Unidade Curricular:Código:
Voz, Motricidade Oro-Facial e Deglutição171VMOD
Ano:Nível:Curso:Créditos:
2LicenciaturaTerapêutica da Fala8 ects
Período Lectivo:Língua de Instrução:Nº Horas:
Português104
Objectivos de Aprendizagem:
1. Identificar e descrever as diferentes estruturas e funções do sistema estomatognático (mastigação, sucção, deglutição, fala e respiração);
2. Compreender o processo de evolução das funções estomatognáticas;
3. Conhecer as alterações ao funcionamento normal do sistema estomatognático;
4. Recolher, seleccionar e interpretar os dados da avaliação do sistema estomatognático;
5. Planear a intervenção terapêutica em cada uma das perturbações abordadas.
Conteúdos Programáticos:
1. Sistema Estomatognático: mastigação, sucção, deglutição, fala (voz e articulação) e respiração;
2. Funções Estomatognáticas e suas Alterações. Classificações nosológicas nas áreas da voz, motricidade orofacial e deglutição;
3. Anamnese e Avaliação das três componentes;
4. Intervenção Terapêutica nas perturbações da voz, motricidade orofacial e deglutição.
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular:
Os conteúdos programáticos (CP) foram delineados em função dos objetivos de aprendizagem (OA) da unidade curricular. Assim,
CP1 corresponde ao OA1.
CP2 corresponde ao OA2.
CP3 corresponde ao OA3.
CP4 corresponde ao OA4.
O CP1 incide sobre conhecimentos e capacidade de compreensão sobre as diferentes funções estomatognáticas.
O CP2 incide sobre conhecimentos acerca dos diferentes quadros (clínicos) com perturbação das funções estomatognáticas.
O CP3 incide sobre conhecimentos e capacidade de compreensão sobre as diferentes formas de avaliação das funções estomatognáticas.
O CP4 incide sobre conhecimentos e capacidade de compreensão sobre as diferentes metodologias de intervenção nas funções estomatognáticas.
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída):
- Expositiva e prática tutelada.
- Recursos técnicos, incluindo multimédia.
- Observação, análise e discussão de casos.
Avaliação: contínua com testes escritos e estudos de caso.
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular:
Sendo a unidade curricular constituída por aulas teórico-práticas e práticas, as metodologias de ensino usadas enquadram-se nos melhores procedimentos usados nesta área. O desenvolvimento dos conhecimentos e das competências desta unidade curricular será efetuado através de uma revisão constante das aprendizagens, pela sua prática tutelada e reflexão conjunta em sala de aula.
Bibliografia:
ANTUNES, E.B. & RAMALHO, L. (2009). Deglutição no adulto: a perspectiva do terapeuta da fala. In: Peixoto, V. & Rocha, J. (Orgs.). Metodologias de intervenção em terapia da fala. Porto: Edições Universidade Fernando Pessoa.
BEHLAU, Mara – A voz do especialista. Rio de Janeiro: Livraria Editora Revinter, Lda. 2001.
GROHER, M.E. & CRARY, M.A. (2010). Dysphagia: clinical management in adults and children. Maryland Heights: Mosby Elsevier
Le HUCHE, F.; ALLALI, A. – La voz. Tomo 4. Terapéutica de los trastornos vocales. 2ª Edición. Barcelona: Masson, S.A. 2004.
Susanibar, F et al. (2014). Tratado de evaluación de motricidad orofacial y áreas afines, Madrid Editorial EOS.
Susanibar, F. et al. (2016). Motricidad Orofacial - fundamentos basados en evidencia - volumen 2. Madrid Editorial EOS.
Sanchis, S.B. & Clari, V.R. (Coord.) (2008). Guía para la reeducación de la deglutición atípica y trastornos associados. Valencia, Nau Libres.