Unidade Curricular: | Código: | ||
Psicologia Aplicada | 171PSIA | ||
Ano: | Nível: | Curso: | Créditos: |
2 | Licenciatura | Terapêutica da Fala | 4 ects |
Período Lectivo: | Língua de Instrução: | Nº Horas: | |
Português | 52 | ||
Objectivos de Aprendizagem: | |||
A unidade curricular visa familiarizar os estudantes com os aspetos psicológicos do tratamento, tanto na prevenção como na intervenção na saúde individual e coletiva, adaptando-se às necessidades específicas de cada faixa etária. É dada uma ênfase especial aos aspetos de comunicação entre o paciente e o profissional da saúde. | |||
Conteúdos Programáticos: | |||
Componente teorico-pratica: Unidade Unidade Letiva 1 : Princípios do Desenvolvimento Humano 1.1. Teorias do Desenvolvimento / 1.2. Desenvolvimento normativo vs desenvolvimento atípico 1.3. Fatores de risco e fatores protetores do desenvolvimento Unidade Letiva 2. Desenvolvimento humano numa perspetiva de ciclo de vida: 2.1. Desenvolvimento cognitivo / 2.1. 1.Na Infância / 2.1.2. Na adolescência / 2.1.3. Na adultez 2.2. Desenvolvimento psicossocial / 2.2.1. Na infância / 2.2.2. Na adolescência / 2.2.3. Na idade adulta Componente prática: UL 1: Psicologia e Saúde 1.1. Saúde e Qualidade de Vida (...) 1.2. Impacto da Doença e da Deficiência (...) UL 2: Psicologia das Relações Interpessoais 2.1. A Comunicação em contexto de saúde (...) 2.2. Gestão de conflitos (...) | |||
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular: | |||
Aquisição e integração de conhecimentos que permitam o enquadramento da Psicologia; Aquisição e desenvolvimento de capacidades de análise, de síntese e de integração de métodos, técnicas, conceitos, modelos, teorias e conhecimentos sobre as principais especialidades, domínios e contextos de aplicação da Psicologia. | |||
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída): | |||
ComponenteTP (50%) 1 teste; 1 trabalho escrito Componente P (50%) role-play (inc. relatório) | |||
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular: | |||
Aquisição e integração de conhecimentos que permitam o enquadramento da Psicologia; Aquisição e desenvolvimento de capacidades de análise, de síntese e de integração de métodos, técnicas, conceitos, modelos, teorias e conhecimentos sobre as principais especialidades, domínios e contextos de aplicação da Psicologia. | |||
Bibliografia: | |||
De Hart et al. (2000). Child development: Its nature and course. Boston: McGraw Hill Papalia, D., Olds, S. W. & Feldman, R. D. (2001). O Mundo da Criança. Lisboa: McGraw-Hill. Papalia, D., Olds, S. W. & Feldman, R. D. 2007). Desenvolvimento Humano. Porto Alegre: Artmed Editora Fachada, M. (2005). Psicologia das relações interpessoais (7ª ed.). Lisboa: Edições Rumo. Joyce Moniz, L. & Barros, L. (2005). Psicologia da doença para cuidados de saúde. Desenvolvimento e intervenção. Porto: Edições Asa. Pais Ribeiro, J. L. (2007). Introdução à Psicologia da Saúde. Coimbra: Editora Quarteto. |