Unidade Curricular:Código:
Neurociências e Neurolinguística171NENE
Ano:Nível:Curso:Créditos:
2LicenciaturaTerapêutica da Fala6 ects
Período Lectivo:Língua de Instrução:Nº Horas:
Português78
Objectivos de Aprendizagem:
Esta unidade curricular tem como principal objetivo discutir avanços recentes das neurociências, em geral, e da neurolinguística, em particular, e suas implicações no processamento da linguagem. Mais especificamente, pretende-se (i) familiarizar o aluno com os principais métodos psicofisiológicos de estudo das neurociências, (ii) fornecer um quadro compreensivo do funcionamento cerebral e linguístico, (iii) analisar as principais perturbações de linguagem em resultado de lesão cerebral, e (iv) familiarizar o aluno com áreas recentes de investigação em neurolinguística.
Conteúdos Programáticos:
I. Neurociências e Neurolinguística
1.1 Enquadramento Conceptual e Histórico
1.2 Objetivos e Métodos de Estudo
1.3 Abordagem e Princípios da Neuropsicologia Cognitiva
II. Cérebro e Linguagem Revisitados
2.1 Neuroanatomia Funcional
2.2 Dominância Hemisférica e Área da Linguagem
2.3 Desenvolvimento Cerebral, Lesão e Plasticidade Neuronal
III. Perturbações de Linguagem
3.1 Definição de Conceitos
3.2 Afasias
3.3 Agnosias Auditivas
3.4 Dispraxia Verbal
3.5 Dislexias e Disgrafias
IV. Perturbações de Linguagem em Resultado de Outras Patologias
4.1 Doenças Neurológicas (Síndrome de Down, Síndrome de Williams, Paralisia Cerebral)
4.2 Quadros Demenciais e Quadros Atáxicos (Doença de Machado Joseph)
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular:
As metodologias de ensino adotadas encontram-se alinhadas com os objetivos de aprendizagem definidos para a UC, visando permitir ao aluno ser informado sobre factos e procedimentos no domínio da neurolinguística, compreender conceitos e modelos teóricos e clínicos explicativos das perturbações de linguagem, bem como aplicar e construir conhecimentos nesta área de atuação (habilidades reprodutiva e produtiva, respetivamente).
Neste quadro, valoriza-se a articulação de metodologias de caráter expositivo, onde se fará a apresentação e o desenvolvimento dos conteúdos programáticos, com metodologias de teor mais prático, nas quais se promoverão discussões críticas sobre os mesmos, análise de estudos de caso e realização de atividades de observação e de avaliação de perturbações de linguagem.
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída):
No decurso das horas de contacto (distribuídas em aulas teóricas e teórico-práticas) são privilegiadas as metodologias de ensino expositiva, participativa e ativa. As horas de não-contacto são dedicadas ao trabalho autónomo do aluno.
O regime de avaliação da UC pode ser contínuo ou por exame final (épocas de fim de semestre, recurso e especial). Na avaliação contínua, e garantida a percentagem mínima de assiduidade definida nas Normas Regulamentares, são considerados os seguintes elementos: prova escrita (60%) e trabalho individual (40%). O aluno que não obtenha aprovação na avaliação contínua poderá realizar o exame escrito final (100%). Para a creditação dos ECTS, o aluno deverá demonstrar a aquisição dos objetivos e competências definidos, obtendo uma classificação final igual ou superior a 9,5 valores.
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular:
O programa da UC foi elaborado tendo por referência o desenvolvimento de conhecimentos e de competências necessários ao exercício profissional da terapia da fala, no domínio das perturbações de linguagem em resultado de lesão cerebral ou disfunção neurológica. Concretamente, e assente numa organização em 4 unidades letivas, compreende conteúdos programáticos que, definidos a partir dos objetivos de aprendizagem previamente estabelecidos, privilegiam o desenvolvimento e aprofundamento de conhecimentos e competências nas seguintes áreas: métodos psicofisiológico de estudo; funcionamento cerebral e linguístico; quadro nosológico e compreensivo das perturbações de linguagem; trabalho reflexivo, colaborativo, investigativo e ético. Observa-se, deste modo, uma total coerência e correspondência entre os conteúdos programáticos e os objetivos, designadamente: I – i, ii e vii; II – i, iii e vii; III e IV – i, iv.
Bibliografia:
Castro, S. L., Caló, S. & Gomes, I. (2007). Provas de avaliação do processamento da linguagem e afasia em português: PALPA-P. Lisboa: CEGOC.
Hillis, A. E. (Ed.) (2002). The handbook of adult language disorders. Integrating cognitive neuropsychology, neurology, and rehabilitation. Hove: Psychology Press.
Nelson, C. A., de Haan, M. & Thomas, K. M. (2006). Neuroscience of cognitive development. The role of experience and the developing brain. New Jersey: Wiley.
Obler, L. K., & Gjerlow, K. (2000). Language and the brain (ed. rep.). Cambridge: Cambridge University Press.
Ruiz-Vargas, J. M. & Belinchón, M. (2001). Evaluación y rehabilitación de las afasias. Aproximación cognitiva. Madrid: Editorial Médica Panamericana.
Sá, M. J. (2009). Neurologia clínica. Porto: Edições UFP.
Stemmer, B. & Whitaker, H. A. (Eds.) (1998). Handbook of neurolinguistics. London: Academic Press.
Temple, C. M. (2001). Developmental cognitive neuropsychology. Hove: Psychology Press.