Unidade Curricular:Código:
Terapia da Fala na Multideficiência860TFMU
Ano:Nível:Curso:Créditos:
1MestradoTerapêutica da Fala (Linguagem na Criança)6 ects
Período Lectivo:Língua de Instrução:Nº Horas:
Português/Inglês78
Objectivos de Aprendizagem:
O1 – Aprofundar conhecimentos sobre fatores de risco clínico e condições específicas e refletindo sobre possibilidades de atuação
O2 - Compreender e correlacionar aspetos inerentes à complexidade do conceito de Multideficiência e discutir de modo refletido conceitos subjacentes à abordagem da mesma
O3 - Aprofundar conhecimentos acerca de metodologias de avaliação e intervenção na Multideficiência, materiais e instrumentos específicos utilizados, evidenciando competências de aplicação de estratégias específicas
O4 - Aprofundar conhecimentos referentes ao controlo motor na Multideficiência e conceitos relacionados, com promoção de competências sobre execução de técnicas manipulativas específicas
O5 - Adquirir e aprofundar conhecimentos quanto aos currículos funcionais e desenvolvimento de competências de autoaprendizagem
O6 - Correlacionar de modo crítico e refletido os conteúdos abordados e a sua pertinência para a atuação do terapeuta da fala integrado numa equipa interdisciplinar
Conteúdos Programáticos:
CP1. Desenvolvimento humano: Alterações no desenvolvimento; Fatores de risco clínico e condições específicas
CP2. Abordagem holística e multidimensional da multideficiência: Conceito, características e impacto; Perspetiva Ecológica; Intervenção Precoce; Práticas Centradas na Família; Práticas Centradas nas Atividades; Práticas Contextualmente Mediadas; Trabalho em Equipa
CP3. Avaliação e intervenção nas Necessidades Complexas de Comunicação na Multideficiência: Principais aspetos a considerar; Metodologias de avaliação e intervenção; Instrumentos; Estratégias específicas; Comunicação Aumentativa e Alternativa
CP4. Multideficiência e Controlo Motor: contributo da fisioterapia na equipa interdisciplinar; controlo motor na Multideficiência e conceitos relacionados; técnicas manipulativas específicas.
CP5. Currículos funcionais na transição para a vida ativa: Conceitos relacionados e tipos de currículo; O papel da família; Programas de apoio à Transição para a Vida Pós-Escolar
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular:
Os conteúdos programáticos (CP) foram delineados em função dos objetivos de aprendizagem (O) da unidade curricular, no sentido de promover junto dos alunos o desenvolvimento de competências que lhes permitam melhor compreender, analisar e refletir de modo crítico sobre a Abordagem à Multideficiência, nomeadamente no que se refere ao importante contributo da Terapia da Fala neste processo. Os mesmos pretendem contribuir para a construção de um raciocínio mais adequado no âmbito desta temática, constituindo-se este como facilitador na análise de situações e transposição de conhecimentos para a prática profissional. Assim:
CP1 corresponde ao O1 e O6
CP2 corresponde ao O2 e O6
CP3 corresponde ao O3 e O6
CP4 corresponde ao O4 e O6
CP5 corresponde ao O5 e O6
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída):
Aulas teórico-práticas
Metodologia expositiva e participativa com estudos de casos. Apresentação, análise e discussão dos temas nas aulas, orientação nas reflexões críticas e na pesquisa e leitura de bibliografia específica.
Aulas práticas
Metodologia participativa com desenvolvimento de dinâmicas práticas, análise e exploração de instrumentos e materiais e estudos de caso. Orientação nas reflexões críticas e análise de situações específicas. Experimentação de técnicas específicas.
Avaliação
- Um trabalho escrito sobre um dos temas abordados ao longo das aulas (40%)
- Apresentação e defesa oral do trabalho desenvolvido (40%)
- Participação e envolvimento nas atividades desenvolvidas ao longo das aulas (20%)
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular:
A metodologia utilizada nas aulas teórico-práticas (de caráter mais expositivo e participativo com estudos de casos, apresentação, análise e discussão de temáticas nas aulas, bem como orientação em reflexões críticas e na pesquisa e leitura de bibliografia específica), permite obter junto dos alunos uma maior compreensão e capacidade de discussão sobre os conteúdos relacionados com a Abordagem à Multideficiência, nomeadamente quanto ao importante contributo que o terapeuta da fala poderá assumir no processo de avaliação e intervenção nas perturbações complexas de comunicação que surgem associadas, evidenciando capacidade de integração de conceitos, análise, reflexão crítica e capacidade de pesquisa. Com as aulas práticas, nas quais a metodologia seguida assume um caráter mais participativo (com o desenvolvimento de dinâmicas práticas e estudo de casos, orientação nas reflexões críticas e análise de situações específicas), pretende-se proporcionar a possibilidade de aplicação de conhecimentos em dinâmicas práticas desenvolvidas ao longo das aulas, experimentação de diversas técnicas e promoção de competências na construção de um raciocínio adequado, com ligação à prática profissional do terapeuta da fala na abordagem à Multideficiência. Deste modo, considera-se que as metodologias de ensino adotadas para esta unidade curricular são coerentes com os objetivos definidos para a mesma, uma vez que permitem um aprofundamento de conhecimentos, fomentam o relacionamento de conceitos, a capacidade de análise, discussão e reflexão, com estabelecimento de ligação dos conteúdos abordados e da sua pertinência à prática profissional do Terapeuta da Fala.
Bibliografia:
Afonso C. (2005). Inclusão e mercado de trabalho – Papel da escola na transição para a vida adulta de alunos com NEE. Saber(e)Educar. Porto: ESE de Paula Frassinetti. N.º10 [Versão Eletrónica] – Disponível em http://purl.net/esepf/handle/10000/26.
Bishop, D. (2002) Desenvolvimento da linguagem em circunstâncias excepcionais. Rio de Janeiro : Revinter.
De Domenico, G. (2008). Técnicas de massagem de Beard. Princípios e práticas de manipulação de tecidos moles. Elsevier
McWilliam, R. A. (2012). Trabalhar com as Famílias de Crianças com Necessidades Especiais. Porto: Porto Editora.
Alant, E. & Lloyd, L. (ed.) (2005). Augmentative and alternative communication and severe disabilities : beyond poverty. London ; Philadelphia : Whurr Publishers.