Unidade Curricular:Código:
Perturbações do Espectro do Autismo860PEAU
Ano:Nível:Curso:Créditos:
1MestradoTerapêutica da Fala (Linguagem na Criança)6 ects
Período Lectivo:Língua de Instrução:Nº Horas:
Português/Inglês78
Objectivos de Aprendizagem:
1. aprofundar conhecimentos sobre as principais características da pessoa com PEA nas diferentes fases da vida
2. compreender a multidimensionalidade explicativa do funcionamento da pessoa com PEA
3. Aprofundar os conhecimentos acerca do perfil comunicativo da pessoa com PEA
4. Identificar características chave que permitem fazer um diagnóstico diferencial
5. Conhecer e saber aplicar instrumentos de screening/avaliação indicados para a PEA
6. Refletir, analisar e discutir acerca dos programas dirigidos à intervenção com a Pessoa com PEA;
7. Desenvolver raciocínio critico e capacidade de idealizar um plano eclético adequado a cada pessoa com PEA e sua família
8. Adquirir uma visão sistémica referente às PEA, nomeadamente quanto ao seu impacto na família
9. Compreender a importância da alimentação/nutrição e como parte integrante da abordagem terapêutica dos indivíduos com PEA.
10. Compreender a importância da intervenção complementada com animais, nomeadamente equitação, como parte inte
Conteúdos Programáticos:
CPI: Conceito do Autismo
- Definição de perturbação do Espectro do Autismo;
- Critérios do DSM – IV; DSM-V e ICD-10;
- Prevalência e Etiologia;
- Teorias neurocognitivas explicativas do autismo
-
CPII: Perfil comunicativo da criança com PEA
- Atenção Conjunta
- Compreensão e uso de símbolos
- Outas características do perfil comunicativo
- Instrumentos de screening e avaliação da Pessoa com PEA:
o Globais: CHAT; ADOS
o Da comunicação: CCC; Quill; check lists do SCERTS.
CPIII - Programas de Intervenção dirigidos à criança com autismo (fundamentação, objetivos, metodologia, avaliação e agente de intervenção)
3.1. ABA
3.2. Teacch
3.3. PECS
3.4. DIR
3.5. Denver
3.6. SCERTS
3.7. Peer-Play
3.8. A intervenção ao longo dos diferentes ciclos da vida
3.9. A intervenção na PEA e a família
CPIV: Alimentação e dieta alimentar nas PEA
4.1 alimentação ao longo do ciclo de vida
4.2. desafios nutricionais nas PEA
CPV-Equitação com fins Terapêuticos
Bases e fundamentos
Intervenção.
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular:
Os conteúdos programáticos abrangem os principais tópicos atuais e aplicações teórico-práticos referentes ao conhecimento existente acerca das perturbações do espectro do autismo, permitindo ao aluno rever e aprofundar conhecimentos antecedentes, bem como adquirir novos conhecimentos úteis à sua atividade profissional.
É feita uma exploração integrada e progressiva do programa da UC, onde se pretende, para além do aprofundamento dos conhecimentos, que o aluno desenvolva uma capacidade crítica e as competências previstas nos objetivos, garantindo-se assim coerência entre os conteúdos programáticos e objetivos. Desta forma, os conteúdos programáticos (CP) foram delineados em função dos objetivos de aprendizagem (OA) da unidade curricular:
CP1 –OA1 e 2
CP2 – OA3, 4 e 5
CP3- OA6, 7 e 8
CP4 – OA9 e 11
CP5 – OA10 e 11
Os tópicos que se apresentam abrangem os principais conceitos de base relativos à Perturbação do Espectro do autismo, assim como permitem a exploração das ferramentas usualm
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída):
As aulas são teórico-práticas, centradas na exposição e discussão dos conteúdos do programa, complementadas com leituras obrigatórias e resolução de casos práticos. Para a problemática em questão, analisam-se e apresentam-se as melhores práticas disponíveis. É dada grande relevância à formulação de problemas clínicos e análise de diferentes possibilidades de resposta, partindo, sempre que possível, de casos reais (video, estudos de caso em artigos científicos ou casos da clínica pedagógica da UFP). É incentivado o processo de diálogo em que todos participem, através da sua própria experiência e saber.
- Apresentação dos conteúdos programáticos com recurso a projeções, explicações no quadro, exemplificações, casos clínicos em vídeo e observação de casos reais da clínica pedagógica de terapia da fala da UFP.
- Preenchimento de instrumentos de avaliação com recurso a análise de casos em vídeo
- Situações de rol-play (de avaliação e intervenção)
Avaliação:
Época normal
- Avaliação Cont
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular:
A execução pedagógica das aulas decorre de modo coerente com os objetivos fundamentais da UC, e seus conteúdos programáticos. Os métodos de ensino e de avaliação foram pensados de forma a possibilitar aos alunos o desenvolvimento e aprofundamento de um conhecimento abrangente das potencialidades clínicas de intervenção do terapeuta da fala neste domínio, garantindo simultaneamente a conformidade com os objetivos da unidade curricular. Para que tal aconteça, especialmente num nível de especialização de prática clínica, como se configura um 2º ciclo de estudos, privilegiar-se-ão as metodologias interativas, envolvendo os mestrandos no processo de ensino aprendizagem, centrado na procura, na análise qualitativa e quantitativa de artigos científicos. De forma complementar, considera-se também essencial que os alunos tenham oportunidade de realizar trabalhos práticos, que permitam o contacto com a realidade de atuação clínica, isto é, permitam o contacto com problemas reais. , Em complemento, é assegurada uma avaliação individual através de um trabalho escrito.
Bibliografia:
Peixoto, Varela (2009) A eficácia da intervenção em Terapia da Fala em crianças com PEA. In Metodologias de intervenção em terapia da fala. Edições Fernando Pessoa.
Alves, A. P.A., Correia, L.M. & Pereira, A.P.S. (2011). Perturbações do Espetro do Autismo e Programas de Intervenção educativa: o caso português. (http://hdl.handle.net/1822/14614).
Lima, C. (2012). Perturbações do Espetro do Autismo. Manual Prático de Intervenção. Lisboa: LIDEL
Rogers, S. & Dawson, G. (2014). Intervenção Precoce em Crianças com Autismo. Modelo Denver de promoção da linguagem, aprendizagem e da socialização. Lisboa: LIDEL
Silva, P., Eira, C., Pombo, J. (2003). Programa Clinico para o tratamento das perturbações da relação e da comunicação, baseado no Modelo D.I.R.. Análise Psicológica, 1 (XXI) (pp.31-39).
- Mahan LK, Escott-Stump S (eds.). Krause’s Food, Nutrition and Diet Therapy. W. B. Saunders Company, Philadelphia, 2008 (12th edition).
- Shils ME, Olson JA, Shike M, Ross AC (eds.). Modern Nutrition in