Unidade Curricular:Código:
Audiologia171ADO
Ano:Nível:Curso:Créditos:
3LicenciaturaTerapêutica da Fala4 ects
Período Lectivo:Língua de Instrução:Nº Horas:
Primeiro SemestrePortuguês52
Objectivos de Aprendizagem:
Objetivos da componente teórica:
1 - Compreensão do sistema anatomo-fisiológico do sistema auditivo e da audiologia clínica básica e medidas eletroacústicas
2 - Compreensão das perdas auditivas
3 - Compreensão dos aspetos linguísticos, educacionais e ocupacionais da surdez
4 - Compreensão da reabilitação auditiva
Objetivos da componente prática:
1. Interpretar audiogramas
2. Identificar e descrever as modalidades sensitivas que contribuem para a perceção e produção da fala
3. Identificar e descrever perfis de memória;
4. Diferenciar e associar perfis comunicativos;
5. Identificar e caracterizar aspetos linguísticos da população com perda auditiva
6. Adequar o processo de avaliação
7. Elaborar um plano de intervenção
8. Identificar e aplicar os princípios básicos do Treino Auditivo, Leitura de Fala e Fala
9. Conhecer as correntes educacionais na surdez
10. Estruturar a intervenção
11. Compreender processamento auditivo central
Conteúdos Programáticos:
Conteúdos programáticos (CP) da componente teórico-prática:
1. Neuroanatomia e neurofisiologia do sistema auditivo
2. Fisiopatologia das perdas auditivas.
3. Conceitos e abordagens em audiologia clínica básica.
4. Medidas eletroacústicas e eletrofisiológicas da audição
5. Caracterização clínica das perdas auditivas
6. Processamento auditivo e suas manifestações nas crianças, adultos e idosos.
7. Audiologia educacional, ocupacional e saúde pública
8. Surdez e linguagem: aspetos neurolinguísticos
9. Reabilitação auditiva
CP da componente prática:
1. Acústica e Dimensões da fala; Implicações percetivas e produtivas da perda auditiva;
2. Perceção de Fala; Perfis de Memória;
3. Perfis Comunicativos e linguísticos da criança surda;
4. Anamnese e Avaliação linguística;
5. Intervenção: Treino Auditivo, Treino de Fala e Treino da Leitura de Fala;
6. Perspetivas Educacionais: gestualista, oralista, bilingue
7. Processamento Auditivo Central
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular:
Componente Teórica:
Os conteúdos programáticos foram delineados em função dos objetivos de aprendizagem da unidade curricular.
CP1,2,3,4- OA1
CP5, 6- OA2
CP7,8- OA3
CP9- OA4
Componente prática:
Os conteúdos programáticos (CP) foram delineados em função dos objetivos de aprendizagem (OA) da unidade curricular:
CP1 –OA1
CP2 – OA2, 3 e 4
CP3- OA5 e 6
CP4- OA7
CP5- AO 8 e 9
CP6- AO 10, 11, 12 e 13
CP7- OA14
No CP1 são abordados os conceitos fundamentais associados à acústica e dimensões da fala.
No CP2 são focados aspetos relacionados com a perceção da fala.
No CP3 analisam-se os perfis comunicativos e linguísticos associados às perdas auditivas.
N CP4 são abordados os aspetos práticos relacionados com anamnese e avaliação da fala e da linguagem na surdez.
No CP5 analisam-se os aspetos fundamentais da intervenção na surdez.
No CP6 discutem-se as metodologias educativas inerentes à problemática da Surdez.
Finalmente no CP7 é abordado o Processamento Auditivo Central.
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída):
Aulas Teórico-práticas e práticas:
- Apresentação dos conteúdos programáticos com recurso a projeções, explicações no quadro, exemplificações, casos clínicos em vídeo
- Resumo e discussão de artigos científicos
- Elaboração de pequenos exercícios a ser resolvidos em sala de aula, esclarecimento de dúvidas
Avaliação:
Época normal
- Avaliação Distribuída
TP: 2 Testes escritos (50%+50%)
P: 2 Testes escritos + 1 trabalho de grupo (40%+40%+20%)
Época Recurso
- Exame (100%)
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular:
Sendo a unidade curricular constituída por aulas teóricas e teórico-práticas, as metodologias de ensino utilizadas enquadram-se nos melhores procedimentos usados nesta área. Desta forma, a exposição das teorias e conceitos chave de Audiologia terão sempre a participação e análise crítica por parte dos estudantes, acompanhadas de exercícios de consolidação. A verificação da perceção do entendimento dos mesmos conceitos ocorrerá com recurso ao método interrogativo. O desenvolvimento dos conhecimentos e das competências desta unidade curricular será efetuado através da realização de pequenos trabalhos práticos (e.g. estudos de caso, role-play), exercícios em sala de aula (e.g. fichas de trabalho) e em trabalho autónomo de pesquisa e aplicação das competências adquiridas em contexto real. Complementarmente, serão propostos trabalhos com utilização de casos concretos (em vídeo) ligados à área do Curso.
Bibliografia:
ALVES, M. (2010). Habilidades Auditivas e Linguagem em crianças com Implante Coclear. Dissertação de Mestrado apresentada à Unidade de Aveiro. Porto. Documento disponível online.
AMARAL, M. (2002). A criança surda: educação e inserção social. Análise Psicológica. 3(XX), p.373-378
AUDIOLOGY DIAGNOSIS
Audiology diagnosis / ed. Ross J. Roeser, Michael Valente, Holly Hosford-Dunn. - New York : Thieme, 2000.
AUDIOLOGY TREATMENT
Audiology treatment / ed. Michael Valente, Holly Hosford-Dunn, Ross J. Poeser. - New York : Thieme, 2000.
BESS, Fred H.
Fundamentos de audiologia / Fred H. Bess, Larry E. Humes ; trad. Marcos A. G. Domingues. - 2ª ed. - Porto Alegre : Artmed, 1998.
Coimbra, B. (2009). Produção de fala em crianças surdas com implante coclear. Dissertação de mestrado apresentada à Universidade de Aveiro. Porto. Texto disponível online
MARIEB, Elaine N.
Human anatomy and physiology / Elaine N. Marieb. - San Francisco... [et al.] : Benjamin Cummings, 2001
Docente (* Responsável):
Eurico Monteiro (euricom@ufp.edu.pt)
Rita Alegria (ralegria@ufp.edu.pt)