Unidade Curricular:Código:
Psicopedagogia Aplicada171PPDA
Ano:Nível:Curso:Créditos:
3LicenciaturaTerapêutica da Fala3 ects
Período Lectivo:Língua de Instrução:Nº Horas:
Português39
Objectivos de Aprendizagem:
O1- Conhecer o enquadramento conceptual da psicopedagogia
O2- Identificar e aplicar os princípios das várias teorias da aprendizagem
O3- Adequar a intervenção do terapeuta da fala a alunos com necessidades especiais e aos respectivos serviços de apoio educativo
O4- Conhecer o enquadramento da Terapia da Fala na actual organização do sistema educativo português
O5- Identificar e interpretar os processos básicos associados à literacia e às competências de leitura
O6- Aplicar os conhecimentos adquiridos em situações práticas
Conteúdos Programáticos:
CP1. Enquadramento Conceptual da Psicopedagogia
1.1. Origem e evolução
1.2. Psicopedagogia e as NEE
1.3. campos Específicos de aplicação da Psicopedagogia
CP2. Teorias da Aprendizagem
2.1. Leis gerais da Aprendizagem
2.2. Correntes teóricas da aprendizagem
CP3. Literacia e Aprendizagens Escolares
3.1. Literacia emergente e consciência do impressso
3.2. Processos básicos da leitura (consciência fonológica, compreensão leitora, consciência do impresso)
3.3.Etapas de aquisição da leitura (logográfica, alfabética, ortográfica)
3.4. Metodologias de intervenção na leitura/reeducação
3.5. Promoção das competências leitoras/ leitores competentes.
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular:
Os conteúdos programáticos (CP) foram delineados em função dos objetivos de aprendizagem (O) da UC, no sentido de promover o desenvolvimento de competências que permitam aos alunos aprofundar conhecimentos, analisar e refletir de modo crítico sobre a intervenção do Terapeuta da Fala em contexto educativo. Pretendem ainda contribuir para a construção de um raciocínio mais adequado no âmbito desta temática, como facilitador na análise de aprendizagens típicas e atípicas, inerente ao exercício profissional em Terapia da Fala. Assim: CP1 corresponde ao O1, O3 e O4; CP2 corresponde ao O2 e O6; CP 3 corresponde ao O5 e O6
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída):
Metodologias expositivas, análise e revisão de literatura, estudos de caso. Avaliação Contínua; avaliação escrita (60%) e trabalho prático (paper e apresentação oral - 40%)
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular:
Aquisição e integração de conhecimentos que permitam o enquadramento da ação do Terapeuta da Fala em contextos educativos; aquisição e desenvolvimento de capacidades de análise, de síntese e de integração de métodos, técnicas, conceitos, modelos e teorias psicológicas aplicadas em domínios e contextos educativos regulares e especiais
Bibliografia:
Direção Geral de Educação (2018). Para uma Educação Inclusiva: Manual de Apoio à Prática. Lisboa: Ministério da Educação- DGE. [Disponível em http://www.dge.mec.pt]
Sprinthall & Sprinthall (1997) Psicologia Educacional. Alfragide, McGraw-Hill
Feldman, R. S. (2001). Compreender a Psicologia. 5ª ed. Amadora: McGraw-Hill
Foulin, J.N. & Mouchon, S. (2000). Psicologia da Educação. Porto Alegre, ARTMED Editora
Correia, L. & Martins, P.(2002). Inclusão: Guia para Professores e Educadores. Braga: Quadrado Azul
Legislação (Diário da República)