Unidade Curricular: | Código: | ||
Psicopedagogia Aplicada | 171PPDA | ||
Ano: | Nível: | Curso: | Créditos: |
3 | Licenciatura | Terapêutica da Fala | 3 ects |
Período Lectivo: | Língua de Instrução: | Nº Horas: | |
Português | 39 | ||
Objectivos de Aprendizagem: | |||
O1- Conhecer o enquadramento conceptual da psicopedagogia O2- Identificar e aplicar os princípios das várias teorias da aprendizagem O3- Adequar a intervenção do terapeuta da fala a alunos com necessidades especiais e aos respectivos serviços de apoio educativo O4- Conhecer o enquadramento da Terapia da Fala na actual organização do sistema educativo português O5- Identificar e interpretar os processos básicos associados à literacia e às competências de leitura O6- Aplicar os conhecimentos adquiridos em situações práticas | |||
Conteúdos Programáticos: | |||
CP1. Enquadramento Conceptual da Psicopedagogia 1.1. Origem e evolução 1.2. Psicopedagogia e as NEE 1.3. campos Específicos de aplicação da Psicopedagogia CP2. Teorias da Aprendizagem 2.1. Leis gerais da Aprendizagem 2.2. Correntes teóricas da aprendizagem CP3. Literacia e Aprendizagens Escolares 3.1. Literacia emergente e consciência do impressso 3.2. Processos básicos da leitura (consciência fonológica, compreensão leitora, consciência do impresso) 3.3.Etapas de aquisição da leitura (logográfica, alfabética, ortográfica) 3.4. Metodologias de intervenção na leitura/reeducação 3.5. Promoção das competências leitoras/ leitores competentes. | |||
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular: | |||
Os conteúdos programáticos (CP) foram delineados em função dos objetivos de aprendizagem (O) da UC, no sentido de promover o desenvolvimento de competências que permitam aos alunos aprofundar conhecimentos, analisar e refletir de modo crítico sobre a intervenção do Terapeuta da Fala em contexto educativo. Pretendem ainda contribuir para a construção de um raciocínio mais adequado no âmbito desta temática, como facilitador na análise de aprendizagens típicas e atípicas, inerente ao exercício profissional em Terapia da Fala. Assim: CP1 corresponde ao O1, O3 e O4; CP2 corresponde ao O2 e O6; CP 3 corresponde ao O5 e O6 | |||
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída): | |||
Metodologias expositivas, análise e revisão de literatura, estudos de caso. Avaliação Contínua; avaliação escrita (60%) e trabalho prático (paper e apresentação oral - 40%) | |||
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular: | |||
Aquisição e integração de conhecimentos que permitam o enquadramento da ação do Terapeuta da Fala em contextos educativos; aquisição e desenvolvimento de capacidades de análise, de síntese e de integração de métodos, técnicas, conceitos, modelos e teorias psicológicas aplicadas em domínios e contextos educativos regulares e especiais | |||
Bibliografia: | |||
Direção Geral de Educação (2018). Para uma Educação Inclusiva: Manual de Apoio à Prática. Lisboa: Ministério da Educação- DGE. [Disponível em http://www.dge.mec.pt] Sprinthall & Sprinthall (1997) Psicologia Educacional. Alfragide, McGraw-Hill Feldman, R. S. (2001). Compreender a Psicologia. 5ª ed. Amadora: McGraw-Hill Foulin, J.N. & Mouchon, S. (2000). Psicologia da Educação. Porto Alegre, ARTMED Editora Correia, L. & Martins, P.(2002). Inclusão: Guia para Professores e Educadores. Braga: Quadrado Azul Legislação (Diário da República) |