Unidade Curricular: | Código: | ||
Neurociências e Neurolinguística | 171NENE | ||
Ano: | Nível: | Curso: | Créditos: |
2 | Licenciatura | Terapêutica da Fala | 6 ects |
Período Lectivo: | Língua de Instrução: | Nº Horas: | |
Português | 78 | ||
Objectivos de Aprendizagem: | |||
Esta unidade curricular tem como principal objetivo discutir avanços recentes das neurociências, em geral, e da neurolinguística, em particular, e suas implicações no processamento da linguagem. Mais especificamente, pretende-se (i) familiarizar o aluno com os principais métodos psicofisiológicos de estudo das neurociências, (ii) fornecer um quadro compreensivo do funcionamento cerebral e linguístico, (iii) analisar as principais perturbações de linguagem em resultado de lesão cerebral, e (iv) familiarizar o aluno com áreas recentes de investigação em neurolinguística. | |||
Conteúdos Programáticos: | |||
I. Neurociências e Neurolinguística 1.1 Enquadramento Conceptual e Histórico 1.2 Objetivos e Métodos de Estudo 1.3 Abordagem e Princípios da Neuropsicologia Cognitiva II. Cérebro e Linguagem Revisitados 2.1 Neuroanatomia Funcional 2.2 Dominância Hemisférica e Área da Linguagem 2.3 Desenvolvimento Cerebral, Lesão e Plasticidade Neuronal III. Perturbações de Linguagem 3.1 Definição de Conceitos 3.2 Afasias 3.3 Agnosias Auditivas 3.4 Dispraxia Verbal 3.5 Dislexias e Disgrafias IV. Perturbações de Linguagem em Resultado de Outras Patologias 4.1 Doenças Neurológicas (Síndrome de Down, Síndrome de Williams, Paralisia Cerebral) 4.2 Quadros Demenciais e Quadros Atáxicos (Doença de Machado Joseph) | |||
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular: | |||
As metodologias de ensino adotadas encontram-se alinhadas com os objetivos de aprendizagem definidos para a UC, visando permitir ao aluno ser informado sobre factos e procedimentos no domínio da neurolinguística, compreender conceitos e modelos teóricos e clínicos explicativos das perturbações de linguagem, bem como aplicar e construir conhecimentos nesta área de atuação (habilidades reprodutiva e produtiva, respetivamente). Neste quadro, valoriza-se a articulação de metodologias de caráter expositivo, onde se fará a apresentação e o desenvolvimento dos conteúdos programáticos, com metodologias de teor mais prático, nas quais se promoverão discussões críticas sobre os mesmos, análise de estudos de caso e realização de atividades de observação e de avaliação de perturbações de linguagem. | |||
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída): | |||
No decurso das horas de contacto (distribuídas em aulas teóricas e teórico-práticas) são privilegiadas as metodologias de ensino expositiva, participativa e ativa. As horas de não-contacto são dedicadas ao trabalho autónomo do aluno. O regime de avaliação da UC pode ser contínuo ou por exame final (épocas de fim de semestre, recurso e especial). Na avaliação contínua, e garantida a percentagem mínima de assiduidade definida nas Normas Regulamentares, são considerados os seguintes elementos: prova escrita (60%) e trabalho individual (40%). O aluno que não obtenha aprovação na avaliação contínua poderá realizar o exame escrito final (100%). Para a creditação dos ECTS, o aluno deverá demonstrar a aquisição dos objetivos e competências definidos, obtendo uma classificação final igual ou superior a 9,5 valores. | |||
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular: | |||
O programa da UC foi elaborado tendo por referência o desenvolvimento de conhecimentos e de competências necessários ao exercício profissional da terapia da fala, no domínio das perturbações de linguagem em resultado de lesão cerebral ou disfunção neurológica. Concretamente, e assente numa organização em 4 unidades letivas, compreende conteúdos programáticos que, definidos a partir dos objetivos de aprendizagem previamente estabelecidos, privilegiam o desenvolvimento e aprofundamento de conhecimentos e competências nas seguintes áreas: métodos psicofisiológico de estudo; funcionamento cerebral e linguístico; quadro nosológico e compreensivo das perturbações de linguagem; trabalho reflexivo, colaborativo, investigativo e ético. Observa-se, deste modo, uma total coerência e correspondência entre os conteúdos programáticos e os objetivos, designadamente: I – i, ii e vii; II – i, iii e vii; III e IV – i, iv. | |||
Bibliografia: | |||
Castro, S. L., Caló, S. & Gomes, I. (2007). Provas de avaliação do processamento da linguagem e afasia em português: PALPA-P. Lisboa: CEGOC. Hillis, A. E. (Ed.) (2002). The handbook of adult language disorders. Integrating cognitive neuropsychology, neurology, and rehabilitation. Hove: Psychology Press. Nelson, C. A., de Haan, M. & Thomas, K. M. (2006). Neuroscience of cognitive development. The role of experience and the developing brain. New Jersey: Wiley. Obler, L. K., & Gjerlow, K. (2000). Language and the brain (ed. rep.). Cambridge: Cambridge University Press. Ruiz-Vargas, J. M. & Belinchón, M. (2001). Evaluación y rehabilitación de las afasias. Aproximación cognitiva. Madrid: Editorial Médica Panamericana. Sá, M. J. (2009). Neurologia clínica. Porto: Edições UFP. Stemmer, B. & Whitaker, H. A. (Eds.) (1998). Handbook of neurolinguistics. London: Academic Press. Temple, C. M. (2001). Developmental cognitive neuropsychology. Hove: Psychology Press. |