Unidade Curricular:Código:
Audiologia171ADO
Ano:Nível:Curso:Créditos:
3LicenciaturaTerapêutica da Fala4 ects
Período Lectivo:Língua de Instrução:Nº Horas:
Primeiro SemestrePortuguês52
Objectivos de Aprendizagem:
Objetivos gerais:
1 - Compreensão anatomo-fisiológica do sistema auditivo.
2 - Medidas eletroacústicas
2 - Compreensão e análise das perdas auditivas
3 - Aspetos linguísticos, educacionais e ocupacionais no surdo
4 - Compreensão da reabilitação auditiva nas suas diversas opções
Objectivos específicos
1. Como interpretar audiogramas
2. Identificar e descrever as modalidades sensitivas que contribuem para a perceção e produção da fala. Importância da memória.
3. Diferenciar perfis comunicativos em indivíduos com deficits auditivos
4. Adequar os processos de avaliação em indivíduos com deficiências auditivas
5. Elaborar um plano de intervenção
6. Identificar e aplicar os princípios básicos do Treino Auditivo, Leitura de Fala e Fala
7. Conhecer as correntes educacionais na surdez
8. Estruturar a intervenção
9. Como compreender e analisar o processamento auditivo central
Conteúdos Programáticos:
Conteúdos programáticos (CP) da componente teórico-prática:
1. Neuroanatomia e neurofisiologia do sistema auditivo
2. Fisiopatologia das perdas auditivas.
3. Conceitos e abordagens em audiologia clínica básica.
4. Medidas eletroacústicas e eletrofisiológicas da audição
5. Caracterização clínica das perdas auditivas
6. Métodos de avaliação das disfunções auditivas
6. Processamento auditivo e suas manifestações nas crianças, adultos e idosos.
7. Audiologia educacional, ocupacional e saúde pública
8. Surdez e linguagem: aspetos neurolinguísticos
9. Reabilitação auditiva
CP da componente prática:
1. Acústica e Dimensões da fala; Implicações percetivas e produtivas da perda auditiva;
2. Perceção de Fala; Perfis de Memória;
3. Perfis Comunicativos e linguísticos da criança surda;
4. Anamnese e Avaliação linguística;
5. Intervenção: Treino Auditivo, Treino de Fala e Treino da Leitura de Fala;
6. Perspetivas Educacionais: gestualista, oralista, bilingue
7. Processamento Auditivo Central
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular:
Componente Teórica:
Os conteúdos programáticos foram delineados em função dos objetivos de aprendizagem da unidade curricular.
CP1,2,3,4- OA1
CP5, 6- OA2
CP7,8- OA3
CP9- OA4
Componente prática:
Os conteúdos programáticos (CP) foram delineados em função dos objetivos de aprendizagem (OA) da unidade curricular:
CP1 –OA1
CP2 – OA2, 3 e 4
CP3- OA5 e 6
CP4- OA7
CP5- AO 8 e 9
CP6- AO 10, 11, 12 e 13
CP7- OA14
No CP1 são abordados os conceitos fundamentais associados à acústica e dimensões da fala.
No CP2 são focados aspetos relacionados com a perceção da fala.
No CP3 analisam-se os perfis comunicativos e linguísticos associados às perdas auditivas.
N CP4 são abordados os aspetos práticos relacionados com anamnese e avaliação da fala e da linguagem na surdez.
No CP5 analisam-se os aspetos fundamentais da intervenção na surdez.
No CP6 discutem-se as metodologias educativas inerentes à problemática da Surdez.
Finalmente no CP7 é abordado o Processamento Auditivo Central.
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída):
Aulas Teórico-práticas e práticas:
- Apresentação dos conteúdos programáticos com recurso a projeções, explicações no quadro, exemplificações, casos clínicos em vídeo
- Resumo e discussão de artigos científicos
- Elaboração de pequenos exercícios a ser resolvidos em sala de aula, esclarecimento de dúvidas
Avaliação:
Época normal
- Avaliação Distribuída
TP: 2 Testes escritos (50%+50%)
P: 2 Testes escritos + 1 trabalho de grupo (40%+40%+20%)
Época Recurso
- Exame (100%)
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular:
Sendo a unidade curricular constituída por aulas teóricas e teórico-práticas, as metodologias de ensino utilizadas enquadram-se nos melhores procedimentos usados nesta área. Desta forma, a exposição das teorias e conceitos chave de Audiologia terão sempre a participação e análise crítica por parte dos estudantes, acompanhadas de exercícios de consolidação. A verificação da perceção do entendimento dos mesmos conceitos ocorrerá com recurso ao método interrogativo. O desenvolvimento dos conhecimentos e das competências desta unidade curricular será efetuado através da realização de pequenos trabalhos práticos (e.g. estudos de caso, role-play), exercícios em sala de aula (e.g. fichas de trabalho) e em trabalho autónomo de pesquisa e aplicação das competências adquiridas em contexto real. Complementarmente, serão propostos trabalhos com utilização de casos concretos (em vídeo) ligados à área do Curso.
Bibliografia:
ALVES, M. (2010). Habilidades Auditivas e Linguagem em crianças com Implante Coclear. Dissertação de Mestrado apresentada à Unidade de Aveiro. Porto. Documento disponível online.
AMARAL, M. (2002). A criança surda: educação e inserção social. Análise Psicológica. 3(XX), p.373-378
AUDIOLOGY DIAGNOSIS
Audiology diagnosis / ed. Ross J. Roeser, Michael Valente, Holly Hosford-Dunn. - New York : Thieme, 2000.
AUDIOLOGY TREATMENT
Audiology treatment / ed. Michael Valente, Holly Hosford-Dunn, Ross J. Poeser. - New York : Thieme, 2000.
BESS, Fred H.
Fundamentos de audiologia / Fred H. Bess, Larry E. Humes ; trad. Marcos A. G. Domingues. - 2ª ed. - Porto Alegre : Artmed, 1998.
Coimbra, B. (2009). Produção de fala em crianças surdas com implante coclear. Dissertação de mestrado apresentada à Universidade de Aveiro. Porto. Texto disponível online
MARIEB, Elaine N.
Human anatomy and physiology / Elaine N. Marieb. - San Francisco... [et al.] : Benjamin Cummings, 2001
Docente (* Responsável):
Eurico Monteiro (euricom@ufp.edu.pt)
Rita Alegria (ralegria@ufp.edu.pt)