Unidade Curricular: | Código: | ||
Intervenção Precoce em Neonatologia e Pediatria | 171IPNP | ||
Ano: | Nível: | Curso: | Créditos: |
3 | Licenciatura | Terapêutica da Fala | 4 ects |
Período Lectivo: | Língua de Instrução: | Nº Horas: | |
Português | 52 | ||
Objectivos de Aprendizagem: | |||
O1. Identificar o (desvio do) normal e do patológico em função da idade real O2. Refletir acerca da importância da compreensão do desenvolvimento humano e identificar as principais etapas/fatores facilitadores/fragilidades inerentes ao mesmo O3. Dominar conhecimentos básicos acerca das alterações que podem ocorrer e afetar o desenvolvimento humano O4. Fundamentar o percurso histórico da IP, de acordo com as teorias explicativas do desenvolvimento humano e os avanços da investigação O5. Conhecer, de um modo global, a realidade portuguesa a este nível O6. Enquadrar a abordagem centrada na família O7. Identificar competências para o desenvolvimento de um trabalho em equipa (com a família) no âmbito da IP, com conhecimento do papel dos vários intervenientes O8. Justificar o papel do Terapeuta da Fala numa equipa de IP O9. Dominar o uso eficaz de instrumentos facilitadores na implementação desta abordagem O10. Conhecer a atuação do TF no contexto particular da Neonatologia | |||
Conteúdos Programáticos: | |||
CP1 Pediatria 1.1 Desenvolvimento Psico-Motor Normal 1.2 Desvio do Normal 1.3 Maus tratos como manifestação de atraso de linguagem 1.4 Patologias 1.5 Malformações Orofaciais 1.6 Paralisia Cerebral 1.7 Sindrome de Down 1.8 Alterações de comportamento (SHDA) CP2 Intervenção Precoce 2.1 Contributos teóricos de referência 2.1.1 Modelo Transacional (Sameroff & Chandler,1975) 2.1.2 Modelo de Ecologia de Desenvolvimento Humano (Bronfenbrenner,1979) 2.2 Percurso histórico e realidade portuguesa 2.3 Princípios orientadores das práticas CP3 Abordagem Centrada na Família 3.1 Percurso histórico e fundamentos 3.2 Clarificação e definição do conceito 3.3 Princípios e práticas 3.4 Contraste com outro tipo de abordagens CP4 Trabalho em Equipa CP5 Análise e experimentação de instrumentos 5.1 Ecomapa 5.2 Entrevista Baseada nas Rotinas 5.3 Plano Individual de Intervenção Precoce (PIIP) CP6 O papel dos profissionais de IP CP7 Intervenção em Neonatologia | |||
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular: | |||
Os conteúdos programáticos (CP) foram delineados em função dos objetivos de aprendizagem (O) da unidade curricular, no sentido de promover junto dos alunos a aquisição de conhecimentos e a compreensão da importância da Intervenção Precoce, o seu enquadramento, bases científicas e impacto, quer no desenvolvimento da criança como no meio envolvente onde esta se encontra inserida, com especial ênfase no ambiente familiar. Pretende-se ainda o desenvolvimento de competências de análise e reflexão, bem como o domínio de instrumentos úteis nesta abordagem, promovendo o relacionamento de conceitos de um modo estruturado com ligação à sua aplicabilidade na prática profissional do terapeuta da fala. Assim: CP1 - O1, O2, O3 CP2 - O2, O4, O5 CP3 – O6 CP4, CP6 – O7, O8 CP5 – O9 CP7 – O10 | |||
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída): | |||
Aulas teóricas Metodologia predominantemente expositiva. Apresentação, análise e discussão dos temas nas aulas, com orientação nas reflexões críticas e na pesquisa e leitura de bibliografia específica. Aulas teórico-práticas Metodologia expositiva e participativa, centrada na análise e discussão dos conteúdos do programa com desenvolvimento de dinâmicas práticas, estudo de casos e exploração de instrumentos. Orientação nas reflexões críticas e análise de situações específicas. Avaliação Componente Teórica: - Realização de prova teórica escrita (100%) Componente Teórico- Prática: - Realização de 1 prova teórica escrita: 60% - Realização de trabalho individual: 20% - Participação e envolvimento nas aulas:20% Classificação da Unidade Curricular: Média das classificações T e TP numa proporção de 50% / 50% | |||
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular: | |||
A metodologia utilizada nas aulas teóricas (predominantemente expositiva, apresentação, análise e discussão de temáticas nas aulas, bem como orientação em reflexões críticas e na pesquisa e leitura de bibliografia específica), permite obter junto dos alunos a aquisição de conhecimentos, a sua compreensão, fomentando a discussão sobre os conteúdos abordados, promovendo a integração de conceitos, a capacidade de pesquisa, análise e reflexão crítica. As aulas teórico-práticas, caracterizadas por metodologias expositivas mas também pelo desenvolvimento de dinâmicas de caráter mais participativo, facilitam o relacionamento de conceitos e reforçam a aplicabilidade dos conhecimentos no âmbito de atuação do terapeuta da fala no contexto de uma equipa de IP, promovendo o desenvolvimento de competências relacionadas com a construção de um raciocínio adequado e estruturado, com ligação à prática profissional. Deste modo, considera-se que as metodologias de ensino adotadas para esta unidade curricular são coerentes com os objetivos definidos para a mesma. | |||
Bibliografia: | |||
Gonçalves, A., Santos, R. & Coutinho, T. (2003). A intervenção precoce na unidade de cuidados neonatais. A Psicomotricidade. Cruz Quebrada – Vol.I, nº 1. McWilliam, P. J., Winton, P. J., & Crais, E. R. (2005). Estratégias práticas para a intervenção precoce centrada na família. Porto: Porto Editora. McWilliam, R. A. (2012). Trabalhar com as Famílias de Crianças com Necessidades Especiais. Porto: Porto Editora. Shonkoff, J. P., & Meisels, S. J. (2000). Handbook of early childhood intervention (2ª ed.). Cambridge: University Press. |