Unidade Curricular: | Código: | ||
Estágio Integração | 171EINT | ||
Ano: | Nível: | Curso: | Créditos: |
2 | Licenciatura | Terapêutica da Fala | 4 ects |
Período Lectivo: | Língua de Instrução: | Nº Horas: | |
Português | 52 | ||
Objectivos de Aprendizagem: | |||
A. Demonstrar, por escrito e oralmente, evidência de raciocínio clínico na análise e integração de dados sobre perturbações da comunicação, linguagem (oral e escrita), fala (articulação e voz) e outras perturbações oro-motoras (disfagia); B. Identificar informação relevante em cada consulta observada, estruturando-a nas etapas/fases do raciocínio clínico, nomeadamente a recolha de dados de anamnese, a implementação de protocolos/testes de avaliação e a identificação de objetivos de intervenção; C. Construir folhas de registo da recolha de dados para todos os casos observados, justificando os itens incluídos;? D. Dominar conhecimentos relativos à avaliação, diagnóstico e intervenção na área clínica de perturbações da comunicação, linguagem e fala, congénitas ou adquiridas, para elaborar um estudo de caso reflexivo suportado num dos observados ao longo do estágio. | |||
Conteúdos Programáticos: | |||
1 Perturbações da comunicação, linguagem (oral e escrita), fala (articulação e voz) e outras perturbações oro-motoras (disfagia). 2 Observação e interpretação dos dados de anamnese?. 3 Observação e interpretação dos dados da avaliação e intervenção nos quadros de perturbações da comunicação, linguagem (oral e escrita), fala (articulação e voz) e outras perturbações oro-motoras (disfagia). 4 Construção de folha de registo da informação observada. 5 Recolha e interpretação dos dados observados em situações reais . 6 Elaboração de um estudo de caso, com o registo e análise dos dados da anamnese, avaliação e intervenção quadros de perturbações da comunicação, linguagem (oral e escrita), fala (articulação e voz) e outras perturbações oro-motoras (disfagia). | |||
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular: | |||
O objetivo A está associado aos conteúdos 1, 2, 3. O objetivo B está associado aos conteúdos 2, 3. O objetivo C está associado aos conteúdos 4. O objetivo D está associado aos conteúdos 5, 6. | |||
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída): | |||
a) Colaborativo;? b) Elaboração de trabalhos;? c) Discussão em pequeno e grande grupo; d) Estudo de caso; e) Expositivo; e) Aprendizagem autodirigida. Avaliação:?- Realização de um portfólio ao longo do semestre onde se reúnem todos os relatórios de observação. Apresentação escrita de um estudo de caso. | |||
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular: | |||
O objetivo A – método a), b), c), e) – Avaliação: Portfólio O objetivo B – método a), b), c), e) – Avaliação: Portfólio O objetivo C – método d), e) – Avaliação: Portfólio O objetivo D – método d), e) – Avaliação: Portfólio e estudo de caso | |||
Bibliografia: | |||
Dwight, D. (2015). Here's how to do therapy: hands-on core skills in speech-language pathology. 2nd ed. San Diego: Plural Publishing. Kenneth G. Shipley, J. McAfee (2004). Assessment in speech-language pathology: a resource manual. 3ª ed. - Clifton Park: Delmar Learning, 28 cm + 1 CD-ROM |