que se venham a tornar facilitadoras do constante aprofundamento de conhecimentos nesta área.
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída):
Os conteúdos serão leccionados fundamentalmente na forma expositiva, associando conceitos patológicos básicos, para permitir a melhor integração dos diversos temas.
Nas aulas é desejável a participação dos alunos.
A avaliação será efectuada através da realização de duas provas em cada uma das componentes que incluirão perguntas de escolha múltipla, figuras para legendar, tipologia verdadeiro ou falso e perguntas de desenvolvimento.
Na componente prática poderá ser integrada uma valorização decorrente da intervenção directa dos alunos baseada na apresentação de temas e na discussão / análise de casos.
A classificação final da componente prática será a média aritmética das notas conseguidas nas duas provas parcelares podendo entrar a valorização decorrente da participação directa dos alunos.
A nota final da unidade curricular global será a resultante da média aritmética das classificações parcelares obtidas nas duas componentes .
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular:
A coerência do modo como o ensino foi estruturado será monitorizado de forma sistemática através de questões colocadas aos alunos e ainda, através da análise em sede de sala de aula da sua destreza na análise de temas e de artigos que previamente lhes foram distribuídos.
Bibliografia:
Guyton and Hall Textbook of Medical Physiology. Hall, John E., PhD. Published January, 2016
Seeley's Anatomy & Physiology. Cinnamon VanPutte, Jennifer Regan, Andrew Russo 11th editon 2017
Gray's Anatomy. Standring, Susan, MBE, PhD, DSc, FKC, Hon FAS, Hon FRCS 41 th edition 2015.
Suporte bibliográfico fornecido pelo professor.
Docente (* Responsável):
Eurico Monteiro (euricom@ufp.edu.pt)