Unidade Curricular:Código:
Estágio Integração171EINT
Ano:Nível:Curso:Créditos:
2LicenciaturaTerapêutica da Fala4 ects
Período Lectivo:Língua de Instrução:Nº Horas:
Português52
Objectivos de Aprendizagem:
A. Demonstrar, por escrito e oralmente, evidência de raciocínio clínico na análise e integração de dados sobre perturbações da comunicação, linguagem (oral e escrita), fala (articulação e voz) e outras perturbações oro-motoras (disfagia);
B. Identificar informação relevante em cada consulta observada, estruturando-a nas etapas/fases do raciocínio clínico, nomeadamente a recolha de dados de anamnese, a implementação de protocolos/testes de avaliação e a identificação de objetivos de intervenção;
C. Construir folhas de registo da recolha de dados para todos os casos observados, justificando os itens incluídos;?
D. Dominar conhecimentos relativos à avaliação, diagnóstico e intervenção na área clínica de perturbações da comunicação, linguagem e fala, congénitas ou adquiridas, para elaborar um estudo de caso reflexivo suportado num dos observados ao longo do estágio.
Conteúdos Programáticos:
1 Perturbações da comunicação, linguagem (oral e escrita), fala (articulação e voz) e outras perturbações oro-motoras (disfagia).
2 Observação e interpretação dos dados de anamnese?.
3 Observação e interpretação dos dados da avaliação e intervenção nos quadros de perturbações da comunicação, linguagem (oral e escrita), fala (articulação e voz) e outras perturbações oro-motoras (disfagia).
4 Construção de folha de registo da informação observada.
5 Recolha e interpretação dos dados observados em situações reais .
6 Elaboração de um estudo de caso, com o registo e análise dos dados da anamnese, avaliação e intervenção quadros de perturbações da comunicação, linguagem (oral e escrita), fala (articulação e voz) e outras perturbações oro-motoras (disfagia).
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular:
O objetivo A está associado aos conteúdos 1, 2, 3.
O objetivo B está associado aos conteúdos 2, 3.
O objetivo C está associado aos conteúdos 4.
O objetivo D está associado aos conteúdos 5, 6.
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída):
a) Colaborativo;?
b) Elaboração de trabalhos;?
c) Discussão em pequeno e grande grupo;
d) Estudo de caso;
e) Expositivo;
e) Aprendizagem autodirigida.
Avaliação:?-
Realização de um portfólio ao longo do semestre onde se reúnem todos os relatórios de observação.
Apresentação escrita de um estudo de caso.
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular:
O objetivo A – método a), b), c), e) – Avaliação: Portfólio O objetivo B – método a), b), c), e) – Avaliação: Portfólio O objetivo C – método d), e) – Avaliação: Portfólio O objetivo D – método d), e) – Avaliação: Portfólio e estudo de caso
Bibliografia:
Dwight, D. (2015). Here's how to do therapy: hands-on core skills in speech-language pathology. 2nd ed. San Diego: Plural Publishing.
Kenneth G. Shipley, J. McAfee (2004). Assessment in speech-language pathology: a resource manual. 3ª ed. - Clifton Park: Delmar Learning, 28 cm + 1 CD-ROM