Unidade Curricular: | Código: | ||
Comunicação e Linguagem na Criança | 171CLC | ||
Ano: | Nível: | Curso: | Créditos: |
2 | Licenciatura | Terapêutica da Fala | 8 ects |
Período Lectivo: | Língua de Instrução: | Nº Horas: | |
Português | 104 | ||
Objectivos de Aprendizagem: | |||
1. conhecer o desenvolvimento linguístico-comunicativo da criança 2. Conhecer os fatores relacionados com o desenvolvimento linguístico (fatores biológicos e ambientais) 3. Escolher e aplicar de forma adequada uma anamnese infantil 4. Conhecer as diferentes formas e dimensões de avaliação linguístico comunicativa, e saber selecionar a mais adequada a cada caso 5. Conhecer as características dos diferentes quadros de perturbação desenvolvimental da linguagem 6. Saber estabelecer o diagnóstico diferencial em cada situação 7. conhecer diferentes programas de intervenção para as perturbações desenvolvimentais da linguagem 8. Refletir, analisar e discutir acerca das estratégias de intervenção mais adequadas em cada situação 9. Reconhecer a importância da capacidade de delinear um plano de intervenção eclético e holístico, adequado à singularidade de cada caso 10. Conhecer as diferentes formas de avaliação da linguagem escrita 11. Refletir, analisar e discutir acerca das estratégias de inter | |||
Conteúdos Programáticos: | |||
CP1. Desenvolvimento da comunicação, linguagem oral e escrita- breve revisão CP2. Recolha de informação acerca da criança e da família – anamnese CP3. Avaliação da comunicação e da linguagem oral na criança 3.1. Avaliação formal vs informal 3.2. Perfil Comunicativo e Pragmática 3.3. Morfologia, Sintaxe; Fonologia e Semântica CP4. Perturbações da comunicação e da linguagem oral na criança (Diagnóstico terapêutico e diagnóstico clínico) 4.1. Atraso de desenvolvimento de linguagem /Perturbação da Linguagem 4.2. Perturbação específica da linguagem e sub-tipos (Rapinn e Allen; Bishop) 4.3. Disfunção da comunicação 4.4. Diagnóstico diferencial entre as diferentes perturbações CP5. Intervenção nas patologias da linguagem na criança 5.1. Diferentes abordagens 5.2. Elaboração do plano de intervenção (Linha de Base; Objectivos; Estratégias; Trabalho de Equipa, Implementação Compreensiva) CP6. Avaliação e intervenção ao nível da linguagem escrita 6.1 Avaliação dos erros ortográficos | |||
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular: | |||
É feita uma exploração integrada e progressiva do programa da UC, permitindo que os alunos desenvolvam os conhecimentos e as competências previstas nos objetivos, garantindo-se assim coerência entre os conteúdos programáticos e objetivos. Os conteúdos programáticos (CP) foram delineados em função dos objetivos de aprendizagem (OA) da unidade curricular: CP1 –OA1 CP2 – OA2, e 3 CP3- OA4 CP4 – OA5 e 6 CP5 – OA7, 8 e 9 CP6 – OA10, 11 e 12 No CP1 é feita uma revisão acerca do desenvolvimento normal da linguagem oral e escrita (conteúdos já abordados na Unidade Curricular de 1º ano, 2º semestre Psicolínguistica e desenvolvimento da linguagem). Em CP2 e CP3 são abordados os procedimentos necessários para a avaliação da comunicação e linguagem de uma criança. Em CP4 são focadas as categorias nosológicas relacionadas com as perturbações da comunicação e linguagem na criança e em CP5 os programas e estratégias de intervenção existentes para cada um dos casos. No CP6 são focados aspetos relaci | |||
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída): | |||
