Unidade Curricular: | Código: | ||
Ética e Deontologia Profissional | 171EDPR | ||
Ano: | Nível: | Curso: | Créditos: |
2 | Licenciatura | Terapêutica da Fala | 3 ects |
Período Lectivo: | Língua de Instrução: | Nº Horas: | |
Português | 39 | ||
Objectivos de Aprendizagem: | |||
Esta unidade curricular pretende fornecer aos alunos instrumentos e métodos de reflexão ética sobre questões emergentes e persistentes que se colocam no exercício das diferentes profissões na área das Ciências da Saúde. Os instrumentos e métodos de reflexão ética serão aplicados aos conhecimentos adquiridos sobre as várias temáticas assinaladas nos conteúdos. Pretende-se que os alunos se familiarizem com o método deliberativo e com a reflexão (bio)ética a partir de textos literários narrativos, filmes e documentários, textos jornalísticos, informação válida veiculada por meios digitais. OA1- Aprofundar os conhecimentos no que concerne aos conceitos de Ética, Bioética e Deontologia profissional na Terapia da Fala | |||
Conteúdos Programáticos: | |||
1. Definições Gerais de Ética e de Deontologia. 1.1. A Moral e a Ética: sentidos etimológicos e definições. 1.2. Ética, Deontologia e Bioética 2. Bioética: princípios e fundamentos 2.1 Origens: Baby Does e os abusos na experimentação científica; o Código de Nuremberga; a Declaração de Helsínquia e o Relatório de Belmont 2.2 A Declaração de Barcelona (1998) e a perspectiva europeia sobre os princípios da Bioética 2.3 A Declaração Universal sobre a Bioética e os Direitos Humanos (UNESCO, 2005) 2.4 Deontologia do terapeuta da fala 2.5. Aprendizagem através de casos 3. Temas e problemas: 3.1 Ética e Investigação científica 3.2 O respeito pela vulnerabilidade e pela confidencialidade 3.3 O consentimento informado 3.4 Questões éticas no início e no fim de vida 4. História da Terapia da Fala em Portugal 5. Contextos de Exercício Profissional 6. Auto-regulação profissional dos Terapeutas da Fala 7. Perfil do Terapeuta da Fala da União Europeia | |||
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular: | |||
Os conteúdos programáticos privilegiam a reflexão sobre as questões éticas e deontológicas na área dos Cuidados de Saúde, com enfoque na Terapia da Fala. Esta reflexão pretende que o futuro exercício profissional seja pautado por valores éticos, contribuindo para a Humanização, Integridade e Responsabilidade do mesmo. CP 1,2,3,4-OA1 | |||
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída): | |||
Metodologias ativas, colaborativas e expositivas: 1- Resolução de problemas em pequenos grupos; 2- Sessões de brainstorming de tópicos e questões a serem investigados pelos alunos; 3- Orientação da pesquisa realizada pelos alunos; 4- Resumo e síntese da pesquisa realizada pelos alunos e discussão em grupo; 5- Apresentação de conteúdos programáticos com recurso a projeções, exemplificações, casos clínicos em vídeo. Avaliação: Época normal - Avaliação Distribuída 1) 2 Trabalhos individuais e apresentação oral (20%+20%) 2) 2 Testes escritos (25%+25%) 3) Participação/ assiduidade (10%) Época Recurso - Exame (100%) | |||
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular: | |||
As metodologias de ensino adoptadas para esta unidade curricular são coerentes com os objetivos definidos, uma vez que permitem um aprofundamento do conhecimento dos alunos e a sua participação ativa nas aulas através de estratégias ativas e colaborativas de aprendizagem, combinadas com métodos expositivos e tradicionais. O professor será um facilitador do processo de aprendizagem do aluno, fomentando o relacionamento dos conceitos-chave da unidade curricular, a capacidade de análise e a discussão e reflexão com a prática da terapia da fala. Objetivo1- metodologia ativa e expositiva- avaliação: testes escritos, trabalhos individuais e participação/ assiduidade. | |||
Bibliografia: | |||
APTF;Código Ético e Deontológico do Terapeuta da Fala, 1999 (Disponível em : www.aptf.org) CPLOL;A Framework for Ethical Practice in Speech and Language Therapy, 2009 (Disponível em : www.cplol.eu) Irwin, D.;Ethics for speech-language pathologists and audiologists, New York : Thomson., 2007 Body, R., McAllister, L;Ethics in Speech and Language Therapy, West Sussex : Wiley-Blackwell., 2009 ONU;Declaração Universal dos Direitos do Homem Goldfarb, R. 2005. Ethics: a case study from fluency. UK: Plural Publishing. Savater, F. 2008. Convite à Ética. Fim de Século Edições. Savater, F. 2005. Ética para um jovem. Dom Quixote. Gracia, D. 2008. Procedimentos de Decision en Etica Clinica. Tricastela. ____. 2013. Construyendo Valores. Tricastela. http://www.unesco-chair-bioethics.org/UI/D0101.aspx?uid=D8D0D83129B0ABEE http://www.asha.org/default.htm http://www.cplol.eu/ |