Unidade Curricular: | Código: | ||
Terapias Expressivas | 860TEXP | ||
Ano: | Nível: | Curso: | Créditos: |
1 | Mestrado | Terapêutica da Fala (Linguagem na Criança) | 4 ects |
Período Lectivo: | Língua de Instrução: | Nº Horas: | |
Português/Inglês | 52 | ||
Objectivos de Aprendizagem: | |||
(O1) Conhece o desenvolvimento de processos e programas que enfatizam os mediadores artístico-expressivos como elemento terapêutico; (O2) Identifica necessidades e escolhe metodologias adequadas à problemática em causa; (O3) Analisa compreensiva e criticamente as práticas; (O4) Conhece e demonstra sensibilidade para as dimensões éticas e deontológicas das práticas no âmbito das T.E. (O5) Os alunos devem saber aplicar os conhecimentos e a capacidade de compreensão e resolução de problemas em situações novas e não familiares, em contextos alargados e multidisciplinares, ainda que relacionados com a terapia da fala; (O6) Os alunos devem ser capazes de comunicar as suas conclusões – e os conhecimentos e os raciocínios a elas subjacentes – quer a especialistas, quer a não especialistas, de uma forma clara e sem ambiguidades. | |||
Conteúdos Programáticos: | |||
1. Fundamentos Teóricos das Terapias Expressivas 2. Iniciação às técnicas projectivas gráficas: casa e árvore -3. Potencialidades de Intervenção em Terapias Expressivas 4. Modalidades de Terapias Artístico-Expressivas: Musicoterapia e Dançoterapia 5. Relação terapêutica e desenvolvimento pessoal. 5.1. As competências sociais no desenvolvimento pessoal 5.2. Delimitação da ludoterapia e modalidades de terapia pelo jogo. 5.3. Mindfulness e desenvolvimento pessoal. 6. Terapia familiar e coaching parental. 6.1. Enquadramento histórico e conceitos centrais. 6.2. Alguns modelos e autores de referência. 6.3. Implicações para a terapia da fala. | |||
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular: | |||
Aquisição e integração de conhecimentos que permitam o enquadramento das aprendizagens sobre a utilização das arte-terapias em contexto terapêutico (avaliação e intervenção). CP5 e CP6 - O5 e O6 | |||
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída): | |||
TP - sessão prática de TE (40%) TP e PL Metodologias de ensino expositiva, demonstrativa, participativa e ativa. Avaliação da componente teórica: uma abordagem terapêutica aplicada à Terapia da Fala através de trabalho escrito e apresentação oral (60%) | |||
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular: | |||
Aquisição e integração de conhecimentos que permitam o enquadramento das arte terapias em contexto terapêutico na prática profissional do terapeuta da fala O5 e O6 - metodologias de ensino expositiva, demonstrativa, participativa e ativa | |||
Bibliografia: | |||
Ferraz, M (2009) Terapias Expressivas Integradas.Venda do Pinheiro: Tuttirév Ed. Halprin, D. (2003). The expressive body in life, art and therapy. London: Jessika Kingsley Publishers. Hammer, E. (1992). Test proyectivos gráficos. Buenos Aires: Paidós Ed. Anzieu,A. et al. (2003). Le jeu en psichothérapie de l’enfant. Paris: Dunod. Barker, P. (2000). Fundamentos da terapia familiar. Lisboa: Climepsi. Canha, L. & Neves, S. (2008). Promoção de Competências Pessoais e Sociais: Manual Prático. Lisboa: Instituto Nacional para a Reabilitação. Harnet, P. & Dawe, S. (2012). Review: The contribution of mindfulness-based therapies for children and families and proposed conceptual integration. Child Adolesc M Health, 17( 4) 195–208. Santos, C. (2004). Abordagem Centrada na Pessoa: Relação Terapêutica e Processo de Mudança, PsiLogos, 18-23. Veríssimo et al (2003). Qualidade da vinculação e desenvolvimento sócio-cognitivo. Análise Psicológica, 4(XXI),419-430 |