Unidade Curricular:Código:
Estágio de Observação1023EOBS
Ano:Nível:Curso:Créditos:
1LicenciaturaTerapêutica da Fala5 ects
Período Lectivo:Língua de Instrução:Nº Horas:
Português/Inglês65
Objectivos de Aprendizagem:
O1. Demonstrar, por escrito e oralmente, evidência de capacidade de observação e análise de comportamentos comunicativos e evidências de aquisição e de desenvolvimento da linguagem, ao longo do ciclo vital.
O2. Identificar informação comunicativa e linguística relevante, nos diferentes contextos de observação, estruturando-a nas etapas/fases da aquisição e desenvolvimento da linguagem, nomeadamente através da recolha de dados e registo/preenchimento de checklists de observação;
O3. Construir checklist de recolha de dados segundo a fase de desenvolvimento linguístico dos casos, com algum raciocínio face aos itens incluídos;
O4. Identificar assuntos chave observados, registá-los de modo sucinto e discuti-los em pequeno grupo.
Conteúdos Programáticos:
1 Aquisição e desenvolvimento da linguagem. Contextos de comunicação interpessoal naturais.
2 Construção de folha de registo da informação observada.
3 Recolha e interpretação dos dados observados em situações reais .
4 Etapas/fases da aquisição e desenvolvimento da linguagem: registo e análise do mesmo.
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular:
O objetivo O1 está associado aos conteúdos 1, 3, 4.
O objetivo O2 está associado aos conteúdos 2, 3, 4.
O objetivo O3 está associado aos conteúdos 2.
O objetivo O4 está associado aos conteúdos 3, 4.
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída):
a) Colaborativo;
b) Elaboração de trabalhos;
c) Discussão em pequeno e grande grupo;
d) Aprendizagem autodirigida.
Avaliação:-
Realização de um portfólio ao longo do semestre onde se reúnem todos os relatórios de observação (85% da avaliação final).
Participação nas atividades desenvolvidas nas aulas (15% da avaliação final)
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular:
O objetivo O1 – método a), b), c), d) – Avaliação: Portfólio O objetivo O2 – método b), d) – Avaliação: Portfólio O objetivo O3 – método b), d) – Avaliação: Portfólio individual O objetivo O4 – método b), c), d) – Avaliação: Portfólio
Bibliografia:
Peixoto, V., Rocha, J. (org.) (2009).Metodologias de intervenção em terapia da fala. Porto: Edições Universidade Fernando Pessoa
Avaliação da linguagem : teoria e prática do processo de avaliação do comportamento lingüístico infantil / Víctor M. Acosta (coord.)...[et al.] ; trad. Magali de Lourdes Pedro. - 1ª ed. - São Paulo : Livraria Santos Editora, 2003.
McAllister, J., Miller, M. (2013). Introductory linguistics for speech and language therapypractice - Oxford : Wiley Blackwell,