Unidade Curricular: | Código: | ||
Estágio Profissionalizante II | 171EPR2 | ||
Ano: | Nível: | Curso: | Créditos: |
4 | Licenciatura | Terapêutica da Fala | 30 ects |
Período Lectivo: | Língua de Instrução: | Nº Horas: | |
Português | 390 | ||
Objectivos de Aprendizagem: | |||
1. Levar a cabo o projeto idealizado e iniciado na UC de Projeto de Graduação do 6.º semestre, finalizando na sua apresentação e defesa, face a um júri composto por 3 elementos: presidente, vogal e arguente 2. Levar a cabo um projeto de prevenção e/ou sensibilização sobre terapia da fala, na comunidade 3. Possuir conhecimentos e capacidade de compreensão sobre o papel do Terapeuta da Fala nos domínios relacionados com as perturbações da comunicação humana e da deglutição; Ser completamente autónomo nas atividades terapêuticas que fazem parte do perfil de atuação do Terapeuta da Fala; e Ser capaz de pesquisar e refletir do ponto de vista clínico, de forma a fundamentar as suas medidas de atuação. | |||
Conteúdos Programáticos: | |||
1 - Defense of the Graduation Project 2 - Idealization of a draft prevention and / or awareness about the Speech therapy, in the community 3 - Clinical Internship | |||
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular: | |||
Os conteúdos programáticos (CP) foram delineados em função dos objetivos de aprendizagem (OA) da unidade curricular: CP1 corresponde aos OA1 CP2 corresponde ao OA2 CP3 corresponde ao OA3 No CP1 o aluno deverá levar a cabo um projeto de graduação, finalizando na sua apresentação e defesa. No CP2 o aluno em contexto de grupo, deverá idealizar, planear e implementar um projeto de prevenção. No CP3 o aluno deverá fazer o acompanhamento individual de pacientes e participar de forma ativa nas reuniões de discussão de estudo de caso. | |||
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída): | |||
Estágio clínico e orientação tutorial: - Avaliação contínua, compreendendo o desempenho do aluno no estágio e participação em orientações tutoriais Avaliação: Época normal UL1 - Defesa do Projeto de Graduação - 35% UL2 - Idealização de um Projeto de prevenção e/ou sensibilização sobre Terapia da Fala, na comunidade - 30% UL3 - Estágio Clínico - construção de um dossier de estágio, segundo avaliação através do COMPEC-TF) – 35% | |||
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular: | |||
Estágio clínico Metodologia participativa, na qual se pretende que os alunos apliquem os conhecimentos adquiridos, através de reflexões críticas e análise de situações específicas e reais, na resolução de problemas concretos e de desenvolvimento, com vista à prática clínica futura. Orientação tutorial Metodologia interrogativa e participativa, onde se pretende dar orientações e fazer o acompanhamento de trabalho dirigido a cada um dos alunos, com vista a fomentar um raciocínio refletido, com base nos conhecimentos anteriormente adquiridos e na pesquisa bibliográfica específica. | |||
Bibliografia: | |||
É de consulta obrigatória a bibliografia referenciada para as unidades curriculares nucleares do curso, nomeadamente: - Psicolinguística e Desenvolvimento da Linguagem; - Fonética e Fonologia; - Voz, Motricidade Orofacial e Deglutição; - Comunicação e Linguagem na Criança; - Neurologia e Patologias Neuromotoras - Audiologia - Linguagem e Comunicação no Adulto. |