Unidade Curricular:Código:
Perturbações da Linguagem Oral na Criança860PLOC
Ano:Nível:Curso:Créditos:
1MestradoTerapêutica da Fala (Linguagem na Criança)7 ects
Período Lectivo:Língua de Instrução:Nº Horas:
Português/Inglês91
Objectivos de Aprendizagem:
1 - Aprofundar conhecimentos referentes à avaliação e reabilitação em surdez;
2 - Aprofundar conhecimentos referentes à avaliação e reabilitação nos Implantes Cocleares;
3 - Aprofundar conhecimentos referentes à avaliação e reabilitação em meio aquático;
4 - Aprofundar conhecimentos referentes à avaliação e intervenção em gaguez;
5 - Aprofundar conhecimentos referentes à avaliação da linguagem e Teoria da Mente na criança;
6 - Aprofundar conhecimentos referentes à disfonia infantil;
Conteúdos Programáticos:
1. Impacto da surdez e do uso de implantes cocleares nas perturbações da linguagem oral na criança
2. Reabilitação das perturbações da linguagem oral na criança em meio aquático
3. Impacto da gaguez nas perturbações da linguagem oral na criança
4. Avaliação da linguagem oral e Teoria da Mente na criança
5. Disfonia Infantil
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular:
Os conteúdos programáticos (CP) foram delineados em função dos objetivos de aprendizagem (OA) da unidade curricular:
CP1 corresponde aos OA1 e OA2; CP2 corresponde ao OA3; CP3 corresponde ao OA4; CP4 corresponde ao OA5; CP5 corresponde ao OA6
No CP1 são abordadas questões relacionadas com surdez e implantes cocleares: classificações, desenvolvimento da linguagem, avaliação e intervenção do terapeuta da fala.
O CP2 incide nas perspectivas tradicionais e no tratamento neuro-desenvolvimental, nas propriedades físicas da água e seus efeitos na intervenção do terapeuta da fala.
No CP3 são abordadas questões relacionadas com gaguez: classificações, desenvolvimento e sinais linguísticos/motores da gaguez, avaliação e intervenção do terapeuta da fala.
NO CP4 são abordadas questões relacionadas com a avaliação formal e informal: testes de avaliação da linguagem infantil na população portuguesa.
No CP5 são abordadas questões relacionadas com a avaliação e intervenção na disfonia infantil
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída):
Aulas Teórico-práticas e práticas:
- Apresentação dos conteúdos programáticos com recurso a projeções, explicações no quadro, exemplificações, casos clínicos em vídeo
- Resumo e discussão de artigos científicos
- Elaboração de pequenos exercícios a serem resolvidos em sala de aula, esclarecimento de dúvidas
Avaliação:
Época normal
- Trabalho individual - 80%
- Assistência aulas - 10%
- Participação na aula e em seminários, conferências, congressos - 10%
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular:
Aulas teórico-práticas Metodologia expositiva e interrogativa para aquisição de conceitos, com respetiva verificação da aprendizagem. Apresentação, análise e discussão dos temas nas aulas, orientação nas reflexões críticas e na pesquisa e leitura de bibliografia específica. Os alunos deverão compreender e aprofundar teorias e conceitos chave relacionados com as perturbações da linguagem oral na criança, nomeadamente quanto ao papel do terapeuta da fala na sua avaliação e intervenção e sua relação com temas específicos. Aulas práticas Metodologia participativa com desenvolvimento de dinâmicas práticas, análises e discussão de materiais e estudos de caso. Os alunos deverão aplicar os conhecimentos em dinâmicas desenvolvidas ao longo das aulas, mostrando proficiência na construção de uma raciocínio adequado, com vínculo à prática profissional.
Bibliografia:
Jakubovicz R. (2002a). Atraso de linguagem - diagnóstico pela média dos valores da frase (MVF). Rio de Janeiro, Revinter
Ribeiro FM. (2001). Programa de triagem auditiva neonatal. In: Hernandez AM & Marchezan IQ. Atuação fonoaudiológica no ambiente hospitalar. Rio de Janeiro, Revinter, pp. 143-168.
Azevedo MF. Atuação audiológica no primeiro ano de vida. (1997) In Lopes O. Tratado de fonoaudiologia. São Paulo, Roca, pp. 239-263.
Manrique MJ & Huarte A. (2000). Hipoacusias. Surdez. In: Chevrie-Muller C & Narbona J. A linguagem da criança – aspectos normais e patológicos. (2.ª Ed). São Paulo, Artmed Editora, pp. 264-284.
Jakubovicz R. (2002b). Avaliação, diagnóstico e tratamento em fonoaudiologia – psicomotricidade, deficiência de audição, atraso de linguagem simples e gagueira infantil. (2.ªEd.). Rio de Janeiro, Revinter
Mogford K. (2002). Aquisição da linguagem oral no indivíduo pré-linguisticamente surdo. In: Bishop D. &