Unidade Curricular:Código:
Psicologia Aplicada171PSIA
Ano:Nível:Curso:Créditos:
2LicenciaturaTerapêutica da Fala4 ects
Período Lectivo:Língua de Instrução:Nº Horas:
Português52
Objectivos de Aprendizagem:
A unidade curricular visa familiarizar os estudantes com os aspetos psicológicos do tratamento, tanto na prevenção como na intervenção na saúde individual e coletiva, adaptando-se às necessidades específicas de cada faixa etária. É dada uma ênfase especial aos aspetos de comunicação entre o paciente e o profissional da saúde.
Conteúdos Programáticos:
Componente teorico-pratica:
Unidade Unidade Letiva 1 : Princípios do Desenvolvimento Humano
1.1. Teorias do Desenvolvimento / 1.2. Desenvolvimento normativo vs desenvolvimento atípico
1.3. Fatores de risco e fatores protetores do desenvolvimento
Unidade Letiva 2. Desenvolvimento humano numa perspetiva de ciclo de vida:
2.1. Desenvolvimento cognitivo / 2.1. 1.Na Infância / 2.1.2. Na adolescência / 2.1.3. Na adultez
2.2. Desenvolvimento psicossocial / 2.2.1. Na infância / 2.2.2. Na adolescência / 2.2.3. Na idade adulta
Componente prática:
UL 1: Psicologia e Saúde
1.1. Saúde e Qualidade de Vida (...)
1.2. Impacto da Doença e da Deficiência (...)
UL 2: Psicologia das Relações Interpessoais
2.1. A Comunicação em contexto de saúde (...)
2.2. Gestão de conflitos (...)
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular:
Aquisição e integração de conhecimentos que permitam o enquadramento da Psicologia; Aquisição e desenvolvimento de capacidades de análise, de síntese e de integração de métodos, técnicas, conceitos, modelos, teorias e conhecimentos sobre as principais especialidades, domínios e contextos de aplicação da Psicologia.
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída):
ComponenteTP (50%) 1 teste; 1 trabalho escrito
Componente P (50%) role-play (inc. relatório)
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular:
Aquisição e integração de conhecimentos que permitam o enquadramento da Psicologia; Aquisição e desenvolvimento de capacidades de análise, de síntese e de integração de métodos, técnicas, conceitos, modelos, teorias e conhecimentos sobre as principais especialidades, domínios e contextos de aplicação da Psicologia.
Bibliografia:
De Hart et al. (2000). Child development: Its nature and course. Boston: McGraw Hill
Papalia, D., Olds, S. W. & Feldman, R. D. (2001). O Mundo da Criança. Lisboa: McGraw-Hill.
Papalia, D., Olds, S. W. & Feldman, R. D. 2007). Desenvolvimento Humano. Porto Alegre: Artmed Editora
Fachada, M. (2005). Psicologia das relações interpessoais (7ª ed.). Lisboa: Edições Rumo.
Joyce Moniz, L. & Barros, L. (2005). Psicologia da doença para cuidados de saúde. Desenvolvimento e intervenção. Porto: Edições Asa.
Pais Ribeiro, J. L. (2007). Introdução à Psicologia da Saúde. Coimbra: Editora Quarteto.