As aulas são teórico-práticas, centradas na exposição e discussão dos conteúdos do programa e na resolução de casos práticos. É dada grande relevância à formulação de problemas clínicos e análise de diferentes possibilidades de resposta, partindo, sempre que possível, de casos reais (video, estudos de caso em artigos cientificos ou casos da clínica pedagógica da UFP). É incentivado o processo de diálogo em que todos participem, através da sua própria experiência e saber. As orientações tutoriais serão destinadas ao apoio da construção e análise de um estudo de caso real, desde a anamneses até ao delinear do programa de intervenção. - Apresentação dos conteúdos programáticos com recurso a projeções, explicações no quadro, exemplificações, casos clínicos em vídeo e observação de casos reais da clínica pedagógica de terapia da fala da UFP. - Preenchimento de instrumentos de avaliação com recurso a análise de casos em vídeo - Situações de rol-play (de avaliação e intervenção) Avaliação: | |||
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular: | |||
A execução pedagógica das aulas decorre de modo coerente com os objetivos fundamentais da UC, e seus conteúdos programáticos. Assim, nesta UC os alunos aprenderão observar, avaliar e decidir, sabendo fundamentar as suas decisões. Sendo a unidade curricular constituída por aulas teórico-práticas, as metodologias de ensino utilizadas enquadram-se nos melhores procedimentos usados nesta área. Desta forma, a exposição das teorias e conceitos chave de comunicação e linguagem na criança terão sempre a participação e análise crítica por parte dos estudantes, acompanhadas de exercícios de consolidação. Nestas aulas pretende-se desenvolver o conhecimento dos alunos e sensibilizá-los para a importância dos temas abordados no contexto real clínico, sendo que a visualização das situações reais contribuem para um melhor enquadramento e maior facilidade na perceção dos objetivos que se pretendem alcançar. Deste modo, os alunos aprenderão observando, analizando, refletindo e tomando decisões sobre os problemas e alternativas propostas, melhorando as suas competências nos temas em questão. Dada a dimensão ecológica e holística do tema da UC (comunicação e linguagem da criança) procurar-se-á, essencialmente, garantir o desenvolvimento das capacidades de aplicar em contextos diferentes os conhecimentos adquiridos, sob influência de diferentes fatores e variáveis, nomeadamente os contextos de vida da criança. A verificação da perceção do entendimento dos mesmos conceitos ocorrerá com recurso ao método interrogativo e participativo. O desenvolvimento dos conhecimentos e das competências desta unidade curricular será efetuado através da realização de pequenos trabalhos práticos (e.g. estudos de caso, role-play), exercícios em sala de aula (e.g. relatórios de avaliação de crianças com base na observação de vídeos ) e em trabalho autónomo de pesquisa e aplicação das competências adquiridas em contexto real. Complementarmente, serão propostos trabalhos com utilização de casos concretos (em vídeo e na clínica pedagógica de TF da UFP) ligados à área do Curso. Por fim, a avaliação dos alunos servirá para a aferição da eficácia das metodologias de ensino desenvolvidas na UC e, se necessário, no futuro poder-se-á realizar algumas correções nas metodologias de ensino. | |||
Bibliografia: | |||
Acosta, V. (2003) Avaliação da linguagem : teoria e prática do processo de avaliação do comportamento lingüístico infantil . São Paulo : Livraria Santos Editora. SHIPLEY, Kenneth G. (2004) Assessment in speech-language pathology : a resource manual. Clifton Park : Delmar Learning. Reynell development language scales [Testoteca] / Joan K. Reynell, Michael Huntley. - 2nd ed. - Windsor : NFER-NELSON, 1985. Viana (2004) TICL : teste de identificação de competências linguísticas . Vila Nova de Gaia : Edipsico. Tavares (2006) Teste de Avaliação da Linguagem na Criança. GOMES, I. (2005) - «Aprendizagem da Leitura e da Escrita em Português Europeu», in A. F. Pinto de Almeida [org.], Fonoaudiologia e Lusofonia. Porto: Ed. UFP, 315-345. PEIXOTO, Vânia (2007) – Perturbações da Comunicação – a importância da detecção precoce. Porto: Ed. UFP. Peixoto & Rocha (2009) Metodologias de Intervenção em Terapia da Fala - 1.º Volume Edições Universidade Fernando Pessoa Zorzi (2002) A intervenção fonoaudiol |