Unidade Curricular:Código:
Terapias Expressivas860TEXP
Ano:Nível:Curso:Créditos:
1MestradoTerapêutica da Fala (Linguagem na Criança)4 ects
Período Lectivo:Língua de Instrução:Nº Horas:
Português/Inglês52
Objectivos de Aprendizagem:
(O1) Conhece o desenvolvimento de processos e programas que enfatizam os mediadores artístico-expressivos como elemento terapêutico;
(O2) Identifica necessidades e escolhe metodologias adequadas à problemática em causa;
(O3) Analisa compreensiva e criticamente as práticas;
(O4) Conhece e demonstra sensibilidade para as dimensões éticas e deontológicas das práticas no âmbito das T.E.
(O5) Os alunos devem saber aplicar os conhecimentos e a capacidade de compreensão e resolução de problemas em situações novas e não familiares, em contextos alargados e multidisciplinares, ainda que relacionados com a terapia da fala;
(O6) Os alunos devem ser capazes de comunicar as suas conclusões – e os conhecimentos e os raciocínios a elas subjacentes – quer a especialistas, quer a não especialistas, de uma forma clara e sem ambiguidades.
Conteúdos Programáticos:
1. Fundamentos Teóricos das Terapias Expressivas
2. Iniciação às técnicas projectivas gráficas: casa e árvore
-3. Potencialidades de Intervenção em Terapias Expressivas
4. Modalidades de Terapias Artístico-Expressivas: Musicoterapia e Dançoterapia
5. Relação terapêutica e desenvolvimento pessoal.
5.1. As competências sociais no desenvolvimento pessoal
5.2. Delimitação da ludoterapia e modalidades de terapia pelo jogo.
5.3. Mindfulness e desenvolvimento pessoal.
6. Terapia familiar e coaching parental.
6.1. Enquadramento histórico e conceitos centrais.
6.2. Alguns modelos e autores de referência.
6.3. Implicações para a terapia da fala.
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular:
Aquisição e integração de conhecimentos que permitam o enquadramento das aprendizagens sobre a utilização das arte-terapias em contexto terapêutico (avaliação e intervenção).
CP5 e CP6 - O5 e O6
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída):
TP - sessão prática de TE (40%)
TP e PL
Metodologias de ensino expositiva, demonstrativa, participativa e ativa.
Avaliação da componente teórica: uma abordagem terapêutica aplicada à Terapia da Fala através de trabalho escrito e apresentação oral (60%)
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular:
Aquisição e integração de conhecimentos que permitam o enquadramento das arte terapias em contexto terapêutico na prática profissional do terapeuta da fala O5 e O6 - metodologias de ensino expositiva, demonstrativa, participativa e ativa
Bibliografia:
Ferraz, M (2009) Terapias Expressivas Integradas.Venda do Pinheiro: Tuttirév Ed.
Halprin, D. (2003). The expressive body in life, art and therapy. London: Jessika Kingsley Publishers.
Hammer, E. (1992). Test proyectivos gráficos. Buenos Aires: Paidós Ed.
Anzieu,A. et al. (2003). Le jeu en psichothérapie de l’enfant. Paris: Dunod.
Barker, P. (2000). Fundamentos da terapia familiar. Lisboa: Climepsi.
Canha, L. & Neves, S. (2008). Promoção de Competências Pessoais e Sociais: Manual Prático. Lisboa: Instituto Nacional para a Reabilitação.
Harnet, P. & Dawe, S. (2012). Review: The contribution of mindfulness-based therapies for children and families and proposed conceptual integration. Child Adolesc M Health, 17( 4) 195–208.
Santos, C. (2004). Abordagem Centrada na Pessoa: Relação Terapêutica e Processo de Mudança, PsiLogos, 18-23.
Veríssimo et al (2003). Qualidade da vinculação e desenvolvimento sócio-cognitivo. Análise Psicológica, 4(XXI),419-430