Unidade Curricular:Código:
Psicopatologia Aplicada171PPAP
Ano:Nível:Curso:Créditos:
2LicenciaturaTerapêutica da Fala3 ects
Período Lectivo:Língua de Instrução:Nº Horas:
Português39
Objectivos de Aprendizagem:
A Psicopatologia Aplicada é uma unidade curricular que visa promover o desenvolvimento de conhecimentos de base acerca dos modos de vivência e dos comportamentos humanos.
Assim sendo, os principais objetivos e competências a atingir são os seguintes:
(i) conhecer os principais fenómenos psíquicos (afetividade, senso-percepção, memória, consciência, pensamento, linguagem, atividade motora e iniciativa);
(ii) conhecer e compreender a forma como as alterações quantitativas e qualitativas de cada fenómeno psíquico se manifestam nos principais quadros psicopatológicos em diferentes etapas do ciclo vital.
Conteúdos Programáticos:
Unidade Letiva 1. Âmbito da Psicopatologia
1.1. Saúde e Doença Mental
1.2. Noções de Psicopatologia Básica
Unidade Letiva 2. Psicopatologia Geral
2.1. Afetividade
2.2. Senso-Perceção
2.3. Memória
2.4. Consciência
2.5. Pensamento
2.6. Linguagem
2.7. Atividade Motora
2.8. Iniciativa
Unidade Letiva 3. Psicopatologia Aplicada
3.1. Perturbações da Infância
3.2. Perturbações da Adolescência
3.3. Perturbações da Adultez
3.4. Perturbações da Senescência
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular:
O conhecimento dos principais fenómenos psíquicos é conseguida através da apresentação expositiva, descritiva e organizativa dos conceitos da psicopatologia geral, para que, numa segunda etapa, o aluno exercite a compreesão da forma como as alterações quantitativas e qualitativas de cada fenómeno psíquico se manifestam nos principais quadros psicopatológicos (DSM-5) em diferentes etapas do ciclo vital.
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída):
Os conteúdos programáticos começam por ser expostos descritivamente em sala de aula e, posteriormente, são apoiados pela análise de casos clínicos que suportam esses mesmos conteúdos. Este exercício constante de promoção do conhecimento e aplicação do mesmo é operacionalizado, em termos de avaliação, pela realização de uma frequência de final de semestre (com um peso de 50% na nota final) e pela elaboração e apresentação, em grupos de 2 elementos, de um artigo científico que resulta da análise de um filme (40%) e avaliação de competências adquiridas (10%)
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular:
A metodologia de ensino consiste concretamente na exposição oral dos conteúdos teóricos com recurso complementar a meios audiovisuais, e no estudo fundamentado dos conceitos teóricos aplicados através da análise de casos práticos.
Bibliografia:
Abreu, J.L.P. (2009). Introdução à Psicopatologia Compreensiva (5ªEd.). Lisboa: F.C. Gulbenkian.
American Psychiatric Association (2013). Diagnostic and Statistical Manual of Mental Disorders (5th Ed.). Washington DC: American Psychiatric Association Publishing.
Assumpção Jr., F.B. (2009). Fundamentos de Psicologia - Psicopatologia. Rio Janeiro: Livros Técnicos e Científicos.
Maddux, J.E. & Winstead, B.A. (Eds.) (2005). Psychopathology. Foundations for a Contemporary Understanding. New Jersey: Taylor & Francis.
Scharfetter, C. (2005). Introdução à Psicopatologia Geral. Lisboa: Climepsi Editores.