Unidade Curricular:Código:
Otorrinolaringologia Aplicada171OTOA
Ano:Nível:Curso:Créditos:
2LicenciaturaTerapêutica da Fala5 ects
Período Lectivo:Língua de Instrução:Nº Horas:
Português65
Objectivos de Aprendizagem:
A ORL Aplicada é uma área de importância fundamental na licenciatura em Terapêutica da Fala.
O objectivo central desta área é a abordagem integrada de conhecimentos inerentes às áreas da Otorrinolaringologia e da Neurologia, com especial interesse para os Terapeutas da Fala.
Algumas das patologias abordadas condicionam nos doentes mutilações importantes, designadamente as que se situam na esfera oncológica.
Muitas das situações abordadas vão interferir de forma mais ou menos relevante na voz e na deglutição, razão por que consideramos fundamental a sua abordagem detalhada.
Outras patologias com repercussão funcional importante pertencem à esfera neurológica e, dada a sua repercussão directa na voz e na deglutição considerou-se importante integrá-las no âmbito curricular dos futuros Terapeutas da Fala.
Conteúdos Programáticos:
1. Patologias vocais de natureza psíquica
2. Disfunções vocais causadas por excesso de tensão neuromuscular na criança e no adulto
3. Disfonia espástica dos adutores e dos abdutores
4. Grupos de patologias que condicionam alterações fonatórias semelhantes
5. Patologias que cursam com disfonia de forma contínua
6. Patologias que causam voz rouca e esforçada com paragens intermitentes e rítmicas
7. Grupo do trémulo vocal
8. Patologias que condicionam voz de tonalidade baixa e rouca e tonalidade vocal elevada
9. Perturbações da motricidade oro facial
10. Perturbações da deglutição e da fonação associadas a patologias oncológicas cérvico faciais
11. Perturbações vocais associadas a cirurgias parciais da laringe
12. Perturbações vocais associadas a cirurgia radical da laringe
13. Variações da frequência fundamental e da intensidade vocal decorrentes de variações no fluxo aéreo
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular:
Os conteúdos programáticos (CP) foram delineados em função dos objetivos de aprendizagem (OA) da unidade curricular. Assim,
CP1-6 corresponde ao OA1-2.
O CPI-6 incide sobre conhecimentos e capacidade de compreensão sobre as diferentes formas de perturbação da voz que são comummente acompanhadas pelo Terapeuta da Fala que trabalha em equipa com o Otorrinolaringologista.
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída):
- Expositiva e prática tutelada.
- Recursos técnicos, incluindo multimédia.
- Observação, análise e discussão de casos.
Avaliação: contínua. Teste escrito final.
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular:
Sendo a unidade curricular constituída por aulas teóricas e teórico-práticas, as metodologias de ensino utilizadas enquadram-se nas melhores práticas nesta área. O desenvolvimento dos conhecimentos e das competências desta unidade curricular será efetuado através de uma revisão constante da aprendizagem, pela sua prática tutelada e reflexão conjunta em sala de aula.
Bibliografia:
- BEHLAU, Mara (2004) – Voz: O livro do especialista. Volume II. Rio de Janeiro: Livraria Editora Revinter, Lda.
- CASPER, J.K., & COLTON, R. H. (1993). Clinical Manual for Laryngectomy & Head & Neck Cancer Rehabilitation. San Diego: Singular Publishing, Inc..
- FREEMAM, Margaret; FAWCUS, Margaret (2004) – Distúrbios da Voz e Seu Tratamento. São Paulo: Livraria Santos Editora.
- Le HUCHE, F.; ALLALI, A. (2004) – La voz. Tomo 3. Patología Vocal de Origen Orgánico. Barcelona: Masson, S.A.
- Le HUCHE, F.; ALLALI, A. (2004) – La voz. Tomo 4. Terapéutica de los trastornos vocales. 2ª Edición. Barcelona: Masson, S.A.