Unidade Curricular: | Código: | ||
Terapia da Fala na Multideficiência | 860TFMU | ||
Ano: | Nível: | Curso: | Créditos: |
1 | Mestrado | Terapêutica da Fala (Linguagem na Criança) | 6 ects |
Período Lectivo: | Língua de Instrução: | Nº Horas: | |
Português/Inglês | 78 | ||
Objectivos de Aprendizagem: | |||
O1 – Aprofundar conhecimentos sobre fatores de risco clínico e condições específicas e refletindo sobre possibilidades de atuação O2 - Compreender e correlacionar aspetos inerentes à complexidade do conceito de Multideficiência e discutir de modo refletido conceitos subjacentes à abordagem da mesma O3 - Aprofundar conhecimentos acerca de metodologias de avaliação e intervenção na Multideficiência, materiais e instrumentos específicos utilizados, evidenciando competências de aplicação de estratégias específicas O4 - Aprofundar conhecimentos referentes ao controlo motor na Multideficiência e conceitos relacionados, com promoção de competências sobre execução de técnicas manipulativas específicas O5 - Adquirir e aprofundar conhecimentos quanto aos currículos funcionais e desenvolvimento de competências de autoaprendizagem O6 - Correlacionar de modo crítico e refletido os conteúdos abordados e a sua pertinência para a atuação do terapeuta da fala integrado numa equipa interdisciplinar | |||
Conteúdos Programáticos: | |||
CP1. Desenvolvimento humano: Alterações no desenvolvimento; Fatores de risco clínico e condições específicas CP2. Abordagem holística e multidimensional da multideficiência: Conceito, características e impacto; Perspetiva Ecológica; Intervenção Precoce; Práticas Centradas na Família; Práticas Centradas nas Atividades; Práticas Contextualmente Mediadas; Trabalho em Equipa CP3. Avaliação e intervenção nas Necessidades Complexas de Comunicação na Multideficiência: Principais aspetos a considerar; Metodologias de avaliação e intervenção; Instrumentos; Estratégias específicas; Comunicação Aumentativa e Alternativa CP4. Multideficiência e Controlo Motor: contributo da fisioterapia na equipa interdisciplinar; controlo motor na Multideficiência e conceitos relacionados; técnicas manipulativas específicas. CP5. Currículos funcionais na transição para a vida ativa: Conceitos relacionados e tipos de currículo; O papel da família; Programas de apoio à Transição para a Vida Pós-Escolar | |||
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular: | |||
Os conteúdos programáticos (CP) foram delineados em função dos objetivos de aprendizagem (O) da unidade curricular, no sentido de promover junto dos alunos o desenvolvimento de competências que lhes permitam melhor compreender, analisar e refletir de modo crítico sobre a Abordagem à Multideficiência, nomeadamente no que se refere ao importante contributo da Terapia da Fala neste processo. Os mesmos pretendem contribuir para a construção de um raciocínio mais adequado no âmbito desta temática, constituindo-se este como facilitador na análise de situações e transposição de conhecimentos para a prática profissional. Assim: CP1 corresponde ao O1 e O6 CP2 corresponde ao O2 e O6 CP3 corresponde ao O3 e O6 CP4 corresponde ao O4 e O6 CP5 corresponde ao O5 e O6 | |||
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída): | |||
Aulas teórico-práticas Metodologia expositiva e participativa com estudos de casos. Apresentação, análise e discussão dos temas nas aulas, orientação nas reflexões críticas e na pesquisa e leitura de bibliografia específica. Aulas práticas Metodologia participativa com desenvolvimento de dinâmicas práticas, análise e exploração de instrumentos e materiais e estudos de caso. Orientação nas reflexões críticas e análise de situações específicas. Experimentação de técnicas específicas. Avaliação - Um trabalho escrito sobre um dos temas abordados ao longo das aulas (40%) - Apresentação e defesa oral do trabalho desenvolvido (40%) - Participação e envolvimento nas atividades desenvolvidas ao longo das aulas (20%) | |||
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular: | |||
A metodologia utilizada nas aulas teórico-práticas (de caráter mais expositivo e participativo com estudos de casos, apresentação, análise e discussão de temáticas nas aulas, bem como orientação em reflexões críticas e na pesquisa e leitura de bibliografia específica), permite obter junto dos alunos uma maior compreensão e capacidade de discussão sobre os conteúdos relacionados com a Abordagem à Multideficiência, nomeadamente quanto ao importante contributo que o terapeuta da fala poderá assumir no processo de avaliação e intervenção nas perturbações complexas de comunicação que surgem associadas, evidenciando capacidade de integração de conceitos, análise, reflexão crítica e capacidade de pesquisa. Com as aulas práticas, nas quais a metodologia seguida assume um caráter mais participativo (com o desenvolvimento de dinâmicas práticas e estudo de casos, orientação nas reflexões críticas e análise de situações específicas), pretende-se proporcionar a possibilidade de aplicação de conhecimentos em dinâmicas práticas desenvolvidas ao longo das aulas, experimentação de diversas técnicas e promoção de competências na construção de um raciocínio adequado, com ligação à prática profissional do terapeuta da fala na abordagem à Multideficiência. Deste modo, considera-se que as metodologias de ensino adotadas para esta unidade curricular são coerentes com os objetivos definidos para a mesma, uma vez que permitem um aprofundamento de conhecimentos, fomentam o relacionamento de conceitos, a capacidade de análise, discussão e reflexão, com estabelecimento de ligação dos conteúdos abordados e da sua pertinência à prática profissional do Terapeuta da Fala. | |||
Bibliografia: | |||
Afonso C. (2005). Inclusão e mercado de trabalho – Papel da escola na transição para a vida adulta de alunos com NEE. Saber(e)Educar. Porto: ESE de Paula Frassinetti. N.º10 [Versão Eletrónica] – Disponível em http://purl.net/esepf/handle/10000/26. Bishop, D. (2002) Desenvolvimento da linguagem em circunstâncias excepcionais. Rio de Janeiro : Revinter. De Domenico, G. (2008). Técnicas de massagem de Beard. Princípios e práticas de manipulação de tecidos moles. Elsevier McWilliam, R. A. (2012). Trabalhar com as Famílias de Crianças com Necessidades Especiais. Porto: Porto Editora. Alant, E. & Lloyd, L. (ed.) (2005). Augmentative and alternative communication and severe disabilities : beyond poverty. London ; Philadelphia : Whurr Publishers. |