Unidade Curricular:Código:
Construção e Validação de Instrumentos171CVI
Ano:Nível:Curso:Créditos:
3LicenciaturaTerapêutica da Fala4 ects
Período Lectivo:Língua de Instrução:Nº Horas:
Português52
Objectivos de Aprendizagem:
Pretende-se que os alunos:
(1) Adquiram/desenvolvam conhecimentos e competências relativos à construção de instrumentos de avaliação; (2) Adquiram/desenvolvam conhecimentos e competências relativos à validação de instrumentos de avaliação; (3) Adquiram/desenvolvam conhecimentos e competências relativos aos processos de adaptação linguística e cultural de instrumentos.
Conteúdos Programáticos:
P: 1. O processo de elaboração de medidas de avaliação: A construção dos instrumentos de medida.
TP: 2. A validação dos instrumentos de medida; 3. A adaptação linguística e cultural de instrumentos para a população portuguesa.
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular:
Os conteúdos programáticos (CP) foram delineados em função dos objetivos de aprendizagem (OA) da unidade curricular. Assim,
CP1 corresponde ao OA1.
CP2 corresponde ao OA2.
CP3 corresponde ao OA3.
O CPI incide sobre conhecimentos e competências sobre as diferentes formas de construir instrumentos de avaliação e recolha de dados.
O CP2 incide sobre conhecimentos e competências sobre as diferentes formas de validar instrumentos de avaliação e recolha de dados.
O CP3 incide sobre conhecimentos e competências sobre as diferentes formas de adaptar linguística e culturalmente os instrumentos de avaliação e recolha de dados.
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída):
- Expositiva e prática tutelada.
- Recursos técnicos, incluindo multimédia.
- Observação, análise e discussão de casos.
Avaliação: contínua. Práticas específicas: poster para apresentação de resultados de protocolo + construção de um instrumento.
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular:
Sendo a unidade curricular constituída por aulas teórico-práticas, as metodologias de ensino usadas enquadram-se nos melhores procedimentos usados nesta área. O desenvolvimento dos conhecimentos e das competências desta unidade curricular será efetuado através de uma revisão constante das aprendizagens, pela sua prática tutelada e reflexão conjunta em sala de aula.
Bibliografia:
Hill, M.M., & Hill, A. (2002). Investigação por questionário. Lisboa: Edições Sílabo.
Moreira, J.M. (2004). Questionários: Teoria e prática. Coimbra: Almedina.
Ribeiro, J.L.P. (2010). Metodologia de investigação em Psicologia e Saúde (3ª edição). Porto: LivPsic